Bem-vindo: Ter Jan 16, 2018 4:17 pm

Criar novo tópico Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Jonny Greenwood [Radiohead] conta a verdade brutal (!) 
Autor Mensagem

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Jonny Greenwood [Radiohead] conta a verdade brutal (!)
Imagem

Em entrevista para o jornal indiano "The Sunday Guardian":

Citação:
P. Depois de tocar a sua surrada Fender Telecaster com o Radiohead por anos, você tem usado uma Gibson Les Paul recentemente. A troca é permanente?

R. Não sei; como eu tenho dito, guitarras são como máquinas de escrever. É tecnologia, não é algo para ser admirado ou cultuado. Tipo, olha só, uma máquina de lavar ou coisa parecida. Ela faz o trabalho. Você começa a ver pessoas colocando-as na parede como decoração e isso é... é como colocar um aspirador de pó ali. É realmente bizarro para mim. Elas são ok; elas soam todas iguais, essa é a verdade brutal.

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Herege! :lol:

Seg Jul 20, 2015 2:34 pm

Positivo (2)
Mensagem Re: Jonny Greenwood [Radiohead] conta a verdade brutal (!)
Heresia.

Se é assim ele pode me dar essa Gibson em troca de uma Eagle, não vai fazer diferença mesmo. :P

My Setup http://guitarcorner.com.br/viewtopic.php?f=9&t=6371
My Music http://soundcloud.com/luizyoung/

Seg Jul 20, 2015 5:41 pm

Você tem que concordar com ele, pelo menos em algum nível... a gente gosta de colecionar e tal, acaba gostando de sentir pegadas diferentes, perceber nuances (isso mesmo, nuances) nas diferenças de uma guitarra / madeira / braço / escala / captador pra outro, mas no final das contas, eu diria que soam 80% igual entre elas.

Digamos que você tem uma tele, e ela quebra 5 mins antes de um show e te dão uma Les Paul pra continuar... não me diga que é impossível ou que não da pra continuar, ou que alguém de olho fechado vai notar sem que seja chamada a atenção dessa pessoa para isso. O visual vai fazer diferença, claro, mas no fundo, soa MUITO parecido. O tamanho da diferença NUNCA vai justificar termos 3, 5, 8 guitarras rsrsrs colecionar é uma coisa, dizer que soam (muito) diferente é outra.

Sex Jul 24, 2015 4:37 pm

De certa forma também concordo com ele, na verdade somos atraídos, pois as guitarras são lindas, os pedais cada vez mais bonitos, mais modelos, mais modelos signature de seu guitarrista favorito ... etc. Acabamos por desejar o que de certa forma não precisamos, ainda mais levando em conta o valor de alguns produtos, são investimentos altíssimos.

Tenho como exemplo um antigo professor, tem um set muito legal, 3 Fender's, Ibanez Semi acústica, pedais vintage, amplis fender, marshall ... mas se vc pegar uma foto dele de 15, 20 anos atrás, é o mesmo equipo, ele comprou o que queria, do jeito que queria, e sossegou .... vez ou outra compra algo diferente, mas de resto é sempre aquilo, achou o som dele.

Mas também tenho de concordar que se o cara tem grana, e gosta, e esse investimento não prejudica outras áreas de sua vida, também não vejo nada de errado em colecionar, ter vários equipos, sempre estar comprando ... vai de cada um né ... !

Sex Jul 24, 2015 7:25 pm

Bicho... saca o sobrenome do cara... Greenwood... Madeira Verde... sabe nada de guitarra.

:mrgreen:

Dom Jul 26, 2015 12:32 am

Medals: 1
Positivo (1)
quito escreveu:
Bicho... saca o sobrenome do cara... Greenwood... Madeira Verde... sabe nada de guitarra.

:mrgreen:

Mal sabe ele que a madeira verde tem som diferente da secada em estufa ou a seca relicadamente por 50 anos em bares esfumaçados.

E ainda, é uma declaração de um musico de uma banda que desistiu de fazer música.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Dom Jul 26, 2015 4:01 pm

Positivo (2)
luizyoung escreveu:
Se é assim ele pode me dar essa Gibson em troca de uma Eagle, não vai fazer diferença mesmo. :P
Pô Luiz, não é uma Gibson! É uma Fender Starcaster! :lol:

Imagem
Imagem

Vai tomar ban se confundir de novo, hein? haha :mrgreen:

Piadinhas à parte, entendo o ponto de vista dele; realmente as diferenças entre guitarras são bem sutis, e até mesmo entre guitarristas tem uma galera menos... hã... "ortodoxa" que não dá muita bola para essas coisas. Lembrei de uma entrevista antiga do Robert Fripp, do King Crimson, em que ele se recusou a dizer a marca do fuzz para um repórter; ele disse que a marca era irrelevante, e que ele conseguia tirar o som dele usando qualquer outro pedal. Interessante, mas confesso que estou longe desse desapego todo aí 8)

Seg Jul 27, 2015 8:57 pm

Positivo (2)
Mas não foi da Starcaster da foto que eu falei, e sim da Les Paul que ele anda usando recentemente.

Me safei!

Hirono escreveu:
Imagem

Em entrevista para o jornal indiano "The Sunday Guardian":

Citação:
P. Depois de tocar a sua surrada Fender Telecaster com o Radiohead por anos, você tem usado uma Gibson Les Paul recentemente. A troca é permanente?

My Setup http://guitarcorner.com.br/viewtopic.php?f=9&t=6371
My Music http://soundcloud.com/luizyoung/

Seg Jul 27, 2015 11:22 pm

Hirono escreveu:
mas confesso que estou longe desse desapego todo aí 8)

Hirono, eu também estou... porém eu DUVIDO que esse cara foi sempre assim! Depois de ter tido tantas e tocado em tantas, com certeza veio essa fase de "desapego" aí rsrsrs

Ter Jul 28, 2015 9:55 am

Positivo (2)
luizyoung escreveu:
Mas não foi da Starcaster da foto que eu falei, e sim da Les Paul que ele anda usando recentemente.
Boa! :mrgreen:

kula_phaser escreveu:
Hirono, eu também estou... porém eu DUVIDO que esse cara foi sempre assim! Depois de ter tido tantas e tocado em tantas, com certeza veio essa fase de "desapego" aí rsrsrs
Bem provável também! Será que um dia a gente atinge esse zen guitarrístico aí? hehe

Ter Jul 28, 2015 8:12 pm

Positivo (1)
Eu atingi o Zen Guitarristico.
Invejem, pobres mortais! rsrs

Eu sou meio surdo para algumas sutilezas de timbre, pois me interessa muito mais a música. Gravo usando simulador sem o menor preconceito, mesmo tendo 2 valvulados aqui (um deles vintage, do começo da década de 70).
Mas é obvio que existe diferença gritante entre timbres de guitarras diferentes. Strato soa muito diferente de LP, que soa muito diferente de uma guitarra moderna com EMG ativo.Dizer que é tudo igual é obviamente um exagero para reforçar que dá pra tocar com qualquer guitarra.
Isso tanto é verdade que alguns grandes guitarristas, que a gente reconhece facilmente só ouvindo, mudaram de guitarra durante a carreira, mas o som do cara continuou lá. Jeff Beck, Larry Carlton, mesmo o Page tem alguns solos gravados com Tele, e ninguém saca.

Isso posto, eu gosto e preciso de timbres diferentes para gravação. Mas uma LP, uma strato, já resolvem 80% das questões. Não preciso de outra LP, outra strato. Gostaria de uma semi, uma 335, por ex. Mas aí já fechou o que preciso.

História interessante: quando eu era adolescente (decada de 80) eu babava numa Ibanez Artist como essa aqui:

http://i18.photobucket.com/albums/b149/dspellman/AR5000RE.gif

Há uns 3 anos eles relançaram a guitarra (a um preço exorbitante) e tinha uma numa loja aqui de SP. Apesar de não ter a grana (era algo como 15 mil) eu fui lá dar uma olhada, perguntar preço, e o cara fez questão que eu experimentasse. Me levou na salinha de amplis, perguntou qual eu queria ligar, me deixou lá tocando sossegado por um bom tempo. Sabe o que aconteceu? EU adoro o visual da guitarra, mas o som não foi nada do que imaginei. Era normal. Tanto controle, e soava igual minha LP (Epiphone). Desencanei total. Deixou de ser meu sonho de consumo que acalentei por decadas. ZEN :-)
Saiu da minha lista de fetiche.

Qua Jul 29, 2015 8:34 am

domene escreveu:
Eu atingi o Zen Guitarristico.
Mas uma LP, uma strato, já resolvem 80% das questões

Também acho.

Gostei muito do relato honesto, Domene, é bem por aí mesmo.

Qua Jul 29, 2015 6:18 pm

Positivo (1)
Só pra exemplificar o que escrevi acima, sobre guitarristas que mudaram de guitarra e continuaram a ter seu som caracteristico... e algumas coisas surpreendentes:

Sex Jul 31, 2015 9:24 am

Positivo (2)
domene escreveu:
Só pra exemplificar o que escrevi acima, sobre guitarristas que mudaram de guitarra e continuaram a ter seu som caracteristico... e algumas coisas surpreendentes:

Fiquei refletindo justo nisso que tinhas falado e o caso do Gilmour e do solo de ABITW part II me veio na cabeça na mesma hora. Quando descobri há alguns anos que tinha sido gravado numa Les Paul quase não acreditei.

Com certeza tem muito de o cara ter o seu som característico, mas tem muito de a mente estar sugestionada. Jimmy Page e Gilmour são exemplos de guitarristas que tocam 90% do tempo com um mesmo tipo de guitarra (LP e Strato), logo, na hora do disco, a gente acaba "ouvindo o que quer".

Sex Jul 31, 2015 9:49 am

alexm escreveu:
mas tem muito de a mente estar sugestionada.

Cara... guitarrista faz isso toda hora.

Me vem à cabeça pérolas do bom e velho MMI como dizer que o bassman tinha um grave e uns timbres quentes proporcionados pelo revestimento de tweed do ampli rsrsrs

Fora a sugestão da mente pelo nome no headstock rsrsrs mais uma vez, lembro de MMI falando como que a sua Gibson Les Paul Tribute era a melhor guitarra que ele já tinha tocado na vida, inclusive tinha um Q no som que ele sempre procurou e nunca havia encontrado e que de fato as Gibsons eram muito diferentes das outras guitarras, era um outro nível ele dizia.

2 mêses depois vendeu.

Sex Jul 31, 2015 11:55 am
Criar novo tópico Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo