Bem-vindo: Ter Jan 16, 2018 9:47 pm

Criar novo tópico Responder  [ 38 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Guitar Corner Review: Ed's Mod Shop Heartbreaker - No Ar ! 
Autor Mensagem

Mensagem Re: Guitar Corner Review: Ed's Mod Shop Heartbreaker - No Ar
O pedal ja esta comigo!

Toquei um pouco hoje e gostaria que o pessoal que ja conhece o pedal melhor me tire uma duvida.

O controle de de "bass" dele é BEEEM pouco atuante, quase nada mesmo? Fiquei encabulado aqui...hehe

Qui Set 13, 2012 8:23 pm
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
ricardoc escreveu:
O pedal ja esta comigo!

Toquei um pouco hoje e gostaria que o pessoal que ja conhece o pedal melhor me tire uma duvida.

O controle de de "bass" dele é BEEEM pouco atuante, quase nada mesmo? Fiquei encabulado aqui...hehe

Ta ligando onde ?

Qui Set 13, 2012 9:02 pm

Acedo 276, Peavey Bandit e Fender Frontman.

A diferença do bass zerado e totalmente aberto é quase imperceptivel aqui.

Sex Set 14, 2012 1:34 am
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
page se tiver condição de fazer os reviews quando voltar eu mando pra voce.

Seg Set 17, 2012 12:19 am

ricardoc,

Comigo teve muita diferença o knob do bass... Usei num Laney LC 15r.

Seg Set 17, 2012 10:42 am

Vou confirmar aqui então. Cheguei a pensar se o pedal realmente esta funcionando 100%.

Vou ver se faço um video rapido pra explicitar melhor a situação.

Seg Set 17, 2012 12:36 pm

A primeira coisa que li sobre Heartbreaker foi o texto que o Ed usava em um fórum para descrever o pedal: “Overdrive old school com 3 transístores de silício com sons dos anos 60 e 70 que ajudaram a definir o som do rock 'n roll. De Link Ray a Jimmy Page passando por Clapton em Crossroads, temos um pedal de boost e overdrive leve a super saturado que é sensível a sua técnica, palhetada, volume da guitarra e dinâmico como um bom fuzz. Projetado com equalização baxandall é possível obter mid boost, mid scooped, flat e boost de frequencias individuais (treble e bass).” Óbvio que despertava uma grande curiosidade!

É válido recapitular do que se trata a tal “equalização Baxandall”! Tudo de uma forma mais simples e grosseira: vamos dividir tudo entre Equalização Passiva e Equalização Ativa. Equalização Passiva é normalmente encontrada em equipos vintage, equipos antigos e amplificadores de guitarra [normalmente!!!]. Eq passivo utiliza resistores, capacitores e indutores para SUBTRAIR o nível de algumas faixas de frequência. Um eq passivo não requer fonte de alimentação e o princípio de funcionamento é baseado na impedância de seus componentes. Como esse tipo de circuito só pode REDUZIR sinais é necessário ter algum tipo de amplificação após a equalização. Agora, para o design ativo mais simples ("ativo", neste contexto, significa que um circuito que amplifica suas frequências seletivas, de modo que nenhum nível é perdido como no passivo), é o criado por Peter Baxandall e batizado de Controlador de Tom Baxandall. O Controlador de Tom Baxandall tem um design simples e elegante, e qualquer fabricante de equipamentos teria que ser um pouco louco para querer fazê-lo de outra maneira. É o tipo de equipo certo para fazer o ajuste final do som de acordo com as preferências de cada um!
Resumindo: Equalização ativa Baxandall permite ajustes independentes de graves e agudos sem influência de um sobre o outro. Graves zerados e agudos acima das 12 horas e um treble booster começa a aparecer. E os médios? Também estão aqui, mas fixos. E como fazer para usar o danado para um midbooster? Zerando os pots de grave e agudo!

Enfim, pra que esse blá, blá todo? Para entender, e contextualizar, que não se trata de um pedal comumente encontrado por ai. Ele tem diversas particularidades. Seus controles não são, de forma alguma, simplórios e a interação dele com guitarra\captadores\outros pedais\amplificador é algo realmente incrível e merece um capítulo à parte. Para cada guitarra, para cada amplificador e suas diferentes combinações, ele reagiu de maneiras distintas.

