Bem-vindo: Qui Jan 18, 2018 6:18 pm

Criar novo tópico Responder  [ 39 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Música e Fotografia - John Scofield 
Autor Mensagem

Mensagem Re: Música e Fotografia - j Macis
Man or Astroman, numa sexta-feira 13 de fevereiro.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Qui Ago 27, 2015 9:04 am

Mensagem Re: Música e Fotografia - Man or Astroman
O show do Pato Fu foi um dos mais bonitos (visualmente) que já vi. Havia três telas em que eram projetadas cenas relacionadas a cada música que eles tocaram. Duas delas imitavam amplificadores reconstruídos com muita criatividade (feitos com pedra, plantas, etc - dá pra ver o efeito na foto do baixista Ricardo Koctus). O show também é bem redondo, tudo tocado de forma precisa, muito bem ensaiada.

Imagem

Imagem

Imagem

Ter Set 01, 2015 9:53 am

Mensagem Re: Música e Fotografia - Pato Fu (em cores!)
Legal! :)

Ter Set 01, 2015 10:18 am

Mensagem Re: Música e Fotografia - Billy Brandão e Erasmo (Gretsch!)
O show do Erasmo Carlos foi mjuito melhor do que eu esperava. O cara é divertido, tem boas músicas e é acompanhado por uma ótima banda, que inclui o ótimo guitarrista Billy Brandão. Não sei qual modelo de Gretsch é esse que o Erasmo está usando. A guitarra do Billy é Zaganin.

Imagem

Imagem

Sáb Set 26, 2015 7:56 am

Mensagem Re: Música e Fotografia - Billy Brandão e Erasmo (Gretsch!)
Lenine ainda me espanta. Suas músicas não são 'fáceis' e ainda assim seus shows estão sempre lotados. O show do último CD, Carbono, é muito bom. Lenine é muito bom de palco e sua banda é sensacional, com destaque para as texturas do guitarrista Jr. Tolstoi e do baterista Pantico, que é nada menos que um monstro.

Imagem

Sex Out 02, 2015 9:36 am

Mensagem Re: Música e Fotografia - Lenine
Vendo essas fotos tenho a impressão que você sempre está no palco :lol:

As do Man or Astroman estão muito legais!

Sex Out 02, 2015 5:37 pm

Fico de cara com tuas fotos, muito boas mesmo! Ótima percepção pra compor a cena, e pra pegar o momento certo.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Sex Out 02, 2015 8:02 pm

Crippa e Carlos Diego, obrigado. Eu procuro ficar bem posicionado, mesmo, mas às vezes é uma teleobjetiva que me permite ficar tão 'perto'. Muitas vezes, em teatros, o público se levanta e vai pra beira do palco no bis. Aí dá pra praticamente subir no palco e fotografar :D

Essa foto é do mestre Heraldo do Monte. Sempre ouvi falar muito bem dele, e já o havia visto num show acompanhando Dominguinhos, mas, quando o vi tocar suas músicas instrumentais, passei a achar que toda fama é pouca para ele. Arpejos velocíssimos não são pra qualquer um (eu pratico direto e os meus são uma droga), ainda mais num violão de 12 cordas. Se você pensar que o sujeito já tem 80 anos, então... Quem tiver oportunidade de vê-lo ao vivo deve aproveitar.

Imagem

Sáb Out 03, 2015 8:26 am

Mensagem Re: Música e Fotografia - Heraldo do Monte
Putz, Heraldo do monte .... demais! Esses dias assistí o Arismar e o Thiago do Espírito Santo, fiquei de cara também .... Já a única foto do celular :lol: Sabe como é né!

Sáb Out 03, 2015 10:17 am

No show do Heraldo ele tocou guitarra também?

Seg Out 05, 2015 3:42 pm

Carlos Diego escreveu:
No show do Heraldo ele tocou guitarra também?

Não. Só esse violão de 12 que está na foto. No show, ele estava acompanhado do filho dele no violão de 6 cordas, de um outro cara que tocou num violão de 7 e de um percussionista.

Ter Out 06, 2015 5:56 pm

Sensacional, Garcia... já era fã do teu trampo de ilustração, legal te ver mandando bem em outras áreas!

Meio off, mas nem tanto... fiquei curioso em relação a esse violão do Heraldo, dei uma pesquisada e parece se tratar de uma viola de 12 cordas, coisa que eu nem sabia que existia:

Júnior da Viola escreveu:
Muito se discute hoje sobre a existência das violas de 12 cordas distribuídas em 6 pares de cordas. Há violeiros céticos que batem o pé ao afirmar que elas não existem, mas sim, as violas de 12 cordas existem e foram largamente fabricadas nas primeiras décadas do século XX. Descendentes diretas das guitarras de 6 ordens européias surgidas na década de 1760, foi o último estágio da evolução das guitarras antes do surgimento das versões com 6 cordas simples.

Não se sabe ao certo quando este instrumento chegou ao Brasil. Há pouquíssimas informações sobre o instrumento por aqui. A mais antiga que encontrei até hoje é de uma foto datada provavelmente de 1917 aonde o famoso violonista João Permanbuco aparece segurando uma visível viola de 12 cordas. Outra referência diz respeito a dupla Mandi e Sorocabinha, uma das duplas pioneiras nas gravações de modas caipiras em disco pela Turma do Cornélio Pires em 1929. Mandi usava uma viola de 12 cordas que apareceem uma foto famosa da dupla como também em um vídeo aonde o violeiro ja de idade canta uma moda ao som dessa viola. No vídeo da para ver em detalhes a ilustre viola de 12 cordas.

Quem a usou bastante também foi seu companheiro Sorocabinha. Há várias fotos dele empunhando outra viola de 12 cordas. A Giannini também fabricou violas de 12 cordas. Em 3 catálogos ( 1950, 54 e 60 ) há referências e fotos da "viola portugueza", nome dado pela fábrica ao instrumento. No catálogo de 1954 inclusive há também referência ao jogo completo de corda para esta viola. Outra marca que também se dedicou a fabricação desse instrumento foi a Casa Lira, de São Paulo. Há um registro de um festival de viola ocorrido nos anos 80 em que um dos participantes chamado Mineirinho se utiliza de uma viola de 12 cordas, inclusive o apresentador Erwin Puller chega a tecer um comentário sobre a raridade do instrumento.

http://www.juniordaviolla.com.br/viola12cordas.htm

Mestre Heraldo em ação:

Ter Out 06, 2015 10:21 pm

quito escreveu:
Meio off, mas nem tanto... fiquei curioso em relação a esse violão do Heraldo, dei uma pesquisada e parece se tratar de uma viola de 12 cordas, coisa que eu nem sabia que existia

Uma vez ouvi de um luthier que o que caracteriza a viola caipira não é tanto o número de cordas, mas as dimensões, o espaçamento entre as cordas (já que em quase tudo do repertório caipira os ponteios são dedilhados) e a pegada, que são o que daria aquele som de viola. Sendo assim, uma viola de 12 só teria um par de cordas a mais. Olhando a foto e lembrando do show, o instrumento do Heraldo parece um pouco menor do que um violão de 12 padrão, mas não me recordo de ter tido uma "impressão de viola caipira" ao ouvi-lo. Fica difícil dizer, ainda mais porque o Heraldo, seguindo uma tradição nordestina, sempre tocou viola (aquela de 10 cordas, com a qual ele inclusive gravou um álbum) com a afinação padrão (ADGBE) que no Nordeste eles chamam de "afinação guitarra". Acho que pra tirar a dúvida teria que conversar com ele. Vou ficar de olho nos próximos shows e, se der, pergunto direto pra ele.
Não é off, não, quito. É uma discussão interessante.

Mais uma, dessa vez do Edgard Scandurra. Gosto dessa foto especialmente porque ele está tocando sua velhíssima (vintage!) Giannini Stratosonic.

Imagem

Sex Out 09, 2015 7:24 am

Mensagem Re: Música e Fotografia - Edgard Scandurra
Paulinho Guitarra, a lenda, em show do Ed Mota.

Imagem

Seg Out 19, 2015 7:54 pm

Mensagem Re: Música e Fotografia - Paulinho Guitarra
Andando pelo centro de São Paulo, encontrei Lennon cantando Imagine em plena rua, o que não é nenhuma surpresa. Fiquei surpreso mesmo quando vi que ele empunhava a Red Special.
Imagem

Seg Out 26, 2015 7:29 am
Criar novo tópico Responder  [ 39 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo