Bem-vindo: Qui Fev 22, 2018 9:39 pm




Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 
Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 141) 
Autor Mensagem

Registrado em: Sex Jan 11, 2008 2:17 pm
Mensagens: 91
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 141)
Tudo sobre Braços Parafusados e Colados
Por: Dave Hunter / Revista Guitar Player Nº 141

Conversa em uma loja de instrumentos

- Cara, que guitarra é essa?

- Uma Tom Anderson.

- Nunca ouvi falar. De qualquer maneira, não serve para você. Ela tem braço parafusado. Você precisa de uma guitarra com braço colado.

Esse bate-papo imaginário destaca uma visão equivocada que muitos guitarristas iniciantes têm: braço parafusado significa fácil e barato; braço colado significa difícil e caro.

É claro, se você quer o projeto mais simples, funcional e econômico de guitarra, o braço parafusado é o mais indicado. O que poucos sabem, no entanto, é que também é mais fácil e barato fazer uma guitarra funcional de braço colado, porém nada espetacular, do que construir um modelo de braço parafusado realmente notável. Se bem realizados, esses dois tipos de construção oferecem timbres distintos e necessitam manutenção diferente.

Pergunta: se você gastar 3.000 reais em uma guitarra de braço parafusado e o mesmo valor em um modelo de braço colado, qual será o melhor instrumento? Na verdade, essa é uma pergunta sem propósito. Vamos descobrir por quê.

Hoje em dia, esses dois designs distintos são utilizados por diversos fabricantes, mas na metade do século passado a situação era diferente: guitarras de braço parafusado eram feitas pela Fender e guitarras de braço colado eram construídas “pelas fábricas restantes”, com destaque para a Gibson, Gretsch e Epiphone e outras empresas de Chicago que entraram no mercado a partir de 1950. Foi nessa época que Leo Fender lançou a Broadcaster, que não foi somente a primeira guitarra de corpo sólido como também a primeira a contar com braço parafusado.

Genericamente falando, o braço colado transmite a ressonância entre o braço e o corpo de madeira mais consistente e instantânea do que o parafusado. O resultado é um pouco mais de calor e corpo no som desse tipo de instrumento, enquanto modelos de braço parafusado têm timbres mais estalados e brilhantes.

A menos eficiente e mais lenta transferência de energia acústica nos braços parafusados produzem mais ataque e um som estalado de cordas – essencialmente, essa construção separa o som das cordas do braço e do corpo. Por outro lado, a transferência direta de energia por meio do braço colado proporciona um timbre mais consistente e suculento. A junção mais precisa do braço colado ao corpo facilita a vibração das freqüências por todo o instrumento, encorpando a nota – uma qualidade bem-vinda se você procura um instrumento com som mais parrudo e maior sustain.

Por outro lado, o brilho e o som estalado da guitarrada de braço parafusado enfatizam a definição da nota, contribuindo para um timbre cortante. Apesar de menor ressonância no corpo – e conseqüentemente um timbre menos cheio –, o ataque salta do instrumento com menos influência da madeira, diferentemente do que acontece nos modelos de braço colado. O corpo da nota aparece apenas após a percepção inicial da nota, depois que o ataque cortante deixa sua marca. Pense no som clássico do captador do braço da Stratocaster. Há calor e ressonância ao redor da nota, mas ao palhetarmos com convicção, surge também um som estalado e definido.

A eficiência – ou a falta dela – da transferência de energia se deve à qualidade da junção do braço nos modelos parafusados. Há fabricantes que acreditam que um encaixe parafusado bem executado pode alcançar a vibração e ressonância de um braço colado.

Porém, nem todos os guitarristas querem que seu instrumento parafusado soe como um modelo de braço colado, e o som cortante e estalado derivado de ausência de contato entre braço e corpo – algo inevitável quando não há cola para unir as partes – é um elemento desejado e positivo para certos estilos musicais. Guitarristas que procuram um som mais redondo e fluido para solos ou bases mais pesadas e encorpadas ou timbres aveludados de jazz tendem a procurar instrumentos de braço colado – mesmo que não haja uma regra universal para cada estilo ou sonoridade.

Assim como há diferenças entre os modelos parafusados, já vários tipos de modelos colados. A Gibson utilizou diferentes tipos de encaixe ao longo dos anos. A mais venerada é a junção macho-fêmea do tipo longo – que era aplicada nas primeiras Les Paul. Esse design tinha um longo encaixe – no final do braço, que era fixado firmemente e colado ao apoio do corpo. Quando a Gibson mudou sua fábrica de Kalamazoo, Michigan, para Nashville, no Tennessee, em meados dos anos 1970, os braços passaram a utilizar um encaixe mais curto. Esse design era também chamado de “rocker joint”, porque a parte inferior do encaixe era talhada para que o braço fosse inserido com a angulação certa no apoio do corpo. Isso significa que uma porção maior da parte posterior do braço não fica colada ao corpo, e assim a superfície de junção do corpo com o braço diminui. Ninguém discute a qualidade de uma Les Paul original de 1959 – ou uma reedição construída pela Gibson Custom Shop –, mas muitas Les Paul de construção de encaixe curto têm som fantástico. A Gibson usou outros encaixes em diferentes modelos. Por exemplo, a Les Paul Junior de um cutway apresenta um bloco de junção, que tem largura igual ao braço e se estende até o final da escala. Outros fabricantes utilizaram uma junção no formato “rabo-de-andorinha”, com bloco que se encaixa a um berço com laterais anguladas.

Assim como acontece quando confrontamos braços colados e parafusados, a comparação de os diferentes tipos de junção de braço colado não é uma questão de melhor ou pior. É claro, muitos outros aspectos de construção influem na dicotomia clássica “Gibson versus Fender”. O corpo de mogno, braço com headstock angulado para trás, ponte Tuno-o-matic, escala de 24¾" e captadores humbuckers (ou P-90, em alguns casos) da Les Paul contribuem para um som mais cheio e aveludado. O corpo de ash ou alder, braço de maple, ponte flutuante com alavanca (sou semiflutuante, no caso da ponte de Tele), cordas que atravessam o corpo, escala de 25½" e captadores single-coil colaboram para o som brilhante e cortante da Stratocaster.

Considerações tonais à parte, os braços parafusados – conforme as intenções originais de Leo Fender – oferecem uma manutenção mais fácil, algo apreciado por muitos músicos e técnicos. A angulação está ruim? Tire o braço, coloque um calço e fixe-o novamente. O braço empenou? Encomende um novo e troque você mesmo. Esse trabalho necessita de alguma habilidade específica, mas é muito mais fácil de realizar do que em um braço colado.

Resumindo: se você está procurando uma nova guitarra, é necessário experimentar o maior número de instrumentos possível, deixando seus dedos e ouvidos tomarem a decisão por você. Diferentes encaixes de braço contribuem para diferentes sonoridades nas guitarras, mas o design escolhido deve estar de acordo com o que é certo para você e para sua música.


Sáb Jan 12, 2008 1:27 am
Perfil

Registrado em: Ter Mar 14, 2006 9:38 pm
Mensagens: 835
Localização: Brasília - DF
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 141)
Muito, MUITO bom.

Alguém fixe esse tópico!

PS: Seja bem vindo, Luiz.

_________________
Chuck Norris não lê livros; Ele os encara até conseguir toda a informação de que precisa.

Setup: http://guitarcorner.com.br/viewtopic.ph ... highlight=


Sáb Jan 12, 2008 12:58 pm
Perfil

Registrado em: Sex Jan 11, 2008 2:17 pm
Mensagens: 91
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 141)
Obrigado pelas boas-vindas. Já conhecia o fórum, mas decidi me cadastrar recentemente. Comecei com essa bela matéria da Guitar Player, que acaba com todas as dúvidas relacionadas ao tema. Pretendo participar mais ativamente do grupo e em breve coloco uma breve apresentação.

_________________
[]'s
Luiz C T Rodrigues
_____________________________________
ESP/Ltd EC200-QM (0.11 - Drop C)
ESP/Ltd M50 (0.11 - Drop C)
Squier Strato California (0.09 - E)


Dom Jan 13, 2008 2:21 pm
Perfil

Registrado em: Dom Ago 28, 2005 9:04 pm
Mensagens: 250
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 141)
Muito Bem-Vindo. Tópico matador! 8)


Qua Jan 16, 2008 1:06 am
Perfil

Registrado em: Qui Nov 01, 2007 3:58 pm
Mensagens: 402
Localização: Belém-PA
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 141)
Estava pensando sobre esse assunto um tempo desses. Respondeu até minhas dúvidas :^)

Bem vindo.

_________________
http://www.myspace.com/aeroplanobr
http://www.fotolog.com/aeroplanorock


Seg Fev 11, 2008 3:13 pm
Perfil

Registrado em: Seg Out 29, 2007 2:49 pm
Mensagens: 470
Localização: Brasília/DF
Medals: 4
Positivo (4)
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 141)
Muito bom tópico, super esclarecedor. Eu já tinha uma opinião nesse sentido, nunca vi muito problema no fato de uma guitarra ter o braço parafusado. Certamente o timbre não fica igual ao de uma guita com braço colado, o que não quer dizer que seja um timbre pior...

_________________
keltongomes.com
soundcloud.com/keltonsolo
facebook.com/keltonfeice

******
Escute meu novo disco "Distraído Concentrado" em keltongomes.com


Ter Mar 04, 2008 10:05 am
Perfil

Registrado em: Seg Dez 31, 2007 12:56 pm
Mensagens: 632
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 141)
Acho que a questão do braço parafusado é em relação as les pauls. Se o cara tah atras de um som encorpado, gordo tipico de les paul, um braço parafusado é um problema sim.


Ter Mar 04, 2008 11:26 pm
Perfil

Registrado em: Seg Jun 15, 2009 10:46 pm
Mensagens: 10
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 141)
Super esclarecedor mesmo, dia desses também tava me perguntando quais eram as diferenças, e porque tanta gente prefere braço colado.


Sáb Jun 27, 2009 2:54 pm
Perfil

Registrado em: Qua Jun 03, 2009 4:21 pm
Mensagens: 53
Localização: Joinville/SC
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 141)
Tópico de respeito. No bulls**t. É assim que se faz.

_________________
http://www.davidcontesini.blogspot.com
http://www.ministerioherdandonacoes.blogspot.com


Seg Jun 29, 2009 1:13 pm
Perfil

Registrado em: Dom Ago 22, 2010 10:17 pm
Mensagens: 80
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 1
Isso aí é básico... Mas no fim das contas, parafusado acaba sendo mais barato e prático. Palavras de um strateiro.


Qui Set 09, 2010 10:17 pm
Perfil

Registrado em: Ter Dez 19, 2006 9:49 pm
Mensagens: 32
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 1
Resumindo, vai do gosto pesoal, cada um tem suas vantagens e desvantagens.


Qui Jun 16, 2011 1:09 pm
Perfil

Registrado em: Seg Ago 22, 2011 11:43 am
Mensagens: 16
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 1
Parabéns pelo post Luiz.

Precisamos quebrar alguns tabus e mitos.

O ouvido (e o gosto de cada um) é o melhor medidor da qualidade dos timbres.

Um abraço.

Elvis Almeida
Guitarrista e Endorser Strinberg
http://www.elvisalmeida.com


Seg Ago 29, 2011 10:09 am
Perfil

Registrado em: Sex Set 16, 2011 3:56 pm
Mensagens: 183
Localização: Campos do Jordão-SP
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 1
É isso aí. É tudo uma questão da busca por "aquele" timbre. Eu tenho duas guitarras com braço colado e captadores humbuckers (uma SG e uma 175) e estou esperando chegar a minha strato, justamente porque nenhuma das duas que possuo são capazes de reproduzir aquele som característico que só mesmo uma stratocaster pode botar pra fora quando você coloca a chave na posição 2 (ou será a 4?), em que ficam ligados os captadores do braço e do meio. AMO ESSE TIMBRE!!!!

Podem me chamar de maluco, mas estou comprando essa guitarra só pra fazer base nessa posição!!!

:mrgreen:


Seg Set 26, 2011 8:33 pm
Perfil

Registrado em: Ter Jul 02, 2013 7:27 am
Mensagens: 4
Mensagem Re: Tudo sobre Braços Parafusados e Colados (Guitar Player 1
Acho que muita iniciante ao ver a guitarra com braço colado, principalmente as Les Paul, SG....ttem impressao de que aquela guita foi feita com uma peça unica de madeira, ou seja, sem divisoes, o que é uma inverdade na maioria dos casos...

Acaba-se criando um mito...uma distorçao de mercado...

Mas na minha opiniao, o sustain realmente é maior em braço colado...o que nao é necessariamente uma vantagem...


Seg Jul 08, 2013 11:28 am
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.
Traduzido por: Suporte phpBB