Minha curiosidade sobre o pedal me levou a ter uma conversa pelo chat do Facebook com o criador da lata. Transcrevo o papo aqui:

Vino Ferrari: Ed. Tiro no escuro. Heartbreaker: alguma semelhança com o Overdrive Coloursound?
Eduardo Bonatto: Sim, ele é baseado no OCS! Achei que você sabia. Foi bem modificado, mas a essência é essa!
Vino Ferrari: Não sabia não, Ed. Estava ouvindo samples do Colour Sound e caiu a ficha! Pode me contar o que tu modificaste no projeto?
Eduardo Bonatto: Fiz algumas repolarizações, refiz os feedbacks, transistores diferentes, potenciômetro de gain antilog pra melhorar o curso de ação e uma ou outra coisa bem importante no som, mas eu não posso dizer!

Já tive a oportunidade de tocar em um Color Sound alguns anos atrás e o mix: timbre x dinâmica do pedal me marcou de determinada forma que, quando coloquei o Heartbreaker com gain no talo tive o insight de forma quase imediata. Mas aqui fica um adendo: o Heartbreaker de Ed Bonatto é mais dinâmico, porém, com menos ganho que o OCS.

Sobra a funcionalidade: ele joga – e muito bem – como booster antes de drives. O fato de poder brincar cortando\adicionando frequências, por si só, já é de grande valia. Some a isso a possibilidade de reduzir gain e apenas aumentar o volume do pedal (não esperem um booster limpo de 25dbs, por favor), que por consequência, aumenta a saturação – não como um tradicional booster limpo faria, obviamente ele adiciona a sua personalidade - do pedal subsequente....ou o charme da criatura: adicionando vozes, texturas de fuzz ao diminuir o controle de volume e adicionar gain do pedal! Sustain, definição e uma leve compressão foi o que ganhei no primeiro teste dele, como treble booster, do Big Muff Russo do Tito. Como midbooster de outros drives conseguiu dar o destaque na mix que pedais como os ‘TS Like’ conseguem (Não! Ele não parece um TS! Não façam confusão!), mas, como sempre, adicionando a sua personalidade marcante no timbre final.

No modo stand alone, não seria nada à lá muff ou fuzz faces. Nada de fuzzes lamacentos, gordos (Porém, nada magro!). No talo, minha melhor analogia estaria num Fuzz Face de germânio com o famoso “potenciômetro de volume voltadinho”. Uma certa crocância, um crunch que certamente será notado no vídeo que o Milton fez. Importante ressaltar que a dinâmica do pedal beira o absurdo. Lembra muito a facilidade que alguns amplificadores single ended saturados tem em limpar quando aliviada a mão da palheta.

Construção: O pedal é muito bem feito, tanto externa quanto internamente. Soldas bem feitas, circuito limpo e organizado. Quem teve a oportunidade de ver um pedal do Ed aberto sabe que não é qualquer coisa. Esteticamente ele chama muito a atenção. A pintura é muito bonita e o nome do pedal com a arte “escrito à mão” dá um charme bem bacana para o pedal e já virou marca registrada da Ed’s Mod Shop!

Minha constatação sobre ele? Um canivete suíço. Incrível a gama de timbres, utilidades e possiblidades que se pode extrair dele. Maaaas...realmente, acho que ele não é para todas as boards. Quem curte a vibe mais vintage, a função de ter que tirar o timbre na unha, texturas de fuzz, de treble booster... certamente irá se esbaldar nessa verdadeira máquina de timbres. Sempre lembrando, que apesar de toda essa áurea 60’s e 70’s, ele possui uma equalização ativa ;)

Video feito por Milton Morales para a Toca dos Efeitos:

Quem quiser curtis mais reviews e entrevistas, dá um pulo no blog: http://tocadosefeitos.blogspot.com/

Abraços
Vino Ferrari

Ter Fev 19, 2013 3:55 pm
Site Admin

Medals: 1
Positivo (1)
Fiz um review para o Heartbreaker no Pedais & Efeitos: http://pedaiseefeitos.com/?p=6039

http://leonardojr.blogspot.com/
http://www.pedaiseefeitos.com

Qua Set 03, 2014 12:27 pm
Criar novo tópico Responder  [ 38 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3