Bem-vindo: Qui Fev 22, 2018 9:40 pm

Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Melhorias no Lap Steel Fender FS52 
Autor Mensagem

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Melhorias no Lap Steel Fender FS52
Pessoal, finalmente consegui um lap steel. Peguei um Fender FS52. Ele é bonitão, a cor é um white blonde que dá pra ver os veios da madeira ou do top (dizem ser de ash). Vem no hard case bem legalzinho. Dizem que ele é uma reedição de um lap mais antigo, o Fender Champ, embora com várias modificações (para pior). Made in China, e acho que atualmente está fora de linha.

Imagem

Baixada a empolgação de conseguir um lap steel "supostamente" bom, vêm as críticas. Achei o som dele meio mortinho, sem vida, e principalmente sem sustain. A princípio pensei em trocar o captador, que aparentemente é um captador xingling qualquer. Vi num fórum que um cara colocou um Lace Sensor nele, e gostou do resultado.

http://bb.steelguitarforum.com/viewtopic.php?t=199341

Um que, penso eu, seria um up muito bom seria esse aqui da Lollar, do tipo string-through, entretanto o valor também é bem acima:

http://www.lollarguitars.com/mm5/mercha ... ar-pickups

Pensei numa possível solução de tentar "preencher" a grande cavidade do corpo fazendo alguma espécie de enxerto de madeira, para tentar tirar o som um pouco "hollow" dele e melhorar o sustain. Claro que teria que deixar espaços para a elétrica, mas tentaria minimizar esse espaço vazio ao máximo. Acham viável?

Outra crítica é justamente a elétrica dele, acho que vou refazer as soldas todas ou mesmo trocar os pots pois o de volume, quando no mínimo e com algum pedal de drive/fuzz ligado, rola uma barulheira danada.

Uma crítica que li bastante sobre ele é sobre a escala ser espelhada. Bem, até o momento isso não me atrapalhou em nada, mas ainda não subi num palco com ele. Possivelmente as luzes poderiam atrapalhar um pouco...

Enfim, acho que para quem não tinha um lap steel (eu usava um do tecladista), já foi um ganho. Só que acho que poderia ser um pouco melhor, considerando a marca que ele carrega.

Portanto (e o motivo desse tópico estar no DIY!!), gostaria de saber da galera que melhorias que vocês acham interessantes pra esse lap? Petracco, sua participação é muito bem vinda!

Abração!

Sáb Nov 24, 2012 6:34 pm

Medals: 3
Positivo (3)
Mensagem Re: Melhorias no Lap Steel Fender FS52
Será que não compensa vender esse cara e comprar algo melhor? Ter de trocar captador e mudar o projeto do corpo pra ter mais sustain parece ser bem radical, não? A não ser que vc queira a experiência de bota a mão na massa (que é louvável e divertida), será que não é melhor partir pra outra coisa?
Você comprou ele no Brasil ou trouxe dos EUA? Se tem facilidade de Ebay e tal, existem centenas de excelentes opções "vintage" ou novas, de coisas boas e relativamente baratas. Comprei um lapsteel de 8 cordas, Magnatone recentemente, muito bom e muito divertido. Tem várias marcas disponíveis, dos mais clássicos (Valco, Oahu, Fender, Gibson, Rickenbacker, Magnatone...) aos mais modernos, que já vem com "tudo em cima".

Dom Nov 25, 2012 2:25 pm

Positivo (1)
Erbetta, valeu pelo reply!

Eu trouxe esse lap dos EUA, ele estava encostado meio esquecido numa lojinha (George´s Music) ao lado do hotel onde fiquei. Paguei US$400 (o valor era 499, mas negociei e chegamos a 400). No momento me pareceu um bom negócio (e pasmem, minha esposa deu a maior força pra eu comprar!! Devia ter aproveitado e comprado mais coisa! hehehe).

Pensei em fazer essas mods pois acho que talvez fosse mais simples (e barato) do que mandar vir outro, visto que um lap steel provavelmente pagaria taxa na alfândega (moro no RJ) caso eu comprasse um outro pelo ebay (pelo tamanho e peso, acho que chamaria atenção da fiscalização)....

Enfim, o que acham?

Dom Nov 25, 2012 10:57 pm

Positivo (1)
A propósito, eu adoro os lap steels que possuem pernas de apoio, tipo pedal steel... acho que no palco fica esteticamente melhor do que o lap apoiado no colo.

Dom Nov 25, 2012 11:00 pm

Positivo (1)
E aí, people? Alguma sugestão?

Seg Nov 26, 2012 10:39 pm

Positivo (1)
Tá usando um steel bar apropriado, Guerreiro?
Perdão pela demora em responder. Tava com problemas no PC, aqui.

I ain't no thief, I'm a steeler!

Qua Nov 28, 2012 10:03 pm

Positivo (1)
Grande Petracco!

Rapaz, eu tenho usado um slide daqueles cromados tradicionais, do tipo dos que a gente usa em guitarra. Acha que isso pode fazer alguma diferença sonora importante?
Quando chegar em casa hoje à noite vou experimentar com um steel bar que eu usava no lap steel do tecladista. Nunca cheguei a experimentar ele no meu FS52, pois não sabia que isso poderia influenciar no som.

Alguma sugestão de captador, caso eu resolva mesmo trocar?

Abração, bruxo!

Qui Nov 29, 2012 8:11 am

Positivo (1)
Suspeitei desde o princípio!
:mrgreen:
Acho que faz bastante diferença, sim. Slide comum é muito leve pra lap steel. Tem que ser uma barra maciça.
Quanto ao captador:
Como é o modelo original? Fixa com 3 parafusos como o de uma Telecaster?

Qui Nov 29, 2012 9:12 pm

Positivo (3)
Petracco, como sempre, matando a charada. Eu vou além: Costumo usar o "bar" de pedal steel (mairo e mais pesado) no meu lapsteel. Tudo bem que o meu tem 8 cordas mas, com o slide maior tenho mais controle e mais som.
Depois conta pra gente.

Qui Nov 29, 2012 9:47 pm

Positivo (1)
Com 8 cordas eu também usaria uma de pedal steel, Erbetta.
Por coincidência tenho usado nos últimos dias no Weissenborn, em casa.
Me mudei faz pouco, as barras de lap (e muita coisa mais) ainda tão encaixotadas em algum lugar, aqui.
:?

Sex Nov 30, 2012 1:46 pm

Positivo (1)
Grande Petracco! Matou a charada!

Usei o steel bar no lap steel (aquele padrão da Dunlop, 925, com um formato meio anatômico), e o som melhorou! Ficou com bem mais sustain. Como foi agora à noite já bem tarde, não experimentei com o amp num volume legal, mas mesmo assim deu pra sentir um maior sustain. :D

Já o captador, é um single normal, do tipo de strato mesmo, 2 parafusos. Alguma sugestão?

Abs!

Sex Nov 30, 2012 11:48 pm

Positivo (3)
Adoro finais felizes.

Toque com o amp no volume normal pra ver se precisa mesmo trocar o pickup. De repente o instrumento que precisava trocar tudo vai soar bom como veio ao mundo!

Sáb Dez 01, 2012 12:52 am

Positivo (1)
Grande Erbetta!

Toquei hoje no amp com um volume decente. O sustain realmente melhorou sensivelmente usando um tonebar pesado. O problema é que o captador gerou uma baita microfonia quando acionei o drive (no caso, um Butler Tube Driver).

Já parafinei captadores que tive e que eram verdadeiros apitos, portanto não seria nenhum mistério resolver isso nesse caso. Mas a questão é que eu gostaria de pegar um captador com mais corpo no som (talvez um humbucking no formato de single?)... alguma ideia?

Dom Dez 02, 2012 12:39 am

Positivo (1)
Acho que a escolha do captador é questão de gosto e intenção, Guerreiro.
Meu lap caseiro tem um HB japa dos anos 70, tipo Gibson PAF. Soa bem paca, inclusive com bastante drive ou fuzz.
Meu Supro antigo tem pouquíssimo ganho, mas tem aquele timbre vintage/Hawaii/Spongebob super característico.

Dom Dez 02, 2012 8:43 pm

Positivo (1)
Entendi, Petracco...

Bom, como eu estou querendo um pouco mais de corpo e graves no som do lap (o captador stock dele é muito agudinho e magro), pensei em pegar um Seymour Duncan Little 59. Dizem que ele vai na onda dos PAF.

Se alguém no fórum estiver querendo vender um..... :roll:

Seg Dez 03, 2012 10:58 am
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ]