Bem-vindo: Seg Jan 22, 2018 1:08 pm

Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Socorro: Baixo Sonelli - arrumando (?) a parte elétrica 
Autor Mensagem

Mensagem Socorro: Baixo Sonelli - arrumando (?) a parte elétrica
O irmão da minha namorada tem um baixo semi-acústico Sonelli muito antigo que ficou guardado por muito tempo em um lugar úmido da casa dele. Quando pedi pra dar uma olhada, fui surpreendido por uma criação de mofo inacreditável no instrumento. Nunca tinha visto um instrumento naquele estado. O estojo (ou esquife...) estava também empesteado. Vejam nas fotos. Essa coisa branca é o mofo:

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, tirei os escudos e dei uma geral no baixo, removendo qualquer coisa viva do instrumento (esqueci de mencionar duas pequenas aranhas que haviam feito morada entre o captador do meio e o do braço...). Ficou assim:

Imagem

Imagem

Acontece que o cheiro de mofo ainda está presente no baixo. Como ele é semi, imagino que haja mofo na cavidade da boca em f, assim como havia na cavidade onde está a parte elétrica. O problema é que não dá pra acessar a cavidade da boca em f, pois não há uma tampa na parte de trás do instrumento (e nem precisava, já que não deveria ter nada lá). Alguém sabe de uma forma de expulsar o mofo dali? Expor o instrumento ao sol dá resultado? Não agride a madeira (trata-se de um senhor de idade)?

À propósito, embora eu não tenha ainda mexido na parte elétrica (há um mal contato aqui e ali e acho que o captador da ponte não funciona), o som do baixo é muito bom, um meio-termo entre um baixo elétrico e um baixo de pau. O som acústico dele também é bacana - dá pra entender porque alguns baixistas vão atrás dessas velharias.
Pesquisando na net, descobri que a Sonelli era uma fábrica do Rio Grande do Sul que fazia predominantemente acordeões. Também achei uma foto do Rodrigo Amarante tocando um baixo igual a este que estou recuperando:

Imagem

É isso. Se alguém puder me ajudar na questão do mofo, agradeço imensamente.

Editado pela última vez por garcia em Sex Mai 06, 2011 8:09 am, em um total de 1 vez.

Qua Abr 27, 2011 11:54 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Re: Socorro: Baixo semi-acústico Sonelli cheio de mofo!
será que deixar umas bolinhas de naftalina dentro do baixo não resolve pra matar o mofo e dar um aroma diferente?? :mrgreen:
Só pela limpada ja ficou muito bonito!

Abs

Ed

http://www.facebook.com/edsmodshop

Qui Abr 28, 2011 8:50 am

Positivo (1)
Lisoforme ( tem cheirinho bom)

http://www.farmadelivery.com.br/lysofor ... 300ml.html
:roll: :lol: :roll:

Qui Abr 28, 2011 9:25 am

Positivo (1)
Retirar o escudo dos controles não te dá acesso ao interior do instrumento?

Qui Abr 28, 2011 11:40 am

Medals: 2
Positivo (2)
lysoform é o que há para tirar fedor de mofo.

Sol de leve e se possível desmontar a elétrica do baixo deve ajudar.

[]'s

Qui Abr 28, 2011 11:49 am

Positivo (1)
Retirar o escudo dá acesso a uma parte do interior do baixo.
Pra chegar na outra parte, só com uma cirurgia.
:roll:
De toda forma acho que o lance seria deixar assim e evitar essa umidade toda daqui pra frente.
Esse baixo tava debaixo de uma cama, é isso?
A umidade se concentra mais na parte de baixo de um ambiente. Guarda ele em cima do armário!

I ain't no thief, I'm a steeler!

Qui Abr 28, 2011 11:57 am

Medals: 2
Positivo (2)
Limpe as partes que você tem acesso, como o pessoal falou aí.
Já pras partes inacessíveis, o simples fato de manter o baixo a partir de agora num ambiente sem umidade excessiva vai paralisar o crescimento dos fungos, pois eles não terão condições adequadas pra desenvolver. Isso já seria suficiente para não ter mais problemas com eles. O único porém é que os esporos dos fungos continuarão lá, então se o instrumento for novamente deixado em ambiente com umidade alta, eles entrarão em crescimento de novo.

http://www.fernandobernardino.com
http://www.youtube.com/fernandobernardino

Qui Abr 28, 2011 1:29 pm

Legal seria usar algo parecido com um espelhinho de dentista pra ter idéia de como tá a coisa por dentro do "F". Se tiver algum rastro, improvisar uma ferramenta pra rapar o grosso.

