Bem-vindo: Dom Fev 18, 2018 4:03 am

Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
minha telecaster DIY 
Autor Mensagem

Mensagem minha telecaster DIY
Esta eh a telecaster que construi ao longo de 1 ano no curso da BH.

me inspirei nas telecaster ELITE

corpo: marupa
tampo: imbuia figurada
braço: tauari
escala: pau ferro
caps: 2 rose pickups . modelo calfornia. http://www.rosepickups.com
2 push pull para splitar os caps

A parte de cima do corpo foi toda escavada . a parte de baixo , mantive solida.

o escudo nao esta parafusado. e nunca sera. no maximo vou fixa-lo com dupla face. mas eu fiz ele com calma e esta super bem preso entre os caps. a principio vai ficar assim. quando eu quiser , eu tiro ele fora sem afetar a guitarra.

Logo mais posto algumas fotos do processo de construcao.

abs

mauricio

Imagem

Imagem
Imagem[img]
Imagem

Ter Set 24, 2013 4:20 pm

Medals: 3
Positivo (3)
Mensagem Re: minha telecaster DIY
Poxa, demais Mauricio...

Esse curso da BH tá me "mordendo" faz horas...

Que achaste?

Ter Set 24, 2013 4:35 pm

Positivo (3)
Parabéns pela guitarra Mauricio! É a primeira? Eu não consegui resistir e já emendei na segunda construção depois de terminar minha Tele...

Ter Set 24, 2013 5:42 pm

Medals: 2
Positivo (2)
Parabéns Maurício ! Estréia em alto nível. Linda guitarra. Na próxima, só uma sugestão: colocar o seletor de pick-ups lá em cima, acho que vai ficar ainda mais com cara de Tele Les Paul. E se puder, mande sons da criança !

Ter Set 24, 2013 6:48 pm

Muito legal! Congrats!

Ter Set 24, 2013 7:46 pm

Coisa fina.
E tem uma caaaara de Guto issae...

Ter Set 24, 2013 10:44 pm

Telespaul!

Ter Set 24, 2013 10:48 pm

Muito bonita. Parabéns.

Qui Set 26, 2013 10:15 pm

algumas fotos do processo...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sex Set 27, 2013 8:27 am

Ficou linda!
Grava um video com o som dela!

Sex Set 27, 2013 11:30 am

Positivo (2)
Que bacana, cara! Ficou muito bonita! Realmente tem cara de Guto isso ai! Hahahaha :lol:

Uma pergunta: Telecaster é uma guitarra mais "fácil" de se construir, comparando com Stato ou LP/SG? Pergunto pois o pessoal geralmente conclui curso de luthieria com Tele..

Sex Set 27, 2013 4:28 pm

Positivo (3)
alexm escreveu:
Uma pergunta: Telecaster é uma guitarra mais "fácil" de se construir, comparando com Stato ou LP/SG? Pergunto pois o pessoal geralmente conclui curso de luthieria com Tele..

Eu escolhi Tele porque não tinha uma e no módulo intermediário da B&H tem que ser uma guitarra de braço parafusado e headstock não angulado. Como as diferenças pra uma strato são os contours (que não são tão dificeis assim) e o tamanho das cavidades (que no caso da Tele do Mauricio não tem muita diferença), acho que o trabalho é praticamente o mesmo.

Sex Set 27, 2013 6:07 pm

respondendo algumas perguntas:

Siqueira: a ideia nao era ficar com cara de les paul. fui mais na onda das telecaster ELITE mesmo.... mas ja que era um projeto meu , queria algo diferente mesmo. Eu prefiro a chave perto dos knobs ( como eh nas 335 , SG ). O escudo eu copiei da minha gibson BB KING. precisei ajustar larguras , alturas , mas segue a mesma pegada. talvez isto lembre esta tele de uma les paul.

Alexm: Normalmente a primeira guitarra deve ser de braço parafusado. Eu fiz uma tele , porque acho o desenho muito lindo. e strato , eu ja tenho varias. mas tem muita gente que faz strato , ibanez JEM ,etc....
se pensarmos na telecaster basica e na strato basica : a tele eh mais rapida de fazer.... a strato , tem os countour body que da mais trabalho/tempo para fazer. tem a tremolo bridge. eu acho que estas coisas vao tomando mais tempo. Porem nao significa que seja muito mais complicado. tem gente que faz tele com o countour body tambem...

Ja este modelo que criei , deu muito trabalho , pois eu fiz esta tone chamber na parte de cima do corpo. depois eu coloquei o tampo de 7mm de imbuia , que eh uma madeira chata de trabalhar. muito mais dura que o marupa. tem tambem a cavidade traseira dos tones , que eh um desenho que crei do zero. e a propria tampa foi feita toda na mao . estes pequenos detalhes tomam muito mais tempo.

Cada um busca uma guitarra. pode ser simples , ou ir complicando. Quem coloca binding tem mais trabalho . quem coloca floyd rose tambem. Enfim , para cada guitarra voce pode aprender uma tecnica nova. Eu nunca tive a experiencia de fazer um binding, por exemplo. como tem gente que nunca fez estas cavidades que eu queria na minha.

Leafaramil: no curso da BH , antes de vc construir a guitarra , vc precisa fazer o curso basico que dura 1 ano. Eh um curso muito bom , pois vc aprende sobre madeiras , tipos de construcoes , tensores , parte eletrica , pontes , regulagens , fret level , nut , etc..... Isto tudo ja te da a base para vc regular suas proprias guitarras se quiser. Depois vc decide se quer construir uma guitarra. Tem muita gente que so faz este nivel e nao quer costruir nada. eu acho que o curso basico ja vale pra caramba.

Sex Set 27, 2013 6:14 pm

Positivo (2)
Po, que legal! Se eu morasse em SP, faria com certeza o básico! Acho fundamental saber regular os próprios instrumentos, gostaria muito de ter esse conhecimento (não tão básico assim) de regulagem.

Barone e Braz, de repente acho que eu tb faria uma Tele.. :wink: As de vcs ficaram muito bonitas. :)

Sex Set 27, 2013 6:24 pm

Muito linda! Parabéns! Que venham outras!

Sáb Set 28, 2013 2:05 am
Criar novo tópico Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo