Bem-vindo: Qui Jan 18, 2018 10:55 am

Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Valvulado perdendo potencia no palco. Tensão? O que usar? 
Autor Mensagem

Mensagem Valvulado perdendo potencia no palco. Tensão? O que usar?
Galera, recentemente fiz meu primeiro show usando um Marshall TSL 602 e ele perdeu muita potência no palco, talvez devido a baixa tensão da energia elétrica na casa onde toquei, pois a estrutura era precária. Tive que usar o bicho no volume 7, coisa que aqui em casa fica ensurdecedor.

Acham que pode ter sido isso mesmo?

Neste caso, o que se costuma usar para garantir a tensão correta?

Obrigado

Ter Fev 18, 2014 11:19 am

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Re: Valvulado perdendo potencia no palco. Tensão? O que usar
ZioNN, se o problema realmente for a questão da tensão, acredito que um no-break seja o equipamento mais adequado - mas sinceramente, tenho minhas dúvidas. Você chegou a medir a tensão elétrica no palco com um multímetro? Você já tocou nesse mesmo lugar outras vezes, ou em lugares de porte similar? Qual era o tamanho do local (em termos de espaço e de lotação de público)? A casa estava cheia?

Pergunto isso porque volume de palco e volume doméstico são completamente diferentes, isso é normal. Palcos são bem maiores do que ambientes domésticos, e não raro estão literalmente forrados de material absorvente acústico - e vale lembrar que o público também pode ser considerado material absorvente acústico (uma pessoa equivale a, mais ou menos, um metro quadrado de material absorvente). Se é a primeira vez que você usa esse amp em um espaço maior pode dar mesmo a impressão de que ele está com menos potência, mas isso não é necessariamente verdade.

Outros pontos a se considerar: você checou se o amp não estava ajustado para 220V, e a tomada era 127V (eu já fiz isso mais de uma vez :? )? Mais alguém da banda reclamou de equipamentos não funcionando? O amp funciona normalmente quando você o usa em outros lugares? O amp funcionou durante a passagem de som? Vamos ver se essas perguntas ajudam a definir a origem do problema!

Ter Fev 18, 2014 1:51 pm

Olá Hirono, obrigado pela sua ajuda. Vamos lá.

Local pequeno, palco pequeno, pouca absorção de som, metade da capacidade em pessoas. Primeira vez que toquei neste bar, mas tenho bastante experiência com palcos (desde 1996 na noite de SP, rs) e acredito que não seja percepção alterada pelo ambiente. Sempre que usei amp transistorizado nunca tive qqer problema semelhante. Já usei amps de 100W valvulados também em casas maiores (Marshall Heads e Power amps) e tb não notei queda de desempenho em palcos diferentes. Neste caso, ali no momento, cheguei a achar que o amp tinha quebrado, mas no dia seguinte funcionou bem em casa.

O amp ficou realmente muito baixo. Não medi a tensão pois não tinha um multímetro à mão. A estrutura do bar era precária. Um único ponto de energia para toda a banda, PA e retorno. Devia ter uns 60m2 toda a área onde a banda tocava. É um bar bem pequeno mesmo

Amp ajustado para 127, em tomada 110. Todos os outros equipos funcionando normalmente: PA, mesa, monitoração, amp de baixo, etc

Na passagem de som já estava fraco, mas como no volume 7 dava para rolar, foi assim mesmo.

Abs

Ter Fev 18, 2014 3:30 pm

Provavelmente você chegou em casa e testou novamente pra ver se o volume voltou ao normal, né?

De toda forma, não pode ser que soltou alguma coisa (válvulas), pelo transporte?

Isso exige alguns testes a mais e, quem sabe, até uma volta lá pra ver se não foi a rede (ou mesmo só a tomada na qual você ligou), pra tirar da cabeça que é o amp.

:roll:

Ter Fev 18, 2014 5:54 pm

Eu não sei o que pode ter acontecido no seu caso, mas acho que já deram algumas dicas.

Quanto a sua pergunta, o correto seria vc usar um regulador de voltagem. Existem alguns como os Furman ou vc pode usar um Variac ou até msm alguns no-breaks.

Eu resolvi pegar um Furman AR-1215 pq tenho problemas com voltagem alta qdo toco na cidade dos meus pais. É caro, mas compensa. O Variac sei de algumas pessoas que usam. E barato, so que achei ele meio grandinho para carregar. Ja quanto aos no-breaks, ouvi dizer que resolve, mas tem que se usar alguns tipos especificos. Não pode ser qualquer um. Não sei ao certo a diferenca agora de cabeça, mas de uma pesquisada.

Muitos equipamentos importados trabalham a 120V, o que e abaixo da voltagem brasileira, entao e sempre bom ficar de olho quando algo nao esta funcionando direito.

Ter Fev 18, 2014 6:55 pm

Paulão escreveu:
Provavelmente você chegou em casa e testou novamente pra ver se o volume voltou ao normal, né?

De toda forma, não pode ser que soltou alguma coisa (válvulas), pelo transporte?

Isso exige alguns testes a mais e, quem sabe, até uma volta lá pra ver se não foi a rede (ou mesmo só a tomada na qual você ligou), pra tirar da cabeça que é o amp.

:roll:

Paulão, não soltou nada, tanto que funcionou 100% em casa. Aqui no volume 7 dói os ouvidos de tão alto, rsss

Ter Fev 18, 2014 8:53 pm

maxbqi escreveu:
Eu não sei o que pode ter acontecido no seu caso, mas acho que já deram algumas dicas.

Quanto a sua pergunta, o correto seria vc usar um regulador de voltagem. Existem alguns como os Furman ou vc pode usar um Variac ou até msm alguns no-breaks.

Eu resolvi pegar um Furman AR-1215 pq tenho problemas com voltagem alta qdo toco na cidade dos meus pais. É caro, mas compensa. O Variac sei de algumas pessoas que usam. E barato, so que achei ele meio grandinho para carregar. Ja quanto aos no-breaks, ouvi dizer que resolve, mas tem que se usar alguns tipos especificos. Não pode ser qualquer um. Não sei ao certo a diferenca agora de cabeça, mas de uma pesquisada.

Muitos equipamentos importados trabalham a 120V, o que e abaixo da voltagem brasileira, entao e sempre bom ficar de olho quando algo nao esta funcionando direito.

max, obrigado pelas dicas. Dei uma olhada nas opções e a mais adequada tanto em funcionalidade quanto em formato me parece ser mesmo o regulador de voltagem da furrman, só que é caro. US$550 lá. Mas, como vc mesmo disse, acho que compensa. Já troco o meu Furman PL por um desses e nem muda o tamanho do meu rack. :P

Conhece alguma loja confiável que o venda num preço bom? Pode ser via ebay mesmo.

Ter Fev 18, 2014 9:10 pm

Positivo (2)
Olá ZioNN! Ok, confio na sua percepção então! rs

Mas ainda assim essa história de flutuação de tensão está estranha: a banda inteira ligada em um único ponto de energia, e só o seu amp dá problema? Então ou o resto da banda possui um equipamento incrivelmente estável em termos de flutuação de energia, ou o seu amp é incrivelmente sensível; só não sei qual hipótese é mais (im)provável...

No-breaks costumam usar circuitos chaveados para regular a tensão (igual às fontes de computador desktop), o que pode gerar ruídos no amp; vale a pena testar antes. Os reguladores da Furman eu não conheço, mas por serem produtos voltados especificamente para esse fim e relativamente famosos, imagino que sejam bons. Já o variac eu não recomendaria: trata-se de um transformador com saída variável e ajustado manualmente, mas é um equipamento potencialmente perigoso caso ligado errado, mal ajustado ou caso haja uma queda de tensão seguida de uma sobretensão na rede - além de grande e pesado pra cacete, como já foi dito.

Eu, no seu lugar, não compraria nada por enquanto. Tente usar este mesmo amp em outros lugares (ou ainda no mesmo lugar, como o Paulo comentou!) e veja se o problema reaparece; eu não acho que o problema foi a tensão da rede, mas vai saber, né... Acha viável levar o amp em algum técnico? Ele ainda está na garantia?

Ter Fev 18, 2014 10:10 pm

Fala Hirono!

Então, nenhum dos outros equipamentos ligados na rede eram valvulados. Não entendo quase nada de elétrica / eletrônica, mas se a tensão estiver baixa, isso não poderia afetar o rendimento das válvulas enquanto equipamentos não valvulados não sofreriam mudanças perceptíveis?

Se eu estiver falando besteira. por favor, me corrija. É uma suposição apenas.

Ter Fev 18, 2014 10:51 pm

ZIONN, no caso de no-breaks, existem básicamente três tipos, dependendo da forma de onda da saída. Para usar com áudio, prefira os que tem uma saída que os fabricantes chamam de "senoidal pura". Esse tipo de no-break tem filtros que barram as altras frequências geradas pelo circuito de chaveamento do no-break. Mas esses também são um pouco mais caros.

Pra mim, acho que é a melhor solução no que se trata de garantir uma tensão constante no ampli. Mas tem que ver se esse é o seu problema mesmo.

Qua Fev 19, 2014 8:18 am

ZioNN escreveu:
maxbqi escreveu:

max, obrigado pelas dicas. Dei uma olhada nas opções e a mais adequada tanto em funcionalidade quanto em formato me parece ser mesmo o regulador de voltagem da furrman, só que é caro. US$550 lá. Mas, como vc mesmo disse, acho que compensa. Já troco o meu Furman PL por um desses e nem muda o tamanho do meu rack. :P

Conhece alguma loja confiável que o venda num preço bom? Pode ser via ebay mesmo.

Acho que o melhor lugar para comprar o Furman e no ebay. Tem que ficar de olho pq sempre aparece algumas compras boas. Eu quanto estava procurando pesquisei bastante e consegui comprar um novo por 230 obamas mais 15 de frete (eu acho que era refurbish, mas o vendedor me garantiu que nao era, vai saber). Se vc verificar agora, tem alguns refurbish na faixa dos $400 e de lojas confiaveis (ja comprei na proaudiostar e na audiosaving).

Uma coisa que vale a pena mencionar e que a regulacao deste modelo nao e exata como o modelo superior (esqueci o nome). Ele faz uma regulacao baseada na voltagem da rede sempre colocando o mais proximo possivel de 120V. O fabricante fala que voltagens (da rede) entre 97V ate 141V, o aparelho coloca a voltagem em 120 + ou - 5V. Mas na casa dos meus pais e comum ele marcar 125-131V. O fabricante menciona que em voltagens acima de 150V, o aparelho desliga e protege o seu equipamento, o que e algo bom. A grande critica que tenho, e que quando comprei, um dos motivos era que meu MarkV aqui nos EUA estava tendo muita interferencia da rede no meu condominio, e achei que o furman iria ajudar, mas nao vi muita diferenca.

Qua Fev 19, 2014 6:49 pm

Positivo (2)
ZioNN escreveu:
Então, nenhum dos outros equipamentos ligados na rede eram valvulados. Não entendo quase nada de elétrica / eletrônica, mas se a tensão estiver baixa, isso não poderia afetar o rendimento das válvulas enquanto equipamentos não valvulados não sofreriam mudanças perceptíveis?
Olha, pra ser bem sincero, eu não sei te responder com certeza; mas o meu palpite é que valvulados não são tãããããão mais sensíveis assim à variações na rede do que outros equipamentos. Eu estou supondo que para o funcionamento do amp ter piorado do jeito que você descreveu, a variação na tensão teria que ser MUITO grande, a ponto de influenciar todos os outros equipamentos ligados à rede, valvulados ou não - mas novamente, isto é só uma suposição minha.

Digo isso porque já liguei um amp valvulado 220V (o meu Vox Lil' Night Train) em uma tomada 127V, e ele funcionou até que razoavelmente bem; claro que houve uma redução de volume e ele "crunchou" mais cedo, mas foi bem menos do que eu esperava. Se o seu amp possuir uma chave seletora de tensão (127V/220V), faça o teste: mude a chave para 220V e plugue-o em uma tomada 127V, e veja se foi esse o (d)efeito que você observou. Note que este é um caso extremo de variação de tensão, equivalente a uma queda de mais de 40% na tensão nominal; não sei dizer quantos equipamentos continuariam a funcionar adequadamente com uma variação de tensão dessa magnitude.

Qua Fev 19, 2014 7:51 pm

Hirono escreveu:
não sei dizer quantos equipamentos continuariam a funcionar adequadamente com uma variação de tensão dessa magnitude.

Se ligar um liquidificador 220V numa tomada 127V você ganha um belo de um mexedor.

Qui Fev 20, 2014 1:15 am

Obrigado Hirono pela ajuda. Pra tirar quaisquer dúvidas, hoje vou levá-lo a Dan Amp pra uma revisão.

Qui Fev 20, 2014 8:17 am
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
To apanhando com o mesmo assunto. Nos meus infinitos testes levei exatamente o mesmo gear pra 2 shows semana passada, numa casa acredito que eles tinham um transformador parrudo pra palco mandando uma energia de boa qualidade, vou o meu melhor som de guitarra em anos, no dia seguinte espetei o filtro de linha na tomada da parede, passei o show inteiro tentando timbrar o ampli e não rolou, o breakpoint veio mais cedo, antes dele o som xoxo, a unica coisa que me vem a mente é ac zoado.to afim de começar a levar o multimetro pra gig pra ver se constato isso, mas queria muito resolver.

Abri um topico disso no face, e já tive todas as respostas distintas do mundo. variac, fonte de computador, nobreak, fuhrman, ainda não cheguei a nenhuma conclusão a respeito do assunto ou do que comprar pra tentar resolver ou amenizar isso.

Ter Mai 13, 2014 11:48 am
Criar novo tópico Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo