Bem-vindo: Ter Jan 16, 2018 4:13 pm

Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Reflexões sobre compra de violão 6 e 12 
Autor Mensagem

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Reflexões sobre compra de violão 6 e 12
A algumas semanas postei um tópico sobre a aquisição de um violão de 12. Recebi algumas sugestões muito válidas, mas optei por resolver isso mais pra frente.
Parece que chegou o momento. O problema é que o tempo passou e agora não sei se caso ou compro uma bicicleta.
Comecei a estudar blues fingerstyle (num violão de nylon) hoje fui na loja experimentar o 12. Num primeiro momento, o que me pareceu é que não rola fingerstyle nele. Pelo menos não sem unhas, e unha com corda de aço não dura nada.
Aqui na minha cidade consegui um walden de 12, tampo sólido, captação fishman presys (acho que é isso) e case por 1680. Chorando acho que ele cai pra 1600. Aqui no forum também tem um roxy 12 do alvaro (acho que foi do marcelo) por 1600.
Na mesma loja experimentei também 2 fender de 6. Um deles bem tosco, cordas altas e pouca projeção (1800) e outro que me agradou mais (1500).
Me pareceu que o 6 combinou bem melhor com meu estilo de tocar, já que gosto muito de improvisar e minhas bases são cheias de preenchimentos a la hendrix. Ao mesmo tempo adorei o som do 12, vai ser realmente um instrumento diferente em casa.
A possibilidade que teria seria pegar o walden 12 sem case (acho que conseguiria por uns 1200, 1250) e junto um violao de 6 mais simples, até uns 600.
Mas aí fico pensando que com essa grana poderia pegar um violão de 6 bem mais interessante e definitivo, como um blueridge.
Tenho pensado nisso a alguns dias sem chegar a conclusões. Na verdade o tópico não é uma pergunta, mas se alguém quiser me ajudar a pensar no assunto agradeço!

Qua Fev 05, 2014 3:13 pm

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Re: Reflexões sobre compra de violão 6 e 12
Compra um de 12 e faz um rodízio: um mês com 12 cordas e outro mês com 6.

Brincadeira (mas nem tanto haha!).

Qua Fev 05, 2014 3:38 pm

Medals: 3
Positivo (3)
Minha opinião: compre, nesse momento, um violão de 6 cordas razoável/bom (e que possivelmente ficará por aí por um bom tempo, como titular de qualquer situação). Tanglewood/Blueridge, essa linha.

Já tive de tudo aqui em casa: Bandolin, Banjo, Violão 12 cordas... tudo empolgante e muito legal, mas que saia do case uma vez por mês, no máximo.

Agora os violões de seis... nenhum saiu daqui. Cá estão desde que adquiridos, sempre servem seu propósito e são tocados (os dois) constantemente. Cada um com uma afinação e sendo revezados com constância.

Melhor pegar UM instrumento melhorzinho e satisfatório e mais pra frente, economizando, pegar a "perfumaria".

Mais uma vez: apenas minha opinião, baseada na minha experiência pessoal de músico amador, com condição financeira razoável para adquirir instrumento nesta mesma faixa de preço que você está falando.

Qua Fev 05, 2014 4:23 pm

Positivo (1)
Fernando,
haja paciência! Kkkkkkk
Abrindo um parêntese: não sei se se lembra, mas comprei de você uma fender cij 54 a anos atrás. Acabei vendendo a guita, o que me rendeu uma viagem pra europa, mas deixou muita saudade (da europa e da guitarra)! Ela está no ML a venda atualmente, quase desisti do violão pra pegá-la de volta, mas minha próxima strato vai ser USA.

Léo,
Era exatamente esse tipo de experiência que precisava ouvir. Acho que o de 6 vai ter bem mais uso que o de 12.
Ah, mas que o 12 tem um som lindo, tem.

Qua Fev 05, 2014 8:52 pm

Positivo (2)
Stephan, mais um voto pro que o Rafa (vulgo Leo :mrgreen: ) disse! Eu primeiro iria numa boa viola de 6! E mais um voto pra Tanglewood/Blueridge.. excelente custo benefício!

Qua Fev 05, 2014 9:32 pm

Positivo (1)
Eita, dei rata no nome do sujeito?
:oops:

Qua Fev 05, 2014 10:00 pm

Positivo (1)
Como os nomes tanglewood e blueridge têm surgido com frequência por aqui, resolvi ir atrás deles.
Encontrei o tanglewood na madeinbrazil

http://madeinbrazil.com.br/violao-histo ... 927,5.aspx
http://madeinbrazil.com.br/violao-histo ... 286,5.aspx

Vem com case, achei ótimo. Só não curti muito o preço.
O blueridge tem na playtech.

http://www.playtech.com.br/Violao-Folk- ... 270.aspx/p

E apesar de no site da marca afirmar que vem com case, parece que o deles não. Enviei email confirmando. Péssima essa mania de quererem empurrar o case a parte pra pegar ainda mais do nosso suado dinheirinho...
No final das contas, se tiver que comprar o case separado vai ficar no mesmo preço do tanglewood.
E olhando as specs, os 2 violões são praticamente iguais, mas um tem cutway e o outro não.
Achei bonitão o tanglewood sunburst.
Não pretendia gastar tanto. Sempre que foi pra comprar instrumentos assim preferi esperar um usado, mas não confio em ML e essas peças são difíceis de aparecer aqui na feira.
Mas ao mesmo tempo to tão afim... Cansado já de tocar no nylon coisas que soariam infinitamente melhor no aço.

E pelo discurso parece que já me decidi pelo 6 mesmo.

Qua Fev 05, 2014 11:05 pm

Positivo (2)
Cara, o preço deu uma inflacionada sim.. mas são violões de tampo sólido.. o preço vai ser um pouco maior, mas compensa.

Tem alguma Made in Brazil perto da tua casa? Essa linha Historic da Tanglewood é muito boa (tenho um OM), mas eles têm violões com tampo sólido a um preço mais acessível. Alguns meses antes de comprar o meu Historic OM, vi na Made de Porto Alegre um TW28 que tinha tampo sólido e tinha um sonzaço impressionante. Deu pau em todos da linha DX da Martin!

O grande lance de repente é pegar um usado mesmo.. às vezes pinta um na Feirinha. Se quiser ir pelo ML, vai de Mercado Pago que não tem erro.. após tu receberes o instrumento é que libera o pagamento! :wink:

Abrs

Qua Fev 05, 2014 11:39 pm

Positivo (1)
E não basta apenas o tampo sólido né, aí que pega. Se fosse por isso tem uns chinas mais em conta, até a digiorgio tem uns modelos de aço com tampo sólido.
Mas tenho certeza que ficaria sonhando com um desses mais clássicos, aí prefiro investir mais um bocado. Aquele suburst tá crescendo em mim. De repente ligando lá na made até rola um descontinho a mais.
O que mais tá pesando é que meu foco é guitarra e to quase chegando no valor de uma fender am special usada, mas aí já é outra história...
Da última vez que quis comprar um violão encerrei a conversa comprando um fuzz :lol:
Ah, e não tem made aqui perto. Moro no interior e aqui não tem muita opção: ou compro pela net ou espero a oportunidade de viajar.
Mas na made esses eram os tanglewood disponíveis, os outros estavam em falta.

Qua Fev 05, 2014 11:59 pm

Positivo (1)
Achei isso aqui também.

http://www.guitarshopce.com.br/instrume ... trico.html
http://www.guitarshopce.com.br/instrume ... trico.html

Marca Lag. Alguém ouviu falar?
Parece que são desenhados na frança e produzidos na china.

Qui Fev 06, 2014 2:34 am

Stephan,

Eu também estava procurando um Blueridge e encontrei com preço bom no site do Magazine Luiza.

http://www.magazineluiza.com.br/violao-acustico-folk-com-cutway-blueridge-br-40-c/p/0844247/im/iivo/

Só o prazo de entrega que é longo..

Qui Fev 06, 2014 7:29 am

Positivo (2)
Stephan Rangel escreveu:
Fernando,
haja paciência! Kkkkkkk
Abrindo um parêntese: não sei se se lembra, mas comprei de você uma fender cij 54 a anos atrás. Acabei vendendo a guita, o que me rendeu uma viagem pra europa, mas deixou muita saudade (da europa e da guitarra)! Ela está no ML a venda atualmente, quase desisti do violão pra pegá-la de volta, mas minha próxima strato vai ser USA.

Lembro sim, cara! Outro dia tava vendo uns videozinhos que gravei com ela, tinha o timbre muito legal! Não achei ela no ML, você poderia me passar o link pra eu matar a saudade? haha

Qui Fev 06, 2014 7:58 am

Medals: 3
Positivo (3)
Tá perdoado pela troca do nome... :mrgreen:

Ninguém mandou eu colocar um nick que ninguém iria entender...

Ontem mesmo vi um Blueridge no ML, aqui de POA, e fiquei tentado... de repente vale dar uma olhada. Acho que tava 1.600,00, acho que é bom o preço...

Qui Fev 06, 2014 8:21 am

Positivo (1)
Fernando,
Fui dar uma procurada agora e me parece que foi vendida! Estava em alguma loja no RJ.

E gente,
Como a tia Lú consegue esse preço no blueridge? Fiquei de cara agora!
Só fico ressabiado de compar instrumento nessas mega lojas... Se der problema, deve ser um saco.

Qui Fev 06, 2014 9:48 am

Então, eu estava precisando de um violão razoável.

Aí por esse preço eu resolvi arriscar o Blueridge no Magazine Luiza.

Porém diz que são 13 dias úteis a entrega. Comprei dia 21/01 e já estamos no dia 06/02. Vamos ver..

Qui Fev 06, 2014 10:49 am
Criar novo tópico Responder  [ 34 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo