Bem-vindo: Sáb Fev 24, 2018 9:14 pm

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Valvulado zero com ruído microfônico (com vol/gain abertos) 
Autor Mensagem

Mensagem Valvulado zero com ruído microfônico (com vol/gain abertos)
Caros,

estou com um problema que me incomoda bastante. Comprei um amp valvulado handmade nacional, não quero revelar o nome do fabricante agora.

São 3x 12axy e 2x 6v6.

Quando com volume ou gain próximos das 15h, o amp solta um ruído constante, bastante agudo, como uma microfonia. Isso ocorre mesmo sem nenhum cabo espetado no ampli. Inclusive, quando volume ou tone ficam próximos do máximo (17h), outros ruídos são percebidos (além de perda de potência).

Pensei ser problema em alguma das válvulas. Fazendo teste do lápis, uma delas acaba fazendo ruído no falante (a última 12ax7). Troquei a ordem das válvulas e o problema continuava, inclusive o teste do lápis dando o mesmo resultado.

Conversei com o fabricante do amp, que me disse que a última válvula é mais sensível, sendo este o motivo de falhar no teste do lápis. Ele me orientou a trocar a ordem das válvulas, o que eu já havia feito, sem sucesso. O ruído microfônico continua, de maneira bastante incômoda.

Alguém tem ideia do que possa ser isso? Pode ser um problema estrutura, de projeto? Me indicam algum outro teste ou implementação pra fazer esse problema desaparecer?

Obrigado a todos pela atenção,
tenham uma ótima semana.

Seg Jul 27, 2015 11:04 am

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Re: Valvulado zero com ruído microfônico (com vol/gain abert
Tive problema semelhante com um Laney LC15, mas depois de muito uso (bem diferente do seu caso mas com o mesmo sintoma). O diagnóstico correto foi problema de solda. Resolvido sem maiores problemas. Mas para um amplificador novo é no mínimo estranho ser o mesmo caso.

O melhor caminho sempre é conversar com o fabricante. Se não for acessível você levar o amplificador pessoalmente, tenta gravar um video do problema de modo que ele entenda que a troca da ordem das válvulas do pré não está sanando.

Boa sorte.

Seg Jul 27, 2015 6:47 pm

Medals: 2
Positivo (2)
Rafael, é perfeitamente normal a "última" válvula de pré gerar ruído no tal "teste do lápis". Eu coloquei "última" assim, entre aspas, porque o ruído indica que ela é (muito provavelmente) a primeira válvula do circuito, e portanto qualquer perturbação nela será amplificada por todas as outras. Válvulas são elementos muito sensíveis a vibrações (tanto é que praticamente não são mais usadas fora de mercados de nicho), e a geração de um estalo curto quando você bate um lápis na primeira válvula de pré não indica nada de anormal; ela não "falhou" no teste do lápis nem nada. Se o seu problema fosse uma válvula defeituosa, o teste do lápis te ajudaria a identificar qual é a válvula problemática: a dita cuja geraria MUITO ruído quando atingida pelo lápis, e aí seria só trocá-la por uma nova - mas isso não parece ser o caso, já que você disse que trocou as válvulas de lugar e o problema continuou.

Pela sua descrição, me parece que o amp está oscilando; trata-se de um mecanismo igual ao da microfonia, mas que acontece internamente no amp (isto é, sem nada plugado) sob certas condições elétricas/eletrônicas. É difícil de dizer se é uma falha de projeto, problema estrutural ou azar mesmo; pode ser que o projeto não apresente esse problema, mas que na hora de montar o seu amplificador especificamente foi usado um componente de valor errado, ou um fio cruzou com algum outro que não deveria, ou Saturno se alinhou com a Lua em Gêmeos e a coisa ficou estranha.

Não consigo pensar em algum teste simples para identificar melhor esse problema; de toda forma, é um funcionamento anormal do amplificador e portanto precisa de conserto. Estou com o Paulo e também recomendo você gravar um vídeo do problema e mostrar pro fabricante; se o amp é novo, imagino que com um pouco de paciência você consiga chegar a uma solução com o fabricante. Boa sorte!

Seg Jul 27, 2015 8:35 pm

Obrigado pelas opiniões, pessoal!

Já havia gravado o vídeo e mostrado ao fabricante. Ele identificou que existe alguma espécie de oscilação e pediu para consertar. Vou mandar o amp de volta e torcer para que seja resolvido.

Ter Jul 28, 2015 11:00 am
Site Admin

E aí, notícias? O povo quer saber.

Sent from my iPoor using Tapatalk - now Free because I'm poor

Seg Ago 17, 2015 5:00 pm
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ]