Bem-vindo: Ter Jan 23, 2018 6:47 am

Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ] 
Doubleneck Acoustic 
Autor Mensagem
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
Mensagem Doubleneck Acoustic
Ando bem calmo ultimamente com meu set acustico, tenho meu 12 cordas que to botando ordem devagarinho, mas pro trampo que eu faço sinceramente um doubleneck é mais pratico. :!:

Ja tive o rozini mas era ruim e eu não tinha a Loud na epoca pra fazer ele de novo, aqui no brasil tenho pouquissimos registros, desde de que me lembro pro interessado em instrumentos,

- vi um voz na gang a 1 milhão de anos, mas isso é mosca branca eles fizeram uns 2 não fizeram mais vai saber onde foram parar... acho que nem foto tem deles...

Imagem

- vi o Afram usando um num acustico do Oficina G3, meio esquisito, não sei nem quem fez...

(não achei foto)

- tem os rozini que foram feitos um tempo, o acabamento deixava bem a desejar, tive um...

Imagem

- vi um tipo silent de um luthier que tem pra umas quebradas lá da Sta Efigencia numa loja da ladeira mas acho que era guitarra, ele deve fazer sob encomenda....

- sei que o pai do Matheus Canteri fez um sob encomenda pra um cliente.

Imagem

De resto, só ovation (ja vi a venda por aqui), os chinas (nunca peguei um na mão) e uns caros lá de fora,

Esses dias esbarrei nesse cara de SJC Mauricio Zamora, que fez uns desses...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No proximo show no Vale vou ver se consigo testar...

Ter Set 20, 2016 5:07 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Re: Doubleneck Acoustic
O lance da boca não estar sob as cordas não interfere no som acustico?

Ter Set 20, 2016 10:18 pm

Positivo (1)
Beto Rich escreveu:

Não. É só pensar que tem guitarra e violão (e violino) com F hole.

Ter Set 20, 2016 11:38 pm

Beto Rich escreveu:

Eu acho que não, Beto. Eu sempre imaginei o buraco como a saída do som.

Qua Set 21, 2016 12:12 pm

Medals: 2
Positivo (2)
blues slim escreveu:
Beto Rich escreveu:

Eu acho que não, Beto. Eu sempre imaginei o buraco como a saída do som.
Nem um, nem outro, galera. Som é gerado quando você faz o ar vibrar, e é muito mais fácil "empurrar" ar usando uma superfície grande do que uma pequena; imaginem, por exemplo, a diferença de volume entre um falante de 2" e um de 12". Em violões e outros instrumentos acústicos em geral, o grande responsável pela geração de som são as vibrações do tampo; a boca ajuda, mas o ar dentro dela se move principalmente nas frequências graves, e a influência dela não é tão grande quanto a gente imagina a princípio. Exemplos disso são o comentário do domene, de instrumentos com f-holes, e aqueles discos de borracha abafadores de violão, que nunca abafam tanto quanto a gente gostaria.

Em engenharia acústica, a gente pode descrever a vibração de um objeto complexo como um violão através de uma técnica chamada "análise modal"; da mesma forma que uma nota musical é composta da soma de diversos harmônicos em diferentes frequências, as vibrações de um objeto são compostas pela soma dos seus modos, que também ocorrem em diferentes frequências. Esse site aqui, de um pesquisador americano, tem umas animações representando alguns dos diferentes modos de um Gibson Hummingbird; deem uma olhada nas animações (são bem legais!), e observem como o fluxo de ar da boca (indicado pelos quadradinhos vermelhos) é muito mais forte nos modos associados a baixas frequências e quase inexistente nos modos mais altos:

-Modo 4, 202 Hz:
Imagem

-Modo 6, 231 Hz:
Imagem

-Modo 9, 385 Hz:
Imagem

Observem como uma diferença de apenas 30 Hz entre os modos 4 e 6 já reduzem drasticamente o movimento do ar na boca, e como a quase 400 Hz a influência da boca já é quase inexistente!

Um teste bem simples para verificar esse efeito é fazer várias gravações do mesmo violão com um microfone apontado para áreas diferentes do instrumento: pra dentro da boca, em cima do braço, em cima do tampo, perto do headstock, no tampo traseiro, etc. Eu lembro de ter feito isso uns anos atrás, e a gravação na boca ficava extremamente grave e sem definição; confesso que fiquei surpreso, já que eu também achava que a boca era a principal responsável pela radiação acústica do violão :)

Qua Set 21, 2016 4:29 pm

Positivo (1)
aícim!! Isso é que é embasamento.

De qualquer jeito, a boca central entre os dois braços é a melhor garantia para vc perder a palheta dentro do instrumento tocando 6 ou 12 cordas.

Qua Set 21, 2016 5:32 pm
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
Beto Rich escreveu:
aícim!! Isso é que é embasamento.

De qualquer jeito, a boca central entre os dois braços é a melhor garantia para vc perder a palheta dentro do instrumento tocando 6 ou 12 cordas.

Minha duivida maior com essa boca central é como eu vou botar os magneticos, porque sempre uso piezo + mag aqui, não sei se rola furar o tampo e prender nele proprio ou se vai dar caca, que vai ficar esquisito eu to ligado já...

Ter Out 04, 2016 4:53 pm
Criar novo tópico Responder  [ 7 mensagens ]