Bem-vindo: Sex Jan 19, 2018 2:27 pm

Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Socorro: Baixo Sonelli - arrumando (?) a parte elétrica 
Autor Mensagem

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Re: Socorro: Baixo semi-acústico Sonelli cheio de mofo!
Interessante que no do Amarante as tarraxas são 4 em linha, e não 2+2 como no seu e no do brasilgrass.
Mas o restante parece todo igual!
Alguma idéia?

http://www.fernandobernardino.com
http://www.youtube.com/fernandobernardino

Sex Abr 29, 2011 8:37 am

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Re: Socorro: Baixo semi-acústico Sonelli cheio de mofo!
garcia escreveu:
Este baixo que está comigo está com o braço ok. A pegada lembra um pouco a de um baixo acústico, ainda mais com os trastes baixos e tão desgastados que estão quase inexistentes (estaria eu forçando a barra?).
Os captadores são realmente grosseiros, mas não achei ruim o som dele plugado. Talvez este esteja em boas condições.
No seu baixo, Marcio, alguém substituiu as chaves "de apertar" para mudar os captadores por chaves mais modernas, o que eu acho bem melhor. Não vou poder mexer nisso, pois o baixo não é meu, mas se fosse eu mudaria. Estou cogitando religar os captadores diretamente na entrada do jack, cada qual funcionando como um volume independente. Aí as chaves de mudança ficariam ali só pelo visual.
Pelo que eu vejo do seu na foto, um jogo de tarrachas e um tapa na parte elétrica já resolvem, não?
Tá criando mofo? Tira ele debaixo da cama! :D

Sim, Garcia. Eu sei que as chaves não são originais.
O meu já passou por uma reforma antes de chegar aqui.
Só que depois dessa reforma foi novamente arrasado pela banda punk do cara que me presenteou com esse abacaxi.
Sei que os captadores não soam mal, mas a construção deles é um verdadeiro primor da luthieria low-tech.
Eu acho tão bacanas as chaves originais... Qual o problema delas?
Se a questão fosse só um jogo de tarrachas e um tapa na elétrica, já estaria feito!
Além disso, tenho (no mínimo) uns 4 instrumentos que estão antes dele na fila pra montar/restaurar.

Fernando escreveu:
Interessante que no do Amarante as tarraxas são 4 em linha, e não 2+2 como no seu e no do brasilgrass.
Mas o restante parece todo igual!
Alguma idéia?

Isso foi antes da fase lawsuit, Fernando!
:mrgreen:

I ain't no thief, I'm a steeler!

Sex Abr 29, 2011 9:28 am

Mensagem Socorro: Baixo Sonelli - arrumando (?) a parte elétrica
Então, pessoal, hoje refiz a parte elétrica do Sonelli. Minha intenção era eliminar a chave de mudança de captadores e utilizar os três pots (500k) como volumes individuais. Encontrei um esquema na net e fiz a seguinte ligação:

Imagem

Os captadores estão todos funcionando, agora, mas umas coisas estranhas estão acontecendo:

1) Quando deixo apenas um deles (qualquer um) ligado, ele apresenta um ruído. Ligando os três no máximo, o ruído desaparece.

2) Quando uso apenas o captador do braço, o volume fica mais alto do que quando uso dois ou os três juntos. O mesmo não acontece quando uso apenas o da ponte (o mais baixo de todos) ou o do meio.

3) Quando abaixo o volume dos três, ainda dá pra ouvir o som (mais baixo) no amplificador.

Então, aos entendidos em ligações elétricas: Fiz alguma coisa errada nas ligações?

Qui Mai 05, 2011 10:30 pm

Positivo (1)
Mensagem Re: Socorro: Baixo Sonelli - arrumando (?) a parte elétrica
aparentemente está certo o diagrama que vc mostrou, tenha em mente que vc está ligando eles em paralelo, como uma strato, então é de se esperar que um captador sozinho como vc diz o do braço, terá mais volume que qualquer ligação em paralelo seja isso abrindo qualquer outro volume. Não sabemos também se eles estão polarizados pra ter cancelamento de hum usando o pup do meio.
Ruidos: confira aterramento do baixo, os pots, chaves,ponte e jack devem estar aterrados juntos, aqui vale um multimetro pra checar com aquele apito dele...
por ultimo, cheque se os pots estão 100%, alguns problemas que vc narra podem ser de pots que não estão conectando em algum dos terminais ou mesmo dando valores alterados.

Abs

Ed

http://www.facebook.com/edsmodshop

Seg Mai 09, 2011 11:37 am

Medals: 2
Positivo (2)
Bom, não manjo quase nada de parte elétrica, mas, os captadores são de bobina dupla?
Se sim, será que alguma bobina de algum captador tá com defeito, não cancelando o hum e gerando o ruído?

https://www.facebook.com/inspire98
https://www.facebook.com/xgoodintentionsx

Sáb Mai 14, 2011 8:30 am

fsad escreveu:
Bom, não manjo quase nada de parte elétrica, mas, os captadores são de bobina dupla?
Se sim, será que alguma bobina de algum captador tá com defeito, não cancelando o hum e gerando o ruído?

É possível que seja isso. Pra saber, teria que abrir os caps, que é algo acima da minha capacidade no momento.

Ed Bonatto escreveu:
aparentemente está certo o diagrama que vc mostrou, tenha em mente que vc está ligando eles em paralelo, como uma strato, então é de se esperar que um captador sozinho como vc diz o do braço, terá mais volume que qualquer ligação em paralelo seja isso abrindo qualquer outro volume. Não sabemos também se eles estão polarizados pra ter cancelamento de hum usando o pup do meio.
Ruidos: confira aterramento do baixo, os pots, chaves,ponte e jack devem estar aterrados juntos, aqui vale um multimetro pra checar com aquele apito dele...
por ultimo, cheque se os pots estão 100%, alguns problemas que vc narra podem ser de pots que não estão conectando em algum dos terminais ou mesmo dando valores alterados.

Valeu, Ed. Realmente, eu não tenho condições de ir além, abrindo os captadores e checando cada ponto pra deixá-los 100%. Eu queria dar uma arrumada no baixo pra deixá-lo tocável e tão livre de seres vivos em seu interior quanto possível :D , o que já fiz.
Se fosse feita uma geral mais minuciosa neste baixo (com uma ajeitada no braço, um refret, tarraxas e ponte novas, por aí), ele ficaria bem legal de tocar. Seu som é surpreendentemente bom.
Obrigado a todos pelas opiniões e ajuda.

Editado pela última vez por garcia em Sáb Mai 14, 2011 11:27 pm, em um total de 1 vez.

Sáb Mai 14, 2011 3:06 pm

Positivo (1)
Os captadores são single, Garcia. Normal que tenham hum.
:wink:

I ain't no thief, I'm a steeler!

Sáb Mai 14, 2011 8:55 pm

Positivo (1)
Mas vc conseguiu medir os pots pelo menos??

é só usar um multímetro, com a função "omega" vc lê a resistência real do seu pot colocando as pontas de teste no pino 1 e 3.
Um BUG comum é o sinal do pup que está no pino 2 não estar encostando direto no terra (pino 1) ou mesmo no jack (pino3), então com a mesma função "omega" vc ve la se da "zero ohms" do pino 2 pro 3 quando ele ta no maximo ou do 2 pro 1 no minimo. Se ele tiver aquele apito fica mais facil, quando encostar ele apita, se no minimo não "apitar" provando os pinos 1 e 2 então tem jazz no meio...

abs

Ed

http://www.facebook.com/edsmodshop

Sáb Mai 14, 2011 9:42 pm
Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2