Bem-vindo: Sáb Fev 17, 2018 6:16 pm

Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
DOD fx96 Analog Delay - Manutenção 
Autor Mensagem

Mensagem DOD fx96 Analog Delay - Manutenção
Pois é... Tinha resolvido vender meu DOD analog delay velhão que estava sobrando aqui. A coisa estava muito encaminhada no Mercado Livre, quase vendido, quando me deu uma luz aqui e resolvi testar o pedal, meio que por procedimento e meio que por despedida, já que ele estava parado havia pouco mais de um ano.

Bom, descobri algo muito estranho. Tinha algo "tone sucker" ali. O bypass ativo tava capando o timbre, matando parte das frequências altas. Fiz um monte de teste, ranca cabo, coloca cabo... mas não teve jeito. De cara abortei o negócio. Vou agora consertar (ou tentar) esse pedal e não vou mais vendê-lo (nem vai valer a pena depois disso). Cheguei à conclusão que tinha algum problema na parada. Eu usei esse pedal por algo em torno de um ano, nunca notei nada de tone sucker nele. E um monte de gente usa. Tem até um no board do Rich Robinson. Suspeito que esse problema se deu no período em que ele ficou inativo. Descarto problemas do projeto (será que tudo o que eu ouvi falarem mal de BOSS até hoje era na verdade... defeito?)

O buffer desse circuito é meio que entranhado no projeto (ou seja, no fim das contas esse problema acaba por prejudicar também por tabela o som do pedal acionado). Não vi nada suspeito no esquema do pedal, minha suspeita são capacitores (eletrolíticos). Acho que nessa hora capacitor é o mordomo da história. De repente o negócio é sair trocando todos por uns tântalos novinhos.

Quem puder dar uma olhadinha e quiser dar alguma dica, desde já agradeço. O esquema do pedal tá aqui: http://www.schematicsunlimited.com/down ... ematic.pdf (basta digitar o captcha e clicar em "download file" pra baixar o pdf).

Seg Mai 27, 2013 10:14 pm
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
Mensagem Re: DOD fx96 Analog Delay - Manutenção
se não arrumar manda pro silvão, ele costuma salvar as buchas de pedal.

Seg Jul 22, 2013 10:23 pm

Mensagem Re: DOD fx96 Analog Delay - Manutenção
ahahaha Guto, que coincidência. Já travei altos diálogos com o Silvão no facebook justamente sobre esse pedal. O Silvão também tem um e acusou também problema no bypass. Ele fez vários testes e substituições no dele até chegar num ponto aceitável (medido no osciloscópio). Tomei nota das dicas dele, só não pude fazer nada ainda por absoluta falta de tempo. Nesse final de semana por sinal eu devo mexer com eletrônica sim, mas com sorte vai ser pra mexer (ou melhor, iniciar praticamente) num projeto de Manx Loaghton fuzz.

De qualquer forma, muito obrigado! :D

Ter Jul 23, 2013 9:04 pm
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ]