Bem-vindo: Dom Fev 18, 2018 9:22 pm

Criar novo tópico Responder  [ 185 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 13  Próximo
A madeira não influencia o timbre 
Autor Mensagem

Mensagem A madeira não influencia o timbre
Boa tarde, pessoal!

Hoje, acordei cedinho pra assistir o treino da Formula 1, e acabei vendo, por tabela, o Globo Universidade. Para minha sorte, a matéria tratava do curso de lutheria na Universidade Federal do Parana, segundo o programa, o primeiro do Brasil, ou seja, a primeira faculdade sobre lutheria do Brasil está na minha cidade e é gratuita!!! Mas tudo que é bom dura pouco...

Um cidadão aparece durante o programa, dizendo ter feito uma pesquisa sobre as diferenças de timbres em cada tipo de madeira, na construção das guitarras elétricas. O cara construiu 9 corpos iguais, em 9 madeiras diferentes, e usou o mesmo braço e hardware em todos os corpos (Não do mesmo modelo, e sim as mesmas peças mesmo...), e usou um aparelho que dava a palhetada com a mesma velocidade e força, para evitar diferenças de tocabilidade. Gravou tudo, comparou os sons e chegou a conclusão de que....NÃO EXISTE NENHUMA DIFERENÇA TIMBRÍSTICA ENTRE AS MADEIRAS!!!

Não sei se odeio o cidadão, se duvido da pesquisa dele ou se vendo minha Fender, compro uma Tonante e troco o hardware dela...

E agora, José? 50% das nossas discussões aqui foram papo furado? Falta algo pra esse cidadão comparar? O mundo de vocês também caiu?

Para os incrédulos, segue o link:

http://globouniversidade.globo.com/Port ... 11,00.html

A partir dos 13:17 minutos, começa essa parte do programa.

Vejam e chorem comigo....=(

Sáb Mai 07, 2011 4:47 pm

Mensagem Re: A madeira não influencia o timbre
edugrelha escreveu:
O cara construiu 9 corpos iguais, em 9 madeiras diferentes, e usou o mesmo braço e hardware em todos os corpos (Não do mesmo modelo, e sim as mesmas peças mesmo...), e usou um aparelho que dava a palhetada com a mesma velocidade e força, para evitar diferenças de tocabilidade. Gravou tudo, comparou os sons e chegou a conclusão de que....NÃO EXISTE NENHUMA DIFERENÇA TIMBRÍSTICA ENTRE AS MADEIRAS!!!

Era justamente isso o que faltava: um teste empírico realizado num ambiente controlado, no melhor estilo Myth Busters! :D

edugrelha escreveu:
O mundo de vocês também caiu?

Não, porque há muito tempo eu escuto falar que, em relação à madeira, o braço é o grande responsável pelo timbre, não o corpo. O fato de ele usar o mesmo braço em todos os 9 corpos só vem comprovar isso.

edugrelha escreveu:
Não sei se odeio o cidadão, se duvido da pesquisa dele ou se vendo minha Fender, compro uma Tonante e troco o hardware dela...

Odiar porque? Só porque ele tirou sua razão de viver? :lol:

Quanto à Tonante... bom, estamos falando de madeira, aqui. :roll:

Editado pela última vez por quito em Sáb Mai 07, 2011 5:29 pm, em um total de 1 vez.

Sáb Mai 07, 2011 5:05 pm

quito escreveu:
Quanto à Tonante... bom, estamos falando de madeira, aqui. :roll:

OWNED :mrgreen:

Sáb Mai 07, 2011 6:25 pm

Medals: 2
Positivo (2)
quito escreveu:
Não, porque há muito tempo eu escuto falar que, em relação à madeira, o braço é o grande responsável pelo timbre, não o corpo. O fato de ele usar o mesmo braço em todos os 9 corpos só vem comprovar isso.

Hmmm. Isso que dizer que trocar o braço da minha Squier vagaba com o objetivo de resolver a única coisa que não gosto nela (shape do braço e principalmente trastes muito baixos) tem chance de arruinar o que mais gosto nela (o timbre)?

Em tempo: antes que alguém pergunte porque não fazer um refret ao meu gosto ao invés de colocar outro braço: um refret no RJ sai por 300 a 400 reais. Fazer isso numa Squier de 500 reais? Concluí que sacar ele e colocar um Warmoth de 160 USD no lugar sairia mais barato e com o plus de estar pondo um braço muito que poderia até ser vendido sozinho depois se eu quisesse.

Sáb Mai 07, 2011 6:26 pm

Lobao escreveu:
quito escreveu:

Hmmm. Isso que dizer que trocar o braço da minha Squier vagaba com o objetivo de resolver a única coisa que não gosto nela (shape do braço e principalmente trastes muito baixos) tem chance de arruinar o que mais gosto nela (o timbre)?

Em tempo: antes que alguém pergunte porque não fazer um refret ao meu gosto ao invés de colocar outro braço: um refret no RJ sai por 300 a 400 reais. Fazer isso numa Squier de 500 reais? Concluí que sacar ele e colocar um Warmoth de 160 USD no lugar sairia mais barato e com o plus de estar pondo um braço muito que poderia até ser vendido sozinho depois se eu quisesse.

Opa, tb considero (agora mais ainda) trocar o braço da na minha Squier? Lobão, aqui na minha cidade um refret deve sair uns 100 mangos ou menos, mas eu prefiro mesmo trocar o braço q tb queria um shape mais gordo...

Sáb Mai 07, 2011 6:34 pm

Lobao escreveu:

São grandes as possibilidades. Mas tanto pode arruinar quanto melhorar ainda mais...

Lobao escreveu:

Este é um grande dilema... e algo que me faz pensar seriamente em aprender a fazer refret :roll:

Sáb Mai 07, 2011 6:35 pm

Outra coisa q me ocorreu, se a madeira tem pouca ou nenhuma influência sobre o timbre, imaginem o acabamento então: pouco importa se é PU ou nitro...

Sáb Mai 07, 2011 6:47 pm

Medals: 2
Positivo (2)
blues slim escreveu:
Outra coisa q me ocorreu, se a madeira tem pouca ou nenhuma influência sobre o timbre, imaginem o acabamento então: pouco importa se é PU ou nitro...

Pôxa Blues,

Parece que vc não aprendeu... A madeira tem que respirar... :mrgreen: :mrgreen:

Agora sério(ao menos tentando).

Hein? Será mesmo? Será que por todos os anos, todo o esmero empregado pelas fábricas foi só por capricho? Foi somente para aumentar o preço do produto alegando estar usando um produto, digamos, mais nobre? Essas empresas simplesmente rifaram um tipo de madeira e ôba? Nada de pesquisa(Americano não gosta de pesquisar e seus produtos geralmente não possuem qualidade total sob rígidas normas de seus ITIL,PMP,COBIT,ISO??? Nada disso?

Se isso for verdade(por enquanto eu duvido!), vou ali para o canto chorar...

Sáb Mai 07, 2011 7:09 pm

Eu levei essa "nova informação" com muito menos tranquilidade que vocês aqui.

Gente, o cidadão pega SX Strato, coloca um braço Fender Custom Shop, o melhor hardware possível pro seu gosto, e vai gastar, pra ter a melhor guitarra que ele poderia ter, um preço muito mais light que uma Fender México?

Melhor, se isso mesmo for verdade, basta comprar uma Fender México e colocar hardware bacanudo pra ter uma guitarra top, com a construção Fender e ainda a tão almejada logo no headstock...

E aquele papo de Mogno AAAAAAAAA das Gibsons custom shop então....pura balela??? Tão matando árvore em extinção pra fazer graça???

Sáb Mai 07, 2011 8:20 pm

Desculpa aê, mas não dá pra botar fé nisso. Qualquer um aqui que já tocou (e nós temos muitos anos nesse negócio) já percebeu que madeiras influenciam, sim. Isso varia pra mais ou pra menos, a depender do hardware usado. E isso é um problema desse estudo. Qual a captação empregada? Como foi realizada essa medição? O sinal foi amplificado? Pode parecer irrelevante, mas sinceramente não sei. O sinal da guitarra passiva desamplificada é grotescamente fraco. Isso pode dar alguma distorção na medição, fazendo tudo com formas de onda bem parecidas? Sei lá. Até porque não sei como o cara coletou o sinal. E aquele dispositivo? Por que tocar uma corda só e não todas ao mesmo tempo?

Essa semana foi divulgado um estudo, saiu na mídia em geral, dizendo que o sal na verdade faz bem à saúde. Foi criticado pra caramba por médicos, que questionaram justamente a amostragem, métodos de medição, etc. Toda semana, aliás, acontece algo parecido. Enquanto eu não ver algo mais crível do que aquela fração editada mostrada na reportagem, vou continuar com minhas crenças antigas (aliás elas também são empíricas :D ).

Sáb Mai 07, 2011 9:27 pm

Medals: 3
Positivo (3)
Prefiro confiar no meu ouvido que diz que tem diferença.
Só não venham me pedir pra eu descrever as nuances de cada madeira...

http://www.facebook.com/bigjohnsiqueira
Videos

Sáb Mai 07, 2011 9:31 pm

Pois é, fico imaginando as guitarras sendo espetadas num bom amp dando todas elas sonoridade bem diferente e o cara jurando que tá tudo igual, pois o gráfico medido mostra isso...

Sáb Mai 07, 2011 10:30 pm

É, a única coisa que me deixou com o pé atrás foi esse lance de o cara bater uma corda por vez, e não "tocar" efetivamente.

Mas de qualquer maneira, mesmo que dessa maneira simples como foi feito o teste, não ter diferença NENHUMA, já é de fazer pensar o quanto valorizamos a madeira do corpo.

Sáb Mai 07, 2011 10:45 pm

Vocês estão perdendo o foco da discussão... é claro que a madeira influencia. Afinal, o braço é feito de que?

Dom Mai 08, 2011 12:28 am

quito escreveu:
Vocês estão perdendo o foco da discussão... é claro que a madeira influencia. Afinal, o braço é feito de que?

Isso não ficou implícito nos testes do cidadão.

De qualquer maneira, Quito, por que o braços teria mais influência que o corpo?

Sempre achei que fosse o inverso, afinal, o que "vibra" junto ao captador é o corpo. Enfim, qual a explicação?

=)

Dom Mai 08, 2011 12:38 am
Criar novo tópico Responder  [ 185 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 13  Próximo