EDIT: Ah, não sei se rolou, mas se não trocou troque as cordas. Teve uma vez que quase rolou um princípio de mofo em duas guitarras minhas guardadas (com case) em local inadequado e as cordas ficaram fedidonas. Mas como não rolou nada crítico igual à sua, foi só trocar as cordas e deixá-las em local arejado que tudo se resolveu.

Qui Abr 28, 2011 3:57 pm

mferrari escreveu:
Legal seria usar algo parecido com um espelhinho de dentista pra ter idéia de como tá a coisa por dentro do "F". Se tiver algum rastro, improvisar uma ferramenta pra rapar o grosso.

A idéia é boa, mas essa "tela" no f-hole impossibilita isso...

Aliás, qual a função dessa tela? Acumular mofo?

Qui Abr 28, 2011 4:14 pm

brazilgrass escreveu:
Retirar o escudo dá acesso a uma parte do interior do baixo.
Pra chegar na outra parte, só com uma cirurgia.!

É isso mesmo. A ideia do espelhinho também foi boa, mas, como já observaram, tem uma tela que impede o acesso através da boca em f.

brazilgrass escreveu:
De toda forma acho que o lance seria deixar assim e evitar essa umidade toda daqui pra frente.
Esse baixo tava debaixo de uma cama, é isso?
A umidade se concentra mais na parte de baixo de um ambiente. Guarda ele em cima do armário

Tava embaixo da cama, mesmo!

Fernando escreveu:
Limpe as partes que você tem acesso, como o pessoal falou aí.
Já pras partes inacessíveis, o simples fato de manter o baixo a partir de agora num ambiente sem umidade excessiva vai paralisar o crescimento dos fungos, pois eles não terão condições adequadas pra desenvolver. Isso já seria suficiente para não ter mais problemas com eles. O único porém é que os esporos dos fungos continuarão lá, então se o instrumento for novamente deixado em ambiente com umidade alta, eles entrarão em crescimento de novo.

E dá-lhe biologia! De ontem pra hoje o cheiro de mofo diminuiu bastante, quase sumiu, mesmo. Vou passar pro cara as dicas do pessoal (em cima do armário - quem diria...).
Obrigado a todos pelo interesse e as ideias.
Agora vou ver se resolvo a parte elétrica e, se o cara topar, vou trocar também a ponte. Esta não é original e é uma droga.

Qui Abr 28, 2011 4:45 pm

Positivo (1)
O ideal é deixar o baixo num ambiente com pouca umidade, ok?
Se não tiver outro quarto (mais seco), botar em cima do armário já ajuda um pouco.
Não deixar o quarto totalmente fechado também ajuda.

E ó: Essa ponte é original, sim.
É um lixo, ok. Mas é original.
Os furos ao lado dela são pra um bridge cover.
O meu Sonelli tem a ponte idêntica, mas não perdeu o dito cujo.

Pra terminar: Achar uma ponte com esse espaçamento entre cordas deve ser bem difícil.
:wink:

Qui Abr 28, 2011 8:04 pm

brazilgrass escreveu:
O ideal é deixar o baixo num ambiente com pouca umidade, ok?
Se não tiver outro quarto (mais seco), botar em cima do armário já ajuda um pouco.
Não deixar o quarto totalmente fechado também ajuda.

E ó: Essa ponte é original, sim.
É um lixo, ok. Mas é original.
Os furos ao lado dela são pra um bridge cover.
O meu Sonelli tem a ponte idêntica, mas não perdeu o dito cujo.

Pra terminar: Achar uma ponte com esse espaçamento entre cordas deve ser bem difícil.
:wink:

Ah, eu não sabia que você tinha um Sonelli, Marcio. Eu realmente achei que a ponte não era original por causa dos furos ao lado dela. Muito bem observado.
O que é ruim nela (ok, tudo é ruim, mas o que é pior) é que não dá pra fazer as cordas acompanharem a curvatura da escala. Achei que trocando a ponte por uma outra eu poderia contornar isso, mas já havia percebido que o espaçamento não é padrão.. Ok, vou desencanar.

Qui Abr 28, 2011 8:44 pm

Bom, talvez um luthier possa usinar a parte na ponte onde as cordas passam pra rolar o que você quer. Se não tiver grilos com questões de originalidade (pra instrumento velho brasileiro eu acho preciosismo), pode valer a pena.

Qui Abr 28, 2011 9:44 pm

Positivo (1)
garcia escreveu:
Ah, eu não sabia que você tinha um Sonelli, Marcio. Eu realmente achei que a ponte não era original por causa dos furos ao lado dela. Muito bem observado.
O que é ruim nela (ok, tudo é ruim, mas o que é pior) é que não dá pra fazer as cordas acompanharem a curvatura da escala. Achei que trocando a ponte por uma outra eu poderia contornar isso, mas já havia percebido que o espaçamento não é padrão.. Ok, vou desencanar.

Eu tenho e não tenho, Garcia. Ganhei de um amigo, em mau estado.
Pretendo reformar no dia de São Nunca, sabe como é? Tá aqui criando mofo!
:mrgreen:
Não dá pra entortar o saddle e criar essa curva?
Na pior das hipóteses um torneiro mecânico tem condições de melhorar isso aí, não?

O meu tem um escudo não-original, só um captador funciona, faltam pedaços dos frisos...
Aliás, já viu o captador por dentro? Construção grosseira além do imaginável.
O braço é um tronco, os trastes ruins e baixos, não tem tensor...
Com tudo que eu gosto de velharia e coisa tosca, não consigo entender o hype que rola com os Sonelli.

Olha a minha cultura de fungo, aí:

Imagem

Qui Abr 28, 2011 9:50 pm

mferrari escreveu:
Bom, talvez um luthier possa usinar a parte na ponte onde as cordas passam pra rolar o que você quer. Se não tiver grilos com questões de originalidade (pra instrumento velho brasileiro eu acho preciosismo), pode valer a pena.

A solução pode ser até mais simples: em vez de usinar uma ponte nova, bastaria fazer novos buracos para que fossem colocados novos carrinhos individuais pra cada corda. Se olharem bem na foto, notarão que um único parafuso segura um cilindro de metal onde são apoiadas as cordas. Vou pensar se vale a pena.
Ontem abaixei ao máximo a altura das cordas e achei que ficou razoável. Por incrível que pareça, até as oitavas ficam reguladinhas apesar da ponte tosca.

brazilgrass escreveu:
garcia escreveu:

Eu tenho e não tenho, Garcia. Ganhei de um amigo, em mau estado.
Pretendo reformar no dia de São Nunca, sabe como é? Tá aqui criando mofo!
:mrgreen:
Não dá pra entortar o saddle e criar essa curva?
Na pior das hipóteses um torneiro mecânico tem condições de melhorar isso aí, não?

O meu tem um escudo não-original, só um captador funciona, faltam pedaços dos frisos...
Aliás, já viu o captador por dentro? Construção grosseira além do imaginável.
O braço é um tronco, os trastes ruins e baixos, não tem tensor...
Com tudo que eu gosto de velharia e coisa tosca, não consigo entender o hype que rola com os Sonelli.

Este baixo que está comigo está com o braço ok. A pegada lembra um pouco a de um baixo acústico, ainda mais com os trastes baixos e tão desgastados que estão quase inexistentes (estaria eu forçando a barra?).
Os captadores são realmente grosseiros, mas não achei ruim o som dele plugado. Talvez este esteja em boas condições.
No seu baixo, Marcio, alguém substituiu as chaves "de apertar" para mudar os captadores por chaves mais modernas, o que eu acho bem melhor. Não vou poder mexer nisso, pois o baixo não é meu, mas se fosse eu mudaria. Estou cogitando religar os captadores diretamente na entrada do jack, cada qual funcionando como um volume independente. Aí as chaves de mudança ficariam ali só pelo visual.
Pelo que eu vejo do seu na foto, um jogo de tarrachas e um tapa na parte elétrica já resolvem, não?
Tá criando mofo? Tira ele debaixo da cama! :D

Sex Abr 29, 2011 8:27 am
Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo