Bem-vindo: Sex Fev 23, 2018 3:26 pm

Criar novo tópico Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Iniciando nas 12 cordas 
Autor Mensagem

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Iniciando nas 12 cordas
Fala companheiros!
Hoje fui a algumas lojas ver um violão pra um primo pequeno que está começando a aprender. Acontece que vi uns 12 cordas e a gas bateu forte...
Tive a oportunidade de experimentar um eagle (r$900) e um hofma (r$800).
Num primeiro momento gostei bem mais do hofma. Mais macio (a tensao das cordas pareceu a mesma) e o som pareceu ter bem mais projeção.
Aproveitei o momento e pedi pro rapaz cotar pra mim um rozini, tampo em spruce sólido. Ficou por r$710. Os outros 2 me parecem tampo laminado.
Todos eles eram elétricos, mas esse recurso vou usar pouco.
E aí, que vocês me dizem?
Sou totalmente leigo em 12 cordas. Não estou atrás de algo pra gravar nem nada, mais pra brincar com os amigos mesmo.
E que coisa de louco é mandar um blues com 12 cordas... Fiquei apaixonado.

editando pra colocar alguns links dos violões!

hofma http://www.hofma.com.br/h_detprod_cordas.asp?txtID=108

eagle http://www.eagleinstrumentos.com.br/e_d ... p?txtID=17

rozini http://www.rozini.com.br/Defaultb.asp?a ... roduto=156

Sex Nov 22, 2013 4:01 pm

Positivo (1)
Mensagem Re: Iniciando nas 12 cordas
ME, MYSELF AND I escreveu:
Vou te dar uma dica: pega o Guild all-solid, q tá dando sopa no ML. Captação excelente, case e por um preço sensacional. Se puder, faz uma força e oferece 2000. Diga que eu, Marcelo, indiquei. O cara é super gente boa, e o violão dá de 1000 em qq outro 12 por aí :twisted:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -f-212-_JM

O nome do cara é Glauco.

Adoraria!
Estou olhando o violão como presente que alguns familiares gostariam de me dar. Após algum tempo afastado, voltei a tocar tem 3 anos e estou num pique danado, então quiseram me presentear com algo relacionado a música mas não sabiam o que... Acabaram pedindo minha ajuda. rsrsrs
A idéia inicial era um pedal... existe um limite de valores aí :)

Sex Nov 22, 2013 5:57 pm

Positivo (1)
Caso tenham alguma sugestão de violão somente acústico também tá valendo! Desde que não passe dos 800.
A gas ta batendo tão forte que to quase fechando no hofma mesmo...

Sáb Nov 23, 2013 12:00 am
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
ja passaram alguns hofma aqui (6 cordas) dos baratos acho uma das melhores pedidas. 12 é meio critico com relação a tocabididade, outra sugestão se é só pra brincar e´afinar mais grave, o G oitavado estoura só de olhar. ja que citou blues com 12, no lendario video do hendrix tocando o 12 ele tá afinado lá pra baixo, assim como o unplugged do vaughan.

outro que era bom custo beneficio eram os roxy como não tem mais não sei se inflacionaram. eu tive alguns 12, o mais confortavel era um apx da yamaha, mas caixa pequeno som pequeno acustico, tive um shelter jumbo na mesma epoca era mais duro só que tinha mais som acustico. passaram por aqui tambem um gianinni fiber 12 (intocavel) um crafter (bem honesto). e um samic (idem).

o ideal se for pegar em loja é testar e ver qual mais te agrada.

video do hendrix (afinado em Mu provavelmente com cordas de guitarra):

vaughan (só pelo som já da pra sacar que as cordas tão com pouca tensão tambem):

Sáb Nov 23, 2013 2:55 pm
Site Admin

Positivo (12)
pra mim quem tira som de 12 cordas é esse aqui.

Alias eu toquei uma vez nesse taylor dele, e era mais macio que as ibanez que eu usava na epoca.

Sáb Nov 23, 2013 3:23 pm

Positivo (1)
Guto,
nessa gravação do hendrix o violão foi afinado em C. Não penso em deixá-lo tão baixo, mas em D. Aí uso capo pra afinação padrão.
Acho que como estou vendo um violão mais simples, deixá-lo mais baixo vai ser até mais saudável.
Vi uns vídeos de um rapaz que tirou o par da G e da B. Parece que ficava mais confortavel pra colocar uns solos no meio. Pretendo experimentar dessa forma também.
Agora apareceu também um condor sd10 12 cordas por 630.
Segunda vou na loja tentar convencer os caras a encomendarem o rozini. A captação pareceu melhor (tem blend pra controlar rastilho e microfone) e o tampo é em spruce sólido, mas quero ver se caso eu prefira o hofma eles topam manter o rozini na loja.

Sáb Nov 23, 2013 6:17 pm

Positivo (1)
Uma outra questão.
Até que ponto devo ser neurótico com a intonação?

Sáb Nov 23, 2013 6:20 pm

Stephan Rangel escreveu:
Uma outra questão.
Até que ponto devo ser neurótico com a intonação?

Aí vale a velha máxima:

"Violão de 12 cordas é aquele que você passa metade do tempo afinando, e a outra metade tocando desafinado."

Sáb Nov 23, 2013 6:48 pm
Site Admin

Positivo (12)
Stephan Rangel escreveu:
Guto,
nessa gravação do hendrix o violão foi afinado em C. Não penso em deixá-lo tão baixo, mas em D. Aí uso capo pra afinação padrão.
Acho que como estou vendo um violão mais simples, deixá-lo mais baixo vai ser até mais saudável.
Vi uns vídeos de um rapaz que tirou o par da G e da B. Parece que ficava mais confortavel pra colocar uns solos no meio. Pretendo experimentar dessa forma também.
Agora apareceu também um condor sd10 12 cordas por 630.
Segunda vou na loja tentar convencer os caras a encomendarem o rozini. A captação pareceu melhor (tem blend pra controlar rastilho e microfone) e o tampo é em spruce sólido, mas quero ver se caso eu prefira o hofma eles topam manter o rozini na loja.

é o normal é 1/2 abaixo, eu gosto de 1 abaixo. e cordas mais grossas um pouco, 010 em D vai ficar poing. eu gosto de todas as dobras de cordas acho que aí que ta a graça do 12, bend no sol dobrado é bem esquisito. vale testar o condor tambem. Arrisco dizer que o rozini será o de pior tocabilidade mas só experimentando mesmo.

afinação 100% meio lenda, mas use a sua orelha pra medir o quanto a afinação incomoda. lembrando que uma encostada no luthier depois costuma melhorar bastante e é bem recomendada.

Sáb Nov 23, 2013 8:04 pm

Positivo (1)
guto vighi escreveu:
vale testar o condor tambem. Arrisco dizer que o rozini será o de pior tocabilidade mas só experimentando mesmo.

afinação 100% meio lenda, mas use a sua orelha pra medir o quanto a afinação incomoda. lembrando que uma encostada no luthier depois costuma melhorar bastante e é bem recomendada.

Cara, o condor consegui numa loja do rj, mas não tenho como testar. Seria no escuro mesmo. E o rozini era o que estava apostando mais...
Tanto no hofma quanto no eagle, que foram os 2 que consegui testar, as cordas me pareceram muito próximas. Me parece que a distância entre os pares é quase o mesmo para a corda de baixo... Mas acredito que isso possa ser resolvido com uma alteração no nut. Resolver a ponte é que é mais difícil.

Edit!
Aposto no rozini até mesmo pelo tampo sólido. Tampo laminado mais cedo ou mais tarde deve dar dor de cabeça, mesmo mantendo a afinação mais baixa... Concordam com o raciocínio?
O eagle e o hofma não especificam no site, então acredito ser laminado.

Sáb Nov 23, 2013 10:37 pm

Dá uma olhada nos Cort. Meu irmão pegou um por 800 e poucos, com case, e é um ótimo 12. Tem um pré da Fishman, simples mas bem bacana.

Dom Nov 24, 2013 9:17 pm

Positivo (1)
Msns,
Sabe me dizer qual foi a loja?

Dom Nov 24, 2013 11:18 pm

Cara, foi depois de rodar as lojas do centro do RJ, testando vários violões. É relativamente difícil garimpar alguma coisa boa lá, mas esse violão tá bem bacana. Foi em alguma das lojas da Rua da Carioca, não me lembro qual. De repente ele aparece aqui no tópico e esclarece a questão.

Seg Nov 25, 2013 4:30 pm
Site Admin

Positivo (12)
cort é uma boa pedida com relação a custo beneficio e qualidade de construção.

Seg Nov 25, 2013 4:57 pm

Positivo (1)
Novidades!
Hoje fui em outras 2 lojas e consegui testar mais alguns.
Phx - acredito significar phoenix. O pior de todos, tocabilidade péssima.
Cort ad810-12e - super bacana! Dedilhar nele foi bem mais tranquilo, solos também. Bem macio. O vendedor me disse que estava com 011. Adorei. Passa do preço que pretendo e, além disso, me pareceu meio caro quando comparado com lojas da net. 1000. Colocaria um pouco do meu bolso sem falar com o pessoal. Responde muito bem a dinâmica. O vendedor disse que é top sólido, mas na net não diz nada, então deve ser laminado.
Walden - aí sim! Tocabilidade muito boa, como o cort, e o som mais definido de todos. Excelente projeção. Top sólido. Outra história, mas tava 1400. Aí não dá.

Estou pensando seriamente em fechar com o cort. O preço tá salgado, mas em se tratando de violão prefiro comprar aquilo que posso ver antes. Mas que o top sólido faz diferença, isso faz...

Seg Nov 25, 2013 7:43 pm
Criar novo tópico Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo