Bem-vindo: Qui Abr 24, 2014 4:13 am

Criar novo tópico Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Fender mexicana - valeu a pena? 
Autor Mensagem

Mensagem Fender mexicana - valeu a pena?
Prezados,

Enlouquecido que estava por ter uma Stratocaster, saí pra dar uma olhada nas lojas da Rua da Carioca, aqui no Rio de Janeiro, no sábado. Tinha uma Fender mexicana na vitrine da Guitarra de prata, bem no fundo da vitrine, atrás de um monte de Squier Bullet. A propaganda é a alma do negócio :twisted: .

Entrei, perguntei o preço e achei barato, pelo que eu vinha pesquisando. Peguei pra testar, fiquei tocando um tempo, gostei muito, anotei o serial number, saí da loja, fui numa lan house, entrei no site da Fender, conferi o modelo, vi que o número de série fazia sentido e, munido de toda essa genuína paranoia :roll: , voltei na loja e comprei a guitarra por um pouco menos que R$ 1.600,00. A velha e conhecida compra por impulso, a G.A.S. autêntica e irreprimível :mrgreen: .

Tenho duas perguntas pra fazer aos colegas mais experientes: 1) parece ser o modelo Standard Series (http://www.fender.com.br/produtos/produ ... a=guitarra), não é? Vide fotos abaixo. 2) foi barato, foi caro ou tava no preço?

Hum, na verdade tenho mais algumas perguntas. Quero levar a menina a um luthier pra fazer uma regulagem geral de altura de pick ups, altura de cordas, oitavas, pestana, ponte, traste, tensor, hemograma, ressonância, raio-X, blá, blá, blá :lol: . Vocês indicam algum luthier bom e honesto aqui no Rio de Janeiro pra esse tipo de serviço? Quanto custa em média (pra eu saber se estão me cobrando caro ou barato)? Alguém já fez algum serviço com o Rodrigo Nahar, sabem se ele é bom?

Abaixo, as fotos da guitarra. Desculpem, eu sou um péssimo fotógrafo...

ImagemImagemImagemImagem

Agradeço de antemão a quem puder ajudar.

Um grande abraço,

Mário.

Seg Mar 15, 2010 4:35 am

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Re: Fender mexicana - valeu a pena?
Preço, guitarra, estado, tudo nos conformes, parabéns.

Mas e a alavanca? Parece de canhoto.

Seg Mar 15, 2010 7:58 am

Obrigado, Beto!

Pois é, a alavanca (que veio lacrada no saquinho com os manuais de instrução e adereços da Fender) é de canhoto, veio trocada. Só percebi quando cheguei em casa. Vou passar na loja esta semana e tentar trocar.

Seg Mar 15, 2010 8:06 am

Positivo (1)
Mandou bem!!
Abs

Ed

http://www.facebook.com/edsmodshop

Seg Mar 15, 2010 9:04 am

R$ 1.600,00 por uma Standard 2008? Numa loja? :shock:

Sério mesmo?

Seg Mar 15, 2010 9:53 am

mas é nova ou usada?
nunca vi uma dessas em loja, nova, por menos de R$ 2.400,00, de acordo com o dólar-pride.

Seg Mar 15, 2010 9:56 am

Positivo (1)
Aproveitando a deixa...

O que uma fender mexico tem de grande diferença das outras?

E o preço dessas aqui, está dentro da média?

http://www.instrumentosusados.com.br/pe ... digo=24345

http://www.instrumentosusados.com.br/pe ... digo=23137

http://www.instrumentosusados.com.br/pe ... digo=24469

Seg Mar 15, 2010 10:12 am

R$ 1600,00 é o preço que costumo ver de uma Fender Strato MIM usada toda stock.

Eu tive uma, e gostava da Guitarra. Acho que a sua é mais nova, e já li comentários em algum lugar que as novas estão melhores por causa da madeira que está sendo usada de uns tempos pra cá.

Os trastes são os fininhos ou já são os medio-jumbo? Se forem medio-jumbo é porque é mais nova mesmo.

Parabéns e aproveita!

Seg Mar 15, 2010 10:51 am

Referente Luthier: Já fiz serviços com o Rodrigo Nahar e gostei muito. Ele é um cara legal, só que ele tá sempre com tanto trabalho que pode demorar um pouco a entregar.

Tem dois caras que mexem nas minhas guitarras mais frequentemente hoje em dia: Um é o Ricardo Terra (fica em Laranjeiras, do lado do campo do Fluminense) e é ótimo, genial. Mas também costuma levar um tempo pra entregar. O Outro é o Marcos Almeida da Guitartech, que é muito bom também. É rápido e honesto. Ambos já me salvaram de encrencas.

Chutando, uma regulagem básica deve sair uns R$ 100,00 e uma completa (com nivelamento de trastes e tudo) uns R$ 150,00. Mas tô chutando. Tem tempo que não faço só regulagem (sempre trocando tb um jack, captador, tarraxa ...) aí não lembro do preço direito.

Abração!

Seg Mar 15, 2010 10:59 am

Positivo (1)
Esse texto é um tanto antigo e desatualizado, mas algumas infos são úteis:

What's the difference between a Mexican and a US Stratocaster®?
The Fender® Stratocaster® guitar is quite rightly the biggest-selling electric in the world. One of the most frequently asked questions is “What's the difference between a Mexican and a US Stratocaster®?”

Fender®’s two state of the art facilities (One in Corona, California and one in Ensenada, Mexico) have been producing the highest quality instruments that money can buy. Here is an in-depth guide to the production and build details of two of our flagship models: The Standard Series Stratocaster® from Ensenada and The American Series Strat® from California…:

Standard Series (Mexico)
Body: 5 to 7-piece alder with maple or birch veneer. Sunburst models have maple veneer Note: due to periodic material availability issues, alder cores are sometimes used
American Series (U.S)
Body: Current specs: 3-piece alder for solid colours and 3-tone sunburst. White blonde and natural are 2 or 3-piece ash (Non-Veneered)

Standard Series
Body Routing: 1-humbucking, 2-single coil
American Series
Body Routing: Current specs: 3-cavity universal rout(hum/sing/hum). Older models have the "swimming pool" rout

Standard Series
Body Finish: Polyester (finished in Mexico)
American Series
Body Finish: Polyurethane (finished in USA)

Standard Series
Neck: 1-piece maple milled in the Corona plant
American Series

Standard Series
Truss Rod: Standard headstock adjust (single rod).Relies on string tension for concave adjustment
American Series
Truss Rod: Bi-Flex headstock adjust. Allows for true concave and convex adjustment

Standard Series
Neck Finish: Polyurethane
American Series
Neck Finish: Polyurethane

Standard Series
Frets: 21 standard frets (small)
American Series
Frets: 22 highly detailed Medium Jumbo frets

Standard Series
Machine Heads: Imported cast/sealed
American Series
Machine Heads: Fender/Schaller cast/sealed

Standard Series
Logo: Silver transition logo
American Series
Logo: Vintage spaghetti logo

Standard Series
String Tree: 1-standard butterfly
American Series
String Tree: 1-hardened steel "Easy Glider." Reduces friction thus improving tuning stability.

Standard Series
Neck Attachment: Standard 4-bolt
American Series
Neck Attachment: 4-bolt "Micro-Tilt." Allows instant string "action" adjustments

Standard Series
Pickups: MIM standard single coils with slug pole-pieces and ceramic magnet on bottom of coil. Mid pickup is reverse wound/reverse polarity Pickups:
American Series
Pickups: MIA single coils with alnico magnets. Middle pickup is reverse wound/reverse polarity

Standard Series
Electronics: CTS Pots, Grigsby switch
American Series
Electronics: CTS Pots, Grigsby switch

Standard Series
Wiring: Original (no tone control for bridge pickup)
American Series
Wiring: "No Load" tone control on Bridge & Mid pickup. Standard 250k tone control (neck pickup)

Standard Series
Bridge: Imported standard Synchronized tremolo. 6-mounting screws; stamped saddles
American Series
Bridge: MIA 2-Point Synchronized tremolo –mounting screws; hardened stainless steel saddles.

Standard Series
Strap Buttons: Vintage style
American Series
Strap Buttons: Schaller straplock ready (straplocks & embroidered strap included)

Standard Series
Case: Optional SKB molded case (guitar can be ordered with case)
American Series
Case: SKB standard molded case

Standard Series
Assembly/Tune/Test: Mexico
American Series
Assembly/Tune/Test: U.S.A.

Seg Mar 15, 2010 11:18 am

Positivo (1)
Isso me incomoda um tanto nas Mexicanas: como a madeira tem emendas, quando fazem um acabamento sunburst colocam uma folha pra esconder. Mas no "tummy cut" (o encaixe da pança) eles tem que pintar de preto, e fica essa coisa estranha:
Imagem

Seg Mar 15, 2010 11:22 am

Positivo (1)
Pra ilustrar melhor, uma AmStd sunburst:
Imagem

MAS... em épocas de produção da Fender USA "menos criteriosas" essa pintura do tummy cut também rolava, como nessa:
http://cgi.ebay.com/1999-Fender-American-Standard-Sunburst-Stratocaster_W0QQitemZ280478896046QQcmdZViewItemQQptZGuitar?hash=item414dd84fae

Seg Mar 15, 2010 11:34 am

Beto Rich escreveu:
Isso me incomoda um tanto nas Mexicanas: como a madeira tem emendas, quando fazem um acabamento sunburst colocam uma folha pra esconder. Mas no "tummy cut" (o encaixe da pança) eles tem que pintar de preto, e fica essa coisa estranha:
Imagem

Então é isso?? Agora saquei porque não gostei nada nada de uma MIM sunburst que vi recentemente em uma loja. Parecia acabamento de tonante... Diferente de uma branca que vi poucos antes antes com uma banda. Ambas eram Standard, porém a branca parecia ser "superior", algo me incomodava na sunburst. Agora vendo estas fotos, eu sei o que é. Uma coisa eu tenho em mente, a sucessora da minha Squier, certamente será uma cucaracha dessas... :mrgreen:

Seg Mar 15, 2010 1:50 pm

Quito e Campos,

A guitarra é nova, zerada.

Eu também fiquei muito espantado com o preço, por isso a minha paranoia de sair da loja (não sem antes deixar meu telefone com a vendedora, caso aparecesse algum engraçadinho pra tentar levar na minha frente) e ir conferir os detalhes e o serial number na internet. Aliás, por isso que postei as fotos dela aqui no fórum pra vocês verem, estava morrendo de medo que fosse falsificada. Ainda bem que, pelo jeito, está tudo OK com ela, minha paranoia está diminuindo. :mrgreen:

Detalhe: era a única Fender da loja, o único exemplar. Fico aqui pensando que eles podem ter se enganado no preço. Só tinha visto nesse valor Standard Series usadas.

Só como desencargo de consciência, antes de levar no luthier vou abrir a menina e conferir os pick ups, pra ver se batem com a descrição do site. Depois posto as fotos aqui.

Rodrigo,

A minha é de 2008/2009, conforme o número de série (vide http://www.fender.com/support/mexican_instruments.php) e como bem observou o Quito. Os trastes são médio jumbo. Obrigado pelos parabéns! E valeu pela referência quanto ao Rodrigo Nahar. Ele me atendeu super bem por e-mail. Está cobrando R$ 150,00 pela regulagem completa e entrega em dois dias. Vou ligar pra ele agora. Obrigado!

Um abraço a todos!

Seg Mar 15, 2010 2:30 pm

Beto Rich escreveu:
Esse texto é um tanto antigo e desatualizado, mas algumas infos são úteis

Então vamos atualizá-lo! :D

Bom, primeiramente a "American Series" deixou de existir, voltando a ser denomiinada "American Standard".

Standard Series (Mexico)
Body: 5 to 7-piece alder with maple or birch veneer. Sunburst models have maple veneer Note: due to periodic material availability issues, alder cores are sometimes used --> Essa frase perdeu todo o sentido quando atualizaram o texto original, mudando de "5 to 7-piece poplar" para "5 to 7-piece alder".
American Series (U.S)
Body: Current specs: 3-piece alder for solid colours and 3-tone sunburst. White blonde and natural are 2 or 3-piece ash (Non-Veneered)

Standard Series
Neck: 1-piece maple milled in the Corona plant --> Isso é controverso... Foi verdade durante alguns anos, mas tudo indica que a fábrica do México já fabrica seus próprios braços há algum tempo.
American Series

Standard Series
Frets: 21 standard frets (small) --> Na verdade, eram "vintage frets", mas desde 2006 passaram a ser "medium-jumbo"
American Series
Frets: 22 highly detailed Medium Jumbo frets

Standard Series
Machine Heads: Imported cast/sealed
American Series
Machine Heads: Fender/Schaller cast/sealed --> Aqui também paira uma dúvida: a Schaller fabricava as "Locking tuners" (tarraxas com trava) usadas pela Fender em vários modelos, e também vendidas separadamente. De uns dois anos pra cá ela deixou de fabricar, e quem as fabrica atualmente (as que vêm com o "F" da Fender no botão que trava as cordas) é a mesma empresa que fabrica as tarraxas usadas nas Standard MIM. Não se sabe se o contrato entre a Fender e a Schaller azedou, e se ela continua fabricando as tarraxas das Standard.

Standard Series
Logo: Silver transition logo --> em 2008/2009 o logo passou a ser o mesmo usado durante os anos 70, ou seja, preto com um contorno dourado. Também foi incluído o "Original Contour Body" no headstock, como se pode ver nas fotos da guitarra do Mário.
American Series
Logo: Vintage spaghetti logo

Standard Series
Bridge: Imported standard Synchronized tremolo. 6-mounting screws; stamped saddles
American Series
Bridge: MIA 2-Point Synchronized tremolo –mounting screws; hardened stainless steel saddles. --> As American Standard vêm agora com "stamped saddles", ou seja, os saddles estilo "vintage", só que mais estreitos, bem parecidos com os das Standard MIM.

Seg Mar 15, 2010 3:23 pm
Criar novo tópico Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo