Bem-vindo: Dom Fev 25, 2018 6:28 pm

Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Acabamento em goma laca 
Autor Mensagem

Mensagem Acabamento em goma laca
Amigos,
Sou novo aqui no fórum, é meu primeiro post.

Comprei um corpo e um braço de Les Paul no eBay (usuário mydzyefxy1716, da China). Achei o material de boa qualidade, madeira bem decente, entrega rápida e boa embalagem. Enfim, paguei 150 dólares com envio e acho que foi um bom negócio.

A guitarra já está colada e, agora, estou terminando o acabamento. Tingi a madeira de anilina solúvel em água, e me deu uma cor verde bem bacana, com efeito "flame maple" (é uma capa bem colocada em cima de uma tábua de maple).

Estou acabando com goma laca ao invés de verniz tradicional. É meio demorado de fazer, comparado com spray ou outros tipos de aplicação de verniz. Aplico com um pano enrolado dentro de um outro pano, em pequenas camadas muito finas. Muita paciência, mas a vantagem é que o material não é tóxico e é solúvel em álcool.

Enfim, queria saber se alguém do fórum tem experiência com esses acabamentos. Assim que terminar a guitarra, posto fotos.
Abraço!

Qua Abr 03, 2013 6:59 pm

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Re: Acabamento em goma laca
Olá clguitar, seja bem-vindo! :D

Eu nunca mexi com acabamento de instrumentos, mas lembro de ter visto um vídeo no Tubo de um luthier brasileiro (infelizmente me fugiu o nome dele - se lembrar, eu posto aqui de novo!) mostrando como ele fazia o acabamento nos violões usando a tal goma laca; pelo pouco que eu lembro, era mais ou menos como você descreve mesmo. Imagino que você já tenha experiência com esse tipo de coisa e/ou deva ter pesquisado sobre o assunto, não? No mais, boa sorte no processo e poste algumas fotos, sim!

Qui Abr 04, 2013 9:10 pm

Medals: 1
Positivo (1)
O luthier é o Luiz Keller.

http://www.blogger.com/profile/15564494729185147927.

It is my view that the reported subjective quality of a piece of equipment correlates far more with the price than with anything else. There is perhaps here an echo of the Protestant Work Ethic; you must suffer now to enjoy yourself later.

(Douglas Self)

Qui Abr 04, 2013 9:40 pm

Positivo (2)
Póli escreveu:
O luthier é o Luiz Keller.

Isso, isso, isso.
Imagem

Sex Abr 05, 2013 7:45 pm

Olá!

Eu tenho um violão de nylon feito por um luthier brasileiro com acabamento todo em goma laca. Dizem que no violão o acabamento em goma laca tem influência positiva no som...não sei...

Mas o fato é que é um acabamento muito (muito mesmo, rs...) mais frágil em comparação com poliuretano ou nitro. Eu sempre uso proteções no braço direito e nas pernas, etc., para que o violão não entre em contato com a pele e, assim, com o suor. Agora, é violão para tocar música clássica. Outro contexto em comparação com guitarra. Não saberia dizer se o acabamento em goma laca em guitarras duraria muito. Do modo como o instrumento é usado, seja tocado em casa ou em shows, acredito que o acabamento se deterioraria logo....

Sex Abr 05, 2013 11:56 pm

DAZ escreveu:
Não saberia dizer se o acabamento em goma laca em guitarras duraria muito. Do modo como o instrumento é usado, seja tocado em casa ou em shows, acredito que o acabamento se deterioraria logo....

De fato, não é o acabamento mais resistente que existe. Mas tem bastante gente que usa, tanto no braço quanto no corpo. E é compatível com nitrocelulose e outros acabamentos, então se o amigo acima quiser, no futuro ele vai poder usar outro acabamento por cima. Mas tenho certeza que ele já pesquisou bastante sobre isso, até nos fóruns gringos (onde a goma-laca é chamada de shellac). :wink:

Sáb Abr 06, 2013 12:59 am

Positivo (2)
DAZ escreveu:
Mas o fato é que é um acabamento muito (muito mesmo, rs...) mais frágil em comparação com poliuretano ou nitro.

A intenção por trás do poliuretano era justamente conseguir um acabamento mais resistente que o nitrocelulose, não? E por sua vez, o nitro substituiu a goma laca como acabamento para madeiras lá pelos idos de 1920.

Um fato que eu acho bem curioso: a goma laca é uma resina natural, secretada por um inseto (Kerria lacca, segundo a Wikipedia) que vive em florestas da Ásia:

Imagem

Imagem

Imagem

Ou seja, você tem um instrumento revestido de cocô de besouro. :mrgreen:

Sáb Abr 06, 2013 9:37 am

Poxa, muito obrigado a todos pela ajuda! Realmente, a goma laca não parece ser o acabamento mais resistente que existe. A grande vantagem para mim, como falei, é que não é tóxica e que pode ser aplicada com pano. E, também, é muito mais fácil de reparar que nitro ou poliuretano. E, na minha opinião, dá um acabamento muito bonito, principalmente quando não se quer usar tinta.

Quanto à resistência, acho que nada supera o poliuretano para uma guitarra. Tinha uma Iceman com esse acabamento que, uma vez, ao tirá-la da correia, bateu no teto com a ponta do headstock. O teto ficou meio afundado, mas a guitarra estava como se nada tivesse acontecido, hahaha!

Obrigado, pessoal!

mando fotos quando terminar.

Qua Abr 10, 2013 1:15 pm
Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ]