Bem-vindo: Sáb Jan 20, 2018 2:19 am

Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Genz Benz 
Autor Mensagem

Mensagem Genz Benz
Galera,
estou pensando em comprar o cabeçote Genz-Benz ShuttleMAX Series STL 6.0.
Achei uma mão na roda pois ele vem com um footswitch que na hora de tocar ajuda muito.
Gostaria de saber se alguém já testou e quais as impressões, principalmente sobre o pre valvulado dele se é legal.
abraço a todos

Sex Mai 07, 2010 8:28 am

Medals: 3
Positivo (3)
Mensagem Re: Genz Benz
Tem um Review Neste Tópico

http://www.facebook.com/bigjohnsiqueira
Videos

Sex Mai 07, 2010 9:54 am

Medals: 2
Positivo (2)
Uia! bacana bagaray o ampli, parece. Mas nunca vi, não conheço a marca, nem sabia que vendia no Brasil. Procurei no google e vi o site do fabricante, parece ser top. Se vender na Teodoro deve custar algo próximo da ajuda financeira que vão dar pra Grécia, uns 110 bilhões de euros, pouco mais, pouco menos.

Sex Mai 07, 2010 9:54 am

No anuncio do cabeçote Genz-Benz eles dizem: "The ShuttleMax amplifiers provide walls of sound thanks to its impressive 600 watt Class D power amplification."

Alguém saberia me informar o que significa exatamente Classe D?
Que tipo de categorização é essa?

Ter Mai 25, 2010 11:31 am

Positivo (2)
Dpaulo, classe de operação de amplificador (classe A, B, AB, C, D...) é um assunto meio chato e que gera muita confusão. Grosso modo, a coisa funciona mais ou menos assim:

A idéia de um amplificador de guitarra é enviar uma corrente elétrica pros alto-falantes de forma que estes vibrem de maneira similar às cordas da guitarra. A corda da guitarra faz um movimento de "vai-e-vem" a partir da posição de repouso, certo? Do mesmo modo, a corrente elétrica nos alto-falantes tem que ser em "vai-e-vem", ou seja, durante parte do tempo a corrente é positiva ("vai") e durante parte do tempo ela é negativa ("volta").

A maioria dos amps usa dois (ou outro número par de) elementos de saída (válvulas ou transistores). Aí sim, nós podemos ter as diferentes classes de amplificadores dependendo de como eles funcionam. Vou explicar usando amplificadores à válvula, mas a classificação é a mesma para amps com transistores:

[*Lembrete: aqui, vou usar o termo distorção como sinônimo de "uma modificação indesejada no sinal"; ou seja, uma coisa ruim! Não estou me referindo às distorções usadas e amadas por nós, guitarristas.]

Classe A: as duas válvulas conduzem corrente elétrica 100% do tempo. Essa configuração tem baixos níveis de distorção e baixíssimo rendimento; ou seja, amps classe A gastam mais energia elétrica e possuem potência menor.

Classe B: Uma válvula só conduz corrente elétrica quando a corrente "vai" pro falante, e a outra só conduz quando a corrente "volta" do falante (enquanto uma conduz, a outra não faz nada) - é como se cada uma conduzisse corrente durante metade do tempo. Essa configuração aumenta a potência disponível e melhora a eficiência (afinal, cada válvula só funciona durante metade do tempo), mas gera mais distorção que a classe A. Nunca ouvi falar de um amp de guitarra em classe B.

Classe AB: um meio termo entre as classes A e B. Uma válvula conduz quando a corrente "vai" e durante um pequeno período quando a corrente "volta", e a outra válvula conduz quando a corrente "volta" e durante um pequeno período quando a corrente "vai"; ou seja, há um pequeno intervalo de tempo durante o qual as duas válvulas conduzem juntas. Teoricamente essa configuração gera menos distorção que a classe B, mas na prática isso é falso. Os níveis de eficiência e de potência são praticamente iguais aos da classe B. É a classe mais usada em amps de guitarra.

Classe C: as válvulas ficam "desligadas" a maior parte do tempo e só conduzem corrente durante uma parcela minúscula do tempo (), mas nunca juntas. Eficiência altíssima, distorção altíssima também. Amplificadores classe C eram usados em transmissores de rádio e PAs antigos, mas creio que não sejam mais usados em áudio.

Vale notar que, até agora, a corrente que passa em cada válvula varia continuamente ao longo do tempo: a corrente passa por alguns valores intermediários, cresce até um valor máximo e depois diminui.

Classe D (essa é um pouco mais chatinha): A corrente que passa por cada transistor (nunca vi um amp classe D à válvula) fica alternando rapidamente (milhares ou até milhões de vezes por segundo) entre um valor máximo e o valor mínimo, praticamente não passando por valores intermediários. O tempo durante o qual a corrente fica no valor máximo, passa para o mínimo e volta para o máximo é chamado de período. Ao longo de vários períodos, dependendo se a corrente passa mais tempo no máximo ou no mínimo, a saída média varia continuamente. Olhando nessa figura, a onda rosa seria a corrente variando entre os dois valores e a onda verde seria o valor médio dessa corrente.

Qual a vantagem dessa bagunça toda da classe D? Valores relativamente baixos de distorção e altíssima eficiência - ou seja, praticamente toda a potência elétrica que o amp puxa da tomada vai pros falantes virar energia sonora e quase nada vira calor no circuito. Com os amps valvulados, uma parcela razoável da energia gasta vira calor no circuito e apenas uma parte vira potência nos falantes. Em amplificadores classe A, é comum o amp gastar mais energia se esquentando do que fazendo os falantes funcionarem.

Existem outras classes (E, F, G...), mas aí a coisa fica bem mais complicada e eu não sei explicar. Para quem quiser estudar isso mais a fundo, um excelente livro é o "Audio Power Amplifier Design Handbook", escrito por um inglês chamado Douglas Self. Infelizmente o livro só está disponível em inglês, mas o cara explica isso tudo e MUITO mais, inclusive dando exemplos de amplificadores que ele mesmo projetou e testou. Fica a leitura recomendada.

Ter Mai 25, 2010 4:57 pm

Positivo (2)
Jesus, minha cabeça tá doendo. Ainda bem que pra tocar baixo só precisa acertar o buraco do jack.

Ter Mai 25, 2010 6:35 pm

Positivo (2)
nitro: se te serve de consolo, a minha cabeça já doeu muito até eu aprender essas coisas aí...

Qua Mai 26, 2010 6:49 pm

Positivo (2)
Eu tinha a mesma dúvida em relação a isso, valeu!

https://www.facebook.com/inspire98
https://www.facebook.com/xgoodintentionsx

Qua Mai 26, 2010 9:06 pm
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ]