Bem-vindo: Seg Fev 26, 2018 12:36 am

Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Opinem, por favor 
Autor Mensagem

Mensagem Opinem, por favor
Pessoal, vou tentar descrever minha realidade e vamos ver o que podemos colher de conclusões, baseado na vivência de vocês. Há pouco voltei a tocar e to curtindo muito. A banda não é um primor de técnica, mas estamos agradando, acho que pela "raça". Igual time de várzea rsrs. Atualmente eu to com um amp Fender Super Champ XD, valvuladinho de 15 watts, com pré-híbrido cheio de efeitos e tals. O amp me agrada, rola bem no ensaio. Nos shows que fizemos, ele microfonado, foi bem também, mas eu sinto que falta um cabelinho de volume nele. Eu pensei num valvulado de uns 30w, mas a grana ta curta para pegar um "de marca". Eu tava me coçando para pegar um Acedo (achei por menos de 3k). Mas o problema é o seguinte: Estamos tocando por hobby, na maioria das vezes em evento beneficente ou aqueles festivaiszinhos de bandas na praça e etc. Não rola cachê e as condições nem sempre são boas. Estreamos em julho e tocamos quatro vezes durante o mês, duas ocasiões em eventos esportivos (skate e esportes radicais). Em todas as vezes (eu disse todas) eu tinha a minha disposição apenas UMA tomada de energia, assim mesmo ligando várias outras coisas juntas, em T ou réguas. Um evento tinha dois T, um espetado no outro, e eu ainda tinha amp e pedais para ligar. Ainda bem que eu levei um estabilizador relativamente parrudo que tenho em casa. Em outro, o led do pedal oscilava durante a música, passando a impressão de que não estava recebendo energia suficiente para seu funcionamento. Assim, quanto ao novo amp que pretendo comprar, minha dúvida é
a seguinte, nessas circunstâncias, não seria mais viável eu pegar o solid state de 100 watts?? Eu sei que vou perder em timbre, mas não seria mais seguro??? Com a palavra....

Seg Ago 15, 2016 10:37 pm

Mensagem Re: Opinem, por favor
Não sou dos mais experientes aqui, mas aposto que eles vão te indicar um Peavey Bandit. Tem usado por 1.500, modelo americano. Eu não arriscaria o pescoço do meu valvulado nessa condições que você descreveu. Os Peavey são considerados tanques de guerra, não têm válvulas pra torrar e têm excelente timbre.

Ter Ago 16, 2016 9:01 am

Medals: 1
Positivo (1)
Bom, eu considero um engano você se privar de qualidade de som pelo fator de falta de qualidade dos eventos em que vc vai tocar.
Ainda pelo que eu sei um valvulado se adapta melhor a variação de voltagem (EVH que o diga) que chips e transistores. Ele provavelmente vai soar diferente em 90V ou 130V, o que é outra história.
Minha sugestão é a que vc já tem: estabilizador.

Quanto ao amp, nunca ouvi um Acedo mas pela proposta sua e da banda acho que ele se enquadra bem.

Ter Ago 16, 2016 9:27 am
Site Admin

Como todos sabem, eu não sou nem um pouquinho contra transistorizados, fazem um trabalho decente (mesmo que não ótimo) se você souber timbrar, a diferença entre SS e valvulados é dramática no quartinho ou no estúdio mas se dilui em situação de banda tocando pra valer no coreto da praça e o público não percebe a diferença de qualquer jeito.

Isso posto, concordo em gênero, número e grau com o Beto: se você usar um estabilizador, seu valvulado vai estar protegido. Eu na verdade penduraria tudo depois do estabilizador, amp e pedais, e o estabilizador seria a única coisa ligada na tomada do evento.

Ter Ago 16, 2016 10:31 am

Medals: 2
Positivo (2)
Salve Blues. Sou da opinião de que valvulado faz sim diferença no timbre em relação aos transistorizados. Vc já toca por hobby, então ter um som bom na guitarra já é um bom início pra diversão, certo ? rsrs.. Faça um teste e veja se a diferença é grande ou não pra você.

E quanto à segurança, concordo com o Beto. Só acho que um valvulado de marcas tradicionais tende a dar menos dor de cabeça que os handmades nacionais. Um Blues Jr ou um Classic 30 não cabe no teu orçamento ?

Ter Ago 16, 2016 6:43 pm

henriquelhrf, eu já tive a oportunidade de testar, lado a lado, um Peavey (não lembro o modelo agora) com um Fender Frontman, ambos SS, claro. O timbre do Fender me agradou muito mais com as guitarras que eu uso (strato e tele). No quesito durabilidade, já ouvi falar muito bem o Bandit. Valeu pela dica.

Beto - , minha preocupação, além da variação de voltagem, é uma sobrecarga queimando uma(s) válvula(s), meu bolso dói só de pensar num retube, ainda mais esses Peavey Classic 30 ou mesmo o Acedo de 30 watts que usam 7 válvulas. :shock:

henrique.cesar, sim eu penduro tudo depois do estabilizador mesmo.

Siqueira, um salve pra vc também :mrgreen:. Se eu tiver a oportunidade, com certeza farei um teste. Quanto aos sugeridos, eu já tanho um valvuladinho de 15 watts, então não sei se o Blues Jr seria uma upgrade tão considerável. Quanto ao Classic 30, meu medo é o que eu descrevi antes, um retube de 7 válvulas dói no bolso.

Enfim, eu postei a dúvida aqui pq tinha certeza de que ia rolar um bom papo. Obrigado a todos. Vamos continuar com as divagações rsrs

Abraços.

Ter Ago 16, 2016 9:28 pm

Medals: 2
Positivo (2)
Brother, não entendi uma coisa: vc disse que o seu amp de 15w tava microfonado e sentiu falta de volume. Mas ele não tava microfonado? Não seria o caso de aumentar a guitarra na mesa de som?

Logo, por volume vc tá falando em sensação de volume mais alto mesmo ou headroom? Não conheço o Super Champ, mas 15w valvulado é coisa pra caramba. Mas se o caso é falta de headroom, seta o amp clean, microfona e usa drive do pedal.

No mais, concordo com o Beto. O que vale é a tua satisfação de tocar. Muita gente já falou muito sobre esse mito de que valvulado é um cristal super delicado que vai queimar 3 válvulas a cada variação de tensão. Lógico que não é o cenário ideal, mas não é pra tanto.

Ter Ago 16, 2016 10:20 pm

Medals: 1
Positivo (1)
blues slim escreveu:
Beto - , minha preocupação, além da variação de voltagem, é uma sobrecarga queimando uma(s) válvula(s), meu bolso dói só de pensar num retube, ainda mais esses Peavey Classic 30 ou mesmo o Acedo de 30 watts que usam 7 válvulas. :shock:

Quanto a isso, um estabilizador tem um fusível que deveria segurar um pico; o amp também tem. Na minha experiência, todas as vezes que eu precisei trocar válvulas em nenhum caso pude relacionar com pico de voltagem. Mas já tive FXs e Amps SS que abriram o bico por causa disso.

E ainda, se uma válvula resolver que é hora de passar desta pra melhor não significa que as outras 6 irão junto :P
As de power, com certeza vc terá que trocar a irmã gêmea. Talvez o outro par não. De Preamp tem chances menores e são individualistas 8)

Qua Ago 17, 2016 11:11 am

alexm - Falta volume no palco mesmo, nem sempre o retorno é satisfatório e eu mal to ouvindo minha guitarra. Teve uma vez que só tinha a voz nos monitores de retorno, a banda a gente tinha que ouvir nos amps e a batera no braço. Parecia situação de ensaio. Uma das apresentações, eu usei um Laney de 100 watts, híbrido, do guita de outra banda que tinha tocado antes. Eu fiquei bem mais seguro no palco, ouvindo a minha guita. MAs talvez isso seja mais questão de ajustes, do que necessidade mesmo de trocar o amp, talvez...

Beto - Informações valiosas as suas. Pontos para o valvulado. Olha eu aí mudando os conceitos. Ontem eu dei uma pesquisada nos 30 watts disponíveis. Vamos ver... Valeu.

Qua Ago 17, 2016 1:11 pm

Beto Rich escreveu:
Bom, eu considero um engano você se privar de qualidade de som pelo fator de falta de qualidade dos eventos em que vc vai tocar.
Ainda pelo que eu sei um valvulado se adapta melhor a variação de voltagem (EVH que o diga) que chips e transistores.

Beto Rich escreveu:
Na minha experiência, todas as vezes que eu precisei trocar válvulas em nenhum caso pude relacionar com pico de voltagem. Mas já tive FXs e Amps SS que abriram o bico por causa disso.

Imaginava o oposto. Bom ouvir de quem ja pôde comparar na prática. Tbm mudei meu conceito.

Qua Ago 17, 2016 2:32 pm

Vamos lá. Levando em conta os argumentos do Beto, eu dei uma leve pesquisada nas opções de valvulados dentro de uma faixa de preço que eu posso pagar, no ML. Ei-los:

Marshall Dsl40c Dsl 40 - Fabricado no Vietnã. - Combo 40 watts 1x12; 2 EL34 no power; Celestion e redução da saída para 20 watts. Desvantagem: 220 volts apenas. Preço: de 3,249,00 a 3.449,00 (aparentemente novo).

Peavey Valveking 112 - Combo 50 watts, 2 6L6GC e 3 válvulas 12AX7; 2 canais com eq independentes; loop de efeitos; Reverb; controle de textura (?) class A/B.; 120v. Preços: entre 2.399,00 (usado) e mais de 4k (novo).

Pedrone Super Clean - Head de 50 watts; 2 6L6 e 1 12AX7 e 1 12AT7; 1 canal; entrada direta para estágio de potência; bivolt. Preços: de 2.459,00 (usado no ML) a 2.780,00 (novo, na Pedrone Shop).

Gato Preto Classics Gamba Head 30 Watts (atenuado para 15 watts); 2 KT-77; 1 EF86, 2 12AX7; Volume, Bass, Mid, Treble, Freq., Pepper; loop de efeitos valvulado; bivolt. Obs: É lindo mas não me empolguei com os vídeos review que vi no YouTube. Preço: 2.300,00 (só head), 3000,00 (head + gab. 1x12) e 4500,00 (head + gab. 2x12).

Acedo Audio 296 - Combo ou head de 30 watts; volume pré, agudo, médio, grave, volume master, stand by; 2 12AX7 e 4 EL84. Preços: 2.950,00 (head), 3.650,00 (head + gab. 2x12) ou 2.900,00 (combo 1x12).

E aí, chamo o Chapolin Colorado? :mrgreen:

Qua Ago 17, 2016 11:23 pm

Cara, vou dar uma sugestão que ainda não rolou.
Já usei esse mesmo amp seu "escravizando" outro. Pega o send out dele e espeta no imput de outro amp qualquer e veja se o resultado te agrada (lembrando que essa é a ligação mais rudimentar que pode existir, ajuste a equalização do segundo amp).
Vc vai ganhar grave e amplitude. A ideia é microfonar sempre o principal, claro. O segundo, que não precisa ser um amp tão bom, vai servir só pra vc se ouvir ou para o público, nas situações só com som do palco.
O inconveniente é carregar dois amps. Em algumas situações, vc pode usar o amp que estiver disponível no local para essa função.

Qui Ago 18, 2016 7:33 am

blues slim escreveu:
Marshall Dsl40c Dsl 40 - Fabricado no Vietnã. - Combo 40 watts 1x12; 2 EL34 no power; Celestion e redução da saída para 20 watts. Desvantagem: 220 volts apenas. Preço: de 3,249,00 a 3.449,00 (aparentemente novo).

Peavey Valveking 112 - Combo 50 watts, 2 6L6GC e 3 válvulas 12AX7; 2 canais com eq independentes; loop de efeitos; Reverb; controle de textura (?) class A/B.; 120v. Preços: entre 2.399,00 (usado) e mais de 4k (novo).

Pedrone Super Clean - Head de 50 watts; 2 6L6 e 1 12AX7 e 1 12AT7; 1 canal; entrada direta para estágio de potência; bivolt. Preços: de 2.459,00 (usado no ML) a 2.780,00 (novo, na Pedrone Shop).

Gato Preto Classics Gamba Head 30 Watts (atenuado para 15 watts); 2 KT-77; 1 EF86, 2 12AX7; Volume, Bass, Mid, Treble, Freq., Pepper; loop de efeitos valvulado; bivolt. Obs: É lindo mas não me empolguei com os vídeos review que vi no YouTube. Preço: 2.300,00 (só head), 3000,00 (head + gab. 1x12) e 4500,00 (head + gab. 2x12).

Acedo Audio 296 - Combo ou head de 30 watts; volume pré, agudo, médio, grave, volume master, stand by; 2 12AX7 e 4 EL84. Preços: 2.950,00 (head), 3.650,00 (head + gab. 2x12) ou 2.900,00 (combo 1x12).

Tenho curiosidade de saber por que o Valveking é relativamente tão em conta...

Com exceção dos Pedrone, handmades são de difícil revenda e desvalorizam mais.

Entre esses eu escolheria o Marshall. Tem usado um pouco mais em conta e com voltagem 110. A revenda é mais fácil e, pelo que li em fóruns gringos, tem qualidade e confiabilidade razoáveis. Já toquei nele uma vez e curti o canal 1; o canal 2 é um enxame de abelhas, pelo menos em baixo volume.

--

E essa sugestao do Teleman? Se tiver mesa de som, é só espetar nela. Outra solução seria fazer um gabinete com um Cannabis. Deve praticamente dobrar o volume.

Qui Ago 18, 2016 8:09 am

Teleman escreveu:
Cara, vou dar uma sugestão que ainda não rolou.
Já usei esse mesmo amp seu "escravizando" outro. Pega o send out dele e espeta no imput de outro amp qualquer e veja se o resultado te agrada
...
O inconveniente é carregar dois amps. Em algumas situações, vc pode usar o amp que estiver disponível no local para essa função.

Esta é uma boa solução, mas acho que cria outros problemas.
Além de mais um amp para carregar, tem a questão que é mais um aparelho para ligar em uma tomada, questão inicial da conversa.
Mas volto a frisar, é uma boa solução.

Qui Ago 18, 2016 8:47 am

Essa ideia de ligar ele em outro amp eu não curti muito, pois tem o inconveniente da tomada, já citada aí, mas a ideia de fazer um gabinete me passou pela cabeça. Será que o ganho de volume e headroom é considerável??

Qui Ago 18, 2016 12:07 pm
Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo