Bem-vindo: Qua Jan 24, 2018 2:26 am

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Ajuda com Fonte para pedalboard. 
Autor Mensagem

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Ajuda com Fonte para pedalboard.
Amiguinhos!

Desde já peço desculpas caso haja outro tópico semelhante tratando sobre o assunto.
Se houver podem apagar este, ok?
Bom vamos ao caso:
Já faz mais ou menos uns 10 anos que uso a mesma fonte para meu pedal board (uma fonte construída pelo Eugênio da EFX, com 8 saídas individuais e 1000ma total). Por incrível que pareça, e mesmo depois de todo esse tempo, ela continua ali firme e forte.
Mas a família de pedais está crescendo, e por isso preciso de uma nova fonte para alimentar no mínimo 10 pedais com folga de amperagem.
As dúvidas são:

I - Pego uma fonte em linha ou uma com saídas individuais? Sei que as em linha tendem a ser mais barulhentas, mas há algumas marcas que afirmam que resolveram esse problema (Visual Sound e Power Play). Alguém confirma isso empiricamente?

a) Eu gosto das fontes com saídas individuais, pela organização dos cabos, e pela facilidade na alimentação (por possuírem tomada ao invés daquele rabicho das fontes em linha) mas elas ocupam um espaço considerável no board, e eu ando numa vibe de que espaço é pra pedal e não pra fonte.

b) Outro problema que enfrentava com a minha fonte antiga, que gostaria de resolver com a fonte nova é a questão dos plugues: queria plugues pequenos e angulados, pois facilitaria a arrumação e economizaria espaço.

II - No caso de pegar uma fonte com saídas individuais, qual teria o melhor custo x benefício?

a) Sei que as voodoo lab são ótimas, mas tbm são milionárias! Ouvi falar da linha "Energy", da Landscape, porém as opiniões sobre a marca se dividem bastante, o que também é o caso das fontes da Fire, Joyo, Axcess e Moer.

III - No caso de optar por uma fonte em linha, qual seria o melhor custo x benefício?

a) Ouvi falar bem da Power Play e da Visual Sound. mas nunca testei nenhuma delas.

É isso ai, se puderem ajudar ficarei extremamente grato!

Abs,

MMT.

Qui Jun 23, 2016 2:03 pm

Positivo (2)
Mensagem Re: Ajuda com Fonte para pedalboard.
Maurício, eu uso uma Visual Sound 1Spot e acho excelente. É bem silenciosa, por sinal.

Quanto a saídas individuais, há um certo consenso que é melhor, mas não saberia explicar o porquê. Alguns dizem que pra fuzz é melhor, mas o meu Ed's Fuzz tá no meio da cadeia de pedais, ligado na daisy chain da 1Spot e tá lá, maravilhoso e silencioso. Acho que vai mais da construção do pedal e da ligação elétrica do local.

Se eu fosse profissional, pegaria uma Voodoo Lab. Como sou guitarrista de quarto, a 1Spot me resolve 100% (tenho até uma de reserva).

Sex Jun 24, 2016 9:01 am

Positivo (2)
Alexm,

Pois então, tenho a mesma impressão que vc: não sou profissional, e minha banda toca de vez em qnd só, o que não justificaria um investimento tão alto numa fonte agora, até porque tenho outras prioridades de investimento no board. Todos os pedais que uso são 9v, o que não me obrigaria pegar uma fonte com saídas individuais e com voltagens diversas.
Realmente tenho bastante dúvida sobre qual caminho tomar.
Obrigado pela ajuda!

Abs,

MMT.

Sex Jun 24, 2016 3:17 pm

O grande problema aí são os "ground-loops" (loops de terra). Estes são a causa mais comum de ruído ('hum') nos sistemas de áudio - e, consequentemente, nos nossos queridos pedais.

Explicando de forma BEM simplista: uma fonte com saídas isoladas tem a tendência de "reduzir" ruídos (induzidos pela carga - pedal), pois cada saída tem seu terra isolado, evitando assim os ground-loops! Já numa fonte estilo daisy-chain, como todas as cargas (pedais) compartilham do mesmo circuito de alimentação (e mesmo terra), qualquer 'hum' induzido por um pedal irá percorrer o circuito, podendo ser reamplificado, e fazendo o ruído desandar (PODE, mas não é via de regra)...

Uma coisa interessante a se fazer, no caso de usar daisy-chains, que pode melhorar um pouco a ocorrência de ruídos, é usar ao menos duas fontes, para isolar cargas de origens distintas: uma para os pedais analógicos, e outra para os digitais!

Um pouco literatura, caso queiram se aprofundar um bocado mais:
http://www.ovnilab.com/articles/isolated.shtml
http://www.rane.com/note110.html

Pitchblack, Custom Wah, Amp, DDSS B-Custom (18V), Hellbender, Sovereign (12V), FF Bonamassa, Octron (12V), Yellow Cab, Cash (12V), Timmy (12V), Tone Burst -> TI15 / (Send) ModFactor/Controller, TimeFactor/Controller, Spaceman, Ditto (Return)

Qua Jun 29, 2016 11:50 am

Positivo (2)
Poxa, Diogrus!

Muito legal a sua dica!
Desconhecia esse fato.
Obrigado mesmo!
Vou dar uma olhada nos links q vc enviou!

Abs,

MMT.

Qua Jun 29, 2016 1:45 pm

O que escrevi aí em cima é o básico do básico, só para dar uma esclarecida mesmo... nos links (e no google), já dá para melhorar a base de conhecimento e dar uma aprofundada!

Agora, vale ressaltar também que, no caso dos pedais digitais, também precisa-se tomar o cuidado de não exceder a corrente máxima suportada pela fonte! Como exemplo, podemos pegar um Eventide dos Factor da vida, que apesar de vir com fonte de 1200mA, é alimentado sem problema com 400mA (que é o que a maioria das isoladas fornecem em suas saídas de alta corrente, alimentando sem problema estes pedais - faço isso nos meus, sem problema algum)... já com pedais analógicos, dificilmente teremos este problema, tendo em vista que geralmente são pedais de baixo consumo...

Pitchblack, Custom Wah, Amp, DDSS B-Custom (18V), Hellbender, Sovereign (12V), FF Bonamassa, Octron (12V), Yellow Cab, Cash (12V), Timmy (12V), Tone Burst -> TI15 / (Send) ModFactor/Controller, TimeFactor/Controller, Spaceman, Ditto (Return)

Qua Jun 29, 2016 2:19 pm

Positivo (2)
Diogrus,

Pois então, eu sempre ouvi falar que o melhor era usar fontes com boas sobras de amperagem, para não sobrecarregar a cadeia e danificar os pedais. Confesso que desconheço o consumo dos pedais que uso, e confio nas descrições técnicas do manual. De qualquer forma, e até mesmo porque não uso vários pedais ligados ao mesmo tempo (no máximo 3), acredito que 2000ma são suficientes. Ou estou enganado?

Abs,

MMT

Qua Jun 29, 2016 6:02 pm

Cara... a não ser que seu board seja recheado de pedais digitais de alto consumo, fica tranquilo! 2A (ou 2000mA) é coisa pra k-ráleo!

Por exemplo:
- se botar cinco Strymons/Eventides no board, estes consumirão "exatamente" os 2000mA (teóricos);
- se botar pedais digitais mais simples, tipo a maioria dos delays, mods e reverbs, bota aí uns 80 a 250mA por pedal que esta categoria deve estar nessa média;
- se botar pedais de drive, booster, fuzz, aí fica tranquilo, pois o consumo destes chega a ser ridículo... no talo, dá para se esperar um consumo de coisa de até uns 20mA... como exceções, podemos citar pedais valvulados (tem de analisar caso a caso, mas geralmente acompanha fonte própria), ou com chaveamento a relé (o funcionamento do relé demanda uma quantia extra de corrente além daquela demandada pelo circuito do efeito em si, então podemos ter uns picos de uns 50 a 60mA, o que ainda é baixo).

Então, para a grande maioria, uma sugestão prática seria uma OneSpot da vida para os analógicos e outra para os digitais... aí, está com ruído? Tenta localizar e isolar a fonte do ruído (que pode ser um ou mais pedais), trocando-o, ou alimentando-o com bateria, ou mesmo convivendo com o ruído! Está com bala na agulha? Bota fonte com saídas isoladas, tensão variável e todo o vuco vuco (que é o que eu faço no meu board, não só pela quantidade megalomaníaca de pedais que botei lá, mas pela diferença de tensões de alimentação também - vide a assinatura)...

São casos e casos, mas para praticamente tudo há uma solução!
:P

Editado pela última vez por Diogrus em Qua Jun 29, 2016 6:49 pm, em um total de 1 vez.

Qua Jun 29, 2016 6:44 pm

Ah! E não são só os pedais que podem ser danificados se superar a capacidade de corrente da fonte, mas a própria fonte também!

Qua Jun 29, 2016 6:46 pm

Positivo (2)
Diogrus,

Excelente teu tratado sobre o assunto! De verdade, muito obrigado!
Vc disse que usa fonte com saídas isoladas.
Qual vc usa?
Indicaria alguma com um bom custo vs benefício?

Abs,

MMT.

Qua Jun 29, 2016 6:56 pm

Vou upar uma foto no tópico específico mais de noite, chegando do ensaio da banda... aí foto o link aqui (mais fácil)! Meu board está megalomaníaco (lindo de ver e tocar, um ** para carregar)!
kkkkkkkk

Qua Jun 29, 2016 6:59 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Autocitação:
Citação:
Há anos eu tento equacionar as fontes no pedalboard. Eu sou meio teimoso e sempre achava que uma fonte devia dar conta de tudo. Já faz tempo eu tive que arregar e usar 2, pq o FC MIDI dava hum na cadeia de audio. Nisso eu especulava sobre a Pedal Power, mas teimava que não gastaria tudo aquilo com uma fonte. Encomendei uma fonte custom e não resolveu, continuei usando duas. Daí veio um pedal 18V, mais uma fonte. Alguns pedais foram pro rack (e lá eles já tem alimentação do GSystem, ufa). Mas não aliviou o pedalboard - tenho só 4 pedais no chão mas tenho que usar TRÊS fontes pra eles :evil: :evil: :evil: . (uma 18V, uma específica pro Korg Pitchblack que também dá hum quando afina se compartilhar fonte - a OneSpot, que alimenta os outros dois).

Estava além do ridículo. Me resignei e comprei uma VoodooLabs Pedal Power ISO 5.

Resumindo: no pedalboard, dois afinadores que eu tenho jogavam hum no sinal. Com a Vudulab isso acabou, além de alimentar um 18V tb.

Qui Jun 30, 2016 9:59 am

Medals: 1
Positivo (1)
(post duplicado)

Editado pela última vez por Beto Rich em Qui Jun 30, 2016 2:49 pm, em um total de 1 vez.

Qui Jun 30, 2016 10:00 am

Exato Beto... um único pedal pode ser o elo mais fraco da corrente, e acabar prejudicando todo o esquema...

Eu demorei para chegar no board atual (que ainda sofre mudanças, apesar de estar num ponto já interessante)... já usei fonte handmade, fonte chaveada, mas agora consegui chegar num "ponto ideal" (ou o mais próximo possível deste) que conta com três fontes isoladas (BBE SupaCharger, Voodoo Digital e Voodoo ISO-5)... mas realmente, demora chegar neste ponto, até pelo maior custo destas fontes frente às demais! Mas não me arrependo de ter partido para as isoladas, melhorou bem!

Qui Jun 30, 2016 10:34 am

Positivo (2)
Beto Rich e Diogrus,

Afinal, chegamos naquela constatação par de toda GAS: o melhor sempre será o de maior custo.
Eu estava mesmo desencorajado de investir alto em uma boa fonte (me identifiquei bastante com o relato do Beto neste sentido huahuauhauhauh), mas vejo que não tem muito pra onde correr.
Estava mesmo inclinado em investir uns 350 mangos numa Energy 16, da Landscape, mas só vejo patrocinados falando bem delas. O resto da galera só reclama. Ouço a galera falar bem das Power Play, mas é meio unânime a reclamação da galera sobre as daysi-chain. Meu set é basicamente o seguinte: Guita -TU-2 - Keeley Katana - Vox Wah - Small Clone Dan´s Amp - Boss Super Overdrive - Mad Dog II EFX - EHX Doctor Q - Boss HiFlanger - Ibanez AD9 (short delay) - Echohead Marshall - AMP.
Ou seja...to ferrado! hauhahuauhauhauhuahuahauh.

Abs,

MMT.

Qui Jun 30, 2016 12:53 pm
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo