Bem-vindo: Qui Fev 22, 2018 1:35 am

Criar novo tópico Responder  [ 80 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Divagações sobre set não tão acústico-atualizado em 06/2013 
Autor Mensagem
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
Mensagem Re: Divagações sobre set acústico - Finalmente o Video.
Gamabap escreveu:
Po! não consegui ver o video.

o link tava errado, ve se rola agora.

Sex Jul 20, 2012 3:05 am

Muito legal.
Pergunta qual a marca das cordas Chrome que vc utilizou ? ainda não achei nada na net.

Abs

Sáb Jul 21, 2012 7:46 pm
Site Admin

Positivo (12)
john pearse. 013. niquel.

Ja fucei em tudo de novo :roll: , depois eu coloco fotos e a explicação...

Sáb Jul 21, 2012 8:42 pm
Site Admin

Positivo (12)
Obrigado, mas ainda tá longe de ta resolvido esse set.

Eu to tranquilo com o timbre de violão, cheguei num resultado que me agrada pra essa aplicação, to brigando com a parte da guitarra do set.

Depois desse video, o fatboy da malagoli foi embora, minha ideia era enfiar os 2 HH777na boca do violão, braço e ponte, knob de volume e chave de 3 posições, por enquanto só consegui colocar volume e cap do braço. não sei se esse violão permitirá o cap da ponte, estamos estudando essa possibilidade. senão parto pra outro instrumento.

na parte de efeitos, testei uma pod feijão xt no lugar do blackstar, e o resultado foi melhor. só que eu to com 4 pedaleiras no board e acho um exagero. e ainda não é o som de guitarra que eu quero, minha ideia é iso e uns pedais, mas to acabando de montar minha iso nova, vamos ver se melhora ou piora o resultado.

minha intenção é limar 1 ou 2 dessas pedaleiras sem perder os recursos sonoros, essa semana devo fazer uns testes.

____________________________________________________________________________________________

quanto a PAs,

eu atualmente toco esse set em 3 situações de PA, no Rhino, em duo ou trio (agora de sabado tambos fazendo voz violão e batera lá) vai em linha meu fone na orelha, um reforço no monitor de chão e direto pro PA

O PA é bom o tecnico esperto o som fica legal, set acustico a gente tá muito na mão do tecnico, de vez enquando rolam umas invenções de moda abre sub fecha sub na casa, e voce ouve por tabela a mudança, como a linha tende a ser flat e mando o som pronto, por lá não sofro muito.

As outras 2 situações são com PAs portateis, quando faço evento com a Gi é o Peavey com 1 ou 2 caixas 1x12, resolve numa boa, to fazendo acustico com o cantor da banda country tambem, lá é o PA dele, uma caixa amplificada de 15 e uma mesinha simples. Rola na boa, essa semana tinha um p10 esquisito entre mesa e caixa que tava zoando o som do violão e eu não sabia o que era, o cabo parou trocamos voltou tudo ao normal.

Agora, eu tenho conciencia que o som oscila, na epoca que fazia sem fone, eu passava metade do show fuçando em eq dos pedais tentando compensar, e como o volume era mais baixo, incomodava muito, em buteco então que o povo fala alto era um saco. Agora, com fone da pra abstrair um pouco, tenho violão alto na orelha, sempre do mesmo jeito, e o resto fica por conta de quem ta operando o PA, pelo menos não me aborreço.

o maximo que uso de formação desse set é com batera, voz e violão, a gente descolou um pedal que abre voz pra gi, ta dando pra fazer uma barulheira, é um TC simples, mas ela conseguiu tirar muito mais recurso dele do que vejo por aí, o povo usa no chão, por causa do violão, ela usa no colo e vai alternando as vozes durante a musica fica bem legal.

Acho que num contexto banda teria de mudar o set, o meu som de violão é extremamente gordo de proposito pois não tem mais nada na mesma faixa de frequencia, com banda teria de emagrecer bastante, e varios efeitos tipo linhas de baixo se tornariam inuteis, o lance seria enxugar o set.

Em breve vou começar uma nova peleja de som acustico que é o inverso do que busco no duo.
No duo o som de violão manda tem que ser o top, o resto é pra colorir, to terminando de montar uma tele com o ghost sistem piezo pra situação de banda, onde a guitarra manda e vou precisar de timbre de violão pra umas passagens mas não é viavel levar violão pois são passagens no meio das musicas, aí a briga começa tudo de novo.

Resumindo ao vivo com um PA passavel eu tenho o resultado similar ao que tá no video, não botei efeito nenhum no pro tools é uma linha direto onde vai tudo mixado pela RC-50, exatamente do jeito que uso live. diria que tenho constantemente pelo menos 80 a 90 % do que ta no video e com pas legais um resultado até melhor.

quanto a volume é encrenca, de cara a borracha na boca do violão se ele tiver muito som, e a solução que encontrei foi o fone mesmo, abrir violão no PA é sussa, nos monitores de palco vai tender a embolar tudo, com fone eu tenho o volume que quiser sem embolar, outra coisa que descobri depois de testar alguns intrumentos é que pra o meu uso, estritamente plugado, violão com muito som atrapalha, pois é mais coisa pra cortar no palco, um violão com menos volume acustico é bem mais facil de domar, via spectrum. Parei de usar mic, wsubi um pouco o blend do spectrum, ta em torno de 11 horas, e vai de boa. Mic só seria viavel pra um show solo, sem nem voz, e aí algum condensador da vida pra pegar detalhes, no formato que to usando não ta fazendo falta.

Seg Jul 30, 2012 12:45 pm
Site Admin

Positivo (12)
olha marcelo, pode parecer ridiculo eu falando isso com um board desse tamamnho, mas minhas experiencias aqui pra varios pedais fazendo a mesma coisa não são positivas.

Eq do violão, eq do ultra gain, eq do GE-7, eq do spectrum, eq do mixer. vc ta passando o sinal por 5 equalizadores, até chegar no final, sei lá...

Eu já usei o GE-7 + eq do violão + eq da mesinha, arranquei tudo fora, meu sinal ficou muito mais silencioso, uso o do violão flat , a mesa foi embora, o PA vai flat mudei o modo do spectrum pra equalizar ambos os sinais (ele vem de fabrica pra equalizar só um dos lados do blend. Pra mim o que possibilita de eq já me resolve. numa emergencia capo alguma coisinha no pre do violao durante o show, ou compenso.

a vibe aqui é tirar coisa agora.

Seg Jul 30, 2012 2:33 pm
Site Admin

Positivo (12)
ME, MYSELF AND I escreveu:
É, parece, mesmo, over-over-over-over-over...
Mas, Guto, o Ultragain mais esquenta que timbra. O GE7 acrescenta um toque macio no fim das contas, e os prés do mixer (meu amp, na verdade) basicamente ficam flat (só corto um pouco dos médios). O que, na verdade, faz brilhar ou fechar o timbre é a eq Spectrum. Realmente dou muita volta, mas considere, também, que o Rare Earth é durão... a seco, sem essa pá de eqs pelo caminho, soa frio demais...

Cara tenho quase certeza que o rare earth é muito melhor que o piezo generico que tenho no meu violão. um pre valvulado na minha cabeça saturaria o timbre, pra guitarra ok pra violão não é bem o que eu busco. pra tirar a sensação de seco pra mim é delay + reverb, acho delay com tap impressindivel pro meu uso, inclusive descobri ue me ajuda a gravar com tempo mais tight as coisas de loop, funciona quase como um metronomo. amaciar o som imagino eu que seja um corte de agudos, que na minha cabeça é o que deixa o som mais ardido, acho que o proprio eq do violão já resolve. e prefiro tirar frequencias no spectrum do que no mixer pois acho as bandas de eq dele mais precisar pro violão.

Mas gosto é gosto se a fileira resolve pra voce é o que importa. Agora, veja bem o que resolve ao vivo, voce percebe esse monte de nunces de eq no palco ? numa gravação acho todas as lampadas validas, ao vivo se algo ta muito subjetivo prefiro limar e me livrar do volume e do que mais ele pode acarretar.

Seg Jul 30, 2012 9:11 pm

Medals: 1
Positivo (1)
ME, MYSELF AND I escreveu:
Ao vivo, e com outros instrumentos na mix, sem dúvidas as "nuances" que eu percebo por aqui ficariam em segundíssimo plano. Num esquema voz/violão, apenas, acho que ainda fariam diferença. Lembrando, claro, que o Rare Earth não tem equalização. E, sim, concordo plenamente que a eq do Spectrum é super atuante. Mas o que faço, Guto, com o GE7 e as eqs do mixer, é simplesmente encorpar o som do violão. O lance de brilho nos agudos e mais ou menos corte nos médios fica a cargo do Spectrum - difícil explicar, digamos que eu deixe a cama feita pro Spectrum deitar :roll:

Quanto ao Ultragain, ele realmente dá um pouco de calor ao som. Também é dose explicar, mas sem ele (tá certo, eu acostumei) percebo - mesmo com todo o "tratamento" - uma certa esterilidade nos timbres. Por fim, é o que vc disse: caiu bem aos ouvidos, manda bala. Não caiu, enxuga...

Há um tempo, por exemplo, usei o 12 cordas diretamente espetado numa mesa fodona (passando por um DI), que enviou o sinal para enormes PAs. Nem o Spectrum levei, e fiquei impressionado com o simples som do Rare Earth (eu e a plateia). Gravei isso, mas com uma câmera meia-boca. Aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=ammwYp55 ... ture=g-upl

Mas, no caso, o equipo era mais, digamos, profissional: mesa e caixas bem fortes. Se eu ligar somente violão (com Rare Earth), diretamente no meu mixer, e dele pra Staner, fica bem fraquinho...

Marcelo, curti o timbre do violão, mas para este caso específico, eu procuraria outra faixa de frequencia, pois quando entra os instrumentos percussivos, fica voz, violão e percussão na mesma faixa de frequencia. Talvez aqui um EQ ajudasse a te projetar um pouco mais.

Qui Ago 02, 2012 9:17 pm
Site Admin

Positivo (12)
é, o timbre é bonito na intro que tá sozinho, entra o resto ele some. o violão ta apagado e só tem ele de harmona tinha que estar na cara.

som de camera sempre boicota tambem, tem que dar um desconto.

Qui Ago 02, 2012 10:18 pm

Legal ver soluções partindo da coisa real. Já vi violão sendo usado como guitarra antes (Al di Meola em SP, uns 7 anos atrás, usando um violão indo pra um Roland VG-8), mas sem simulação e por um captador é uma coisa bem interessante.

Qui Ago 02, 2012 11:35 pm
Site Admin

Positivo (12)
mferrari escreveu:
Legal ver soluções partindo da coisa real. Já vi violão sendo usado como guitarra antes (Al di Meola em SP, uns 7 anos atrás, usando um violão indo pra um Roland VG-8), mas sem simulação e por um captador é uma coisa bem interessante.

eu tenho uma vg-8 aqui ja tentei mas não gostei do resultado quem sabe no futuro ainda pegue uma gr-20 de novo pra ter os synths na manga, mas por aqui as soluções mais analogicas soaram melhores ao ouvido.

Qui Ago 02, 2012 11:51 pm
Site Admin

Positivo (12)
dando sequencia a peregrinação, esse foi o board do ultimo mes, ja com o timbre de guitarra funcional:

Imagem

O que tava fazendo o que:

piezo - m9 - aura spectrum - rc50

magnetico - me-8 - pod xt - r50

do rc 50 sai tudo mixado pra linha e pra monitoração de fone.

Agora as intenções são 2:

- simplificar o board sem perder recursos necessários. (4 pedaleiras no board é um exagero)

- ir evoluindo o timbre de guitarra.

ja montei um board novo cheio de pedais, vou testar pra ver se tá funcional e conitnuo relatando.

provavelmente parta para ampli / mic no som de magnetico.

ainda to estudando evoluções no violão pra conseguir um instrumento com sonoridade de guitarra mais completa sem perder o som de violão.

Sex Ago 17, 2012 9:38 pm
Site Admin

Positivo (12)
mais um estagio da parada....

Imagem

O board vai ficar assim, consegui enfiar o rc50 de novo pra dentro, e a me8 eu monto na hor aque é muito menos cabo pra ligar.

Nessa encarnação exitem 2 possibilidades, se eu não tiver afim de ligar amp, o me8 vai pra pod xt e volta pra rc50, ou então vem pra cá:

Imagem

Montei a iso de 6" com o head de 15, ficou compacto e o som de guitarra é mais de verdade, a saida do mic volta pra rc50 e já vai tudo mixado mono em linha pra casa e direto pro meu fone independente.

Sex Ago 31, 2012 10:54 pm
Site Admin

Positivo (12)
mais um estagio de modificação no meu pobre shelter (um dia eu vou estar tocando e ele vai desmontar... :roll: )

Imagem

Imagem

acho que mais guitarra que isso ele não fica.

tá com 2 alnico 2 do cabrera, o pot tem push push, pra splitar ambos, e master volume dos caps, a togle de lespaul chaveia os caps.

no board tirei a me-8 e to usando a pod xt + fb-4 no lugar pra processar o lado guitarra.

Dom Out 07, 2012 1:35 pm
Site Admin

Positivo (12)
Muita coisa se passou no set desde essa foto aí de cima.

Nos violões meu shelter se foi e to com o telecoustic, o proximo passo é dar um upgrade nele tarrachas e caps magneticos, ainda não decidi exatamente o que vou fazer com ele, mas já tenho alguns planos em vista...

Nos efeitos, o que tá fixo quieto é o Spectrum como arredondador de piezo e o RC50 como looper oficial.

Depois que a m9 foi embora, pra timbres de violão usei essa boss a agora tá a zoom GFX-4 da foto abaixo, a ideia ainda é compactar mais, provavelmente pegar uma g2 com pedal de expressão que já resolve o que eu preciso pra processamento do piezo atualmente.

Na parte guitarristica do set a POD XT com o FB-4 ficou queita aqui por um bom tempo, ontem tava com esse pedal do Tom Tone pra testar (Full House) pra testar, que um emulador de 4x10 pra ligar em linha, tirei a pod botei uns pedais, e gostei mais do resultado, vou mudar, e depois fuçar um pouco no que usar de efeito de guitarra muito provavelmente entra um vibe no lugar do tremolo, e quem sabe uma distorção com 2 estagios apesar do fire ter funcionado bem.

Imagem

Sáb Abr 06, 2013 1:03 pm
Site Admin

Positivo (12)
Mensagem Re: Divagações sobre set não tão acústico-atualizado em 04/2
Atualizando o treco eternamente em desenvolvimento.

Imagem

Constatei algumas coisas, varias das mudanças eu consideraria "andar de lado" algumas poucas são evoluções.

A intenção nesse momento é descobrir o que é util efetivamente em cada sistema e tentar reduzir ou otimizar.

antes de colocar o magnetico na jogada eu experimentava muitos efeitos no piezo, apos os magneticos cheguei a conclusão que é melhor deixar os efeitos pra eles e manter o piezo mais puro . Então no piezo são basicamente 3 ou 4 timbres, de modução só chorus, é interessante um booster, pra solar com piezo, e mais 2 bancos um com outro sem delay (delay eternamente ligado pra tocar dando ambiencia, e outro com reverb pra gravar as coisas percussivas do piezo, sem delay) então uma pedaleira pequena com bancos tipo sobe e desce já resolve isso, melhor ainda se ela tiver um experessão programavel pra se tornar volume de base e solo em cada patch. a GFX tinha esses recursos mas era grande, provavelmente uma zoom com foot resolve ou boto o foot nessa digitech que entrou aí. não precisa mais que isso. o aura continua é titular desde que entrou.

Pro timbre de magneticos, na pratica os efeitos são clean, drive, drive com tremolo, e auto wah, consegui bons resultados com pedais passando pelo full house do tom tone, e com a pod, a ultima adição nessa cadeia que muda bem o resultado é o pot de volume, que me faz não trabalhar mais com o volume no tampo do violão, é mais prático e mais preciso, o volume não mais sai dessa cadeia, seja ela via pod ou via pedais, ainda quero testar um vibe ao invez do tremolo mas não pintou nenhum descente aqui por enquanto pra fazer a função.

No loop tambem não mexo, os outros não tem os recursos e controles que o rc50 me oferece (quem sabe o rc300 mas não testei esse ainda, só troco se for mais pratico).

Gostei de usar o telecoustic, entrou outro aqui mais fuçado um pouco que to dando um tapa pra ter os recursos proximos ao shelter (captador magnetico) e o telecoustic preto que ta mais original vai girar.

Ta na hora de gravar video de novo com o set pra registrar o estado em que está.

Dom Jun 09, 2013 1:54 pm
Criar novo tópico Responder  [ 80 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo