Bem-vindo: Sex Fev 23, 2018 3:15 pm

Criar novo tópico Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
reforma de fender southern cross 
Autor Mensagem

Medals: 9
Positivo (9)
Mensagem reforma de fender southern cross
galera, estou reformando uma southern cross... essa aqui:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

agora está toda desmontada. logo logo atualizo com fotos. minha ideia era retirar a tinta, apenas. mas enquanto ia desmontando foram pipocando ideias e agora virou um projeto maior, de reforma. vamos parte por parte...

1 - finish natural no corpo / sempre quis fazer isso
foi o motivo inicial da reforma. não gosto do original vermelho metálico. removi a tinta e a base com stripitizi. aconteceu o seguinte, aproveitei um resto de revovedor mas ele acabou antes de retirar o selador. achei que seria fácil retirar o selador na lixa, mas estou sofrendo um bocado com. camadas muito grossas de tinta e selador tinha essa southern cross. ma já está 80%. quando estiver preparada vai receber um stain (osmocolor, talvez transparente, talvez com algum pigmento) e depois o tru oil.

detalhe:procuro número de peças de cedro foram usadas pois ainda não consegui distinguir a colagem. esperava um 3 piece cedro, ainda não consigo ver as peças, me sugerindo a possibilidade de peça única. mas saíram southern crosses assim?

2 - captadores e elétrica
encontrei os captadores originais, cerâmicos. exceto o do braço, substituído por um alnico. os pots não originais de 250k. há um capacitor phillips 047 / 250 mkt. não sei identificar a qualidade desses componentes.

interessei nisso aqui do colega mr bungle: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220714674-eletrica-fender-custom-shop-relic-completa-reedico-1957-_JM

e já tenho aqui um trio guitar garage three tone. será que essa combinação se vira bem no cedro?

3 - braço e escala
raio 12 na escala. vou manter original, por um motivo prosaico: não quero arrancar os trastes. estão relativamente novos, jumbo, bem aproveitaveis. pedindo uma leve retífica. no dia que precisar trocar, aproveito e diminuo o raio para o standard 9.5.

esse braço recebeu um verniz muito porcamente aplicado, cheio de manchas e acúmulos nos cantos. muito grosso, super lento e pegajoso, ruinzinho mesmo. estou usando lixa 400 pra quebrar a camada supeior do verniz, e estou removendo beeeeem devagar. para o braço ainda não sei se retiro até o selador... ainda em dúvida do que fazer pois não quero dar aspecto de braço novo.

tensor conferido, girando e atuante.

já o nut... estava tão bem colado que só quebrando para retirar. ok, estava um lixo mesmo. quero colocar um de metal. acredito que dará um toque especial nas cordas soltas.

4 - hardware
tarraxas e ponte são bem simples. mas vou manter por enquanto, vou trocar a medida que tiver oportunidade. aproveito pra entender melhor o envelhecimento com ácido muriático. experiência bem legal. tenho combinado ácido e lixas 600/1200. nada mal. mas acho que passei do ponto nas tarraxas... veremos no fim do processo heheheh

por enquanto é isso, por favor, pitacos. providenciarei fotos durante o dia... abçs!

Qua Fev 15, 2012 7:55 am

Positivo (9)
Mensagem Re: reforma de fender southern cross
fotos atuais do projeto:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Qua Fev 15, 2012 4:40 pm

Medals: 3
Positivo (3)
Opa, peça única então a moça?

To louco para fazer o Strip na minha Squier só pra ver o que tem lá por baixo...

Qua Fev 15, 2012 4:45 pm

Positivo (9)
no corpo de frente (foto 1) o selador ainda resiste em algumas partes mais baixas da madeira como sob a ponte. mas aos poucou está ficando uniforme. lixei (com taco) na frente e no fundo (foto 2). nas laterais vou passar mais revovedor antes de lixar, pois ainda há bastante selador. tentei encontrar as partes, mas ou é uma peça só ou está muito bem casado. ou estou ficando cego? kkkkkk

quero passar osmocolor (incolor, a princípio) para depois aplicar o tru oil.

no braço (fotos 3 e 4) retirei o grosso do verniz, mas não tudo. por enquanto manterei esse aspecto mesmo. um tapinha nos trastes e vamos em frente.

eis a elétrica que encontrei instalada, com pots 250k (foto 5). e os captadores guitar garage three tone (foto 6) que serão instalados. creio que são mais agudos que os two tone, o que cairia bem com o cedro... e a elétrica estou querendo a mencionada acima, retirada de uma fender strato cs 57 relic. essa é pros que tem strato em cedro, será que vai bem essa combinação?

abçs!

Qua Fev 15, 2012 4:56 pm

Positivo (9)
leafaramil escreveu:
Opa, peça única então a moça?

To louco para fazer o Strip na minha Squier só pra ver o que tem lá por baixo...

pois é, parece. mas até agora não me conformei e estou procurando as emendas :)

Qua Fev 15, 2012 5:00 pm

pierrex escreveu:
eis a elétrica que encontrei instalada, com pots 250k (foto 5). e os captadores guitar garage three tone (foto 6) que serão instalados. creio que são mais agudos que os two tone, o que cairia bem com o cedro... e a elétrica estou querendo a mencionada acima, retirada de uma fender strato cs 57 relic. essa é pros que tem strato em cedro, será que vai bem essa combinação?

O que sei é que elas saíam da fábrica com pots de 500K, segundo o saudoso Carlos Assale, para compensar a suposta perda de agudos devida ao corpo ser de cedro.

Eu tenho uma strato em cedro, mas ela tá no estaleiro. Não saberia dizer qual a combinação "ideal" pra essa madeira... já ouvi dizerem que ela é mais "quente", seja lá o que isso significa. Vai experimentando e vê o que te agrada mais.

Bem bacana, a madeira, vai ficar bem bonita com acabamento natural. É bom checar a compatibilidade entre o Osmocolor e o Tru Oil, primeiro. No mais, vê se escolhe um pickguard mais bonito do que esse pedaço de tampa de privada que tava nela :lol: Eu recomendo um preto ou um tortoise bem escuro.

Qua Fev 15, 2012 5:54 pm

Positivo (9)
quito escreveu:
O que sei é que elas saíam da fábrica com pots de 500K, segundo o saudoso Carlos Assale, para compensar a suposta perda de agudos devida ao corpo ser de cedro.

Eu tenho uma strato em cedro, mas ela tá no estaleiro. Não saberia dizer qual a combinação "ideal" pra essa madeira... já ouvi dizerem que ela é mais "quente", seja lá o que isso significa. Vai experimentando e vê o que te agrada mais.

Bem bacana, a madeira, vai ficar bem bonita com acabamento natural. É bom checar a compatibilidade entre o Osmocolor e o Tru Oil, primeiro. No mais, vê se escolhe um pickguard mais bonito do que esse pedaço de tampa de privada que tava nela :lol: Eu recomendo um preto ou um tortoise bem escuro.

kkkkkkk relax quito, já está chegando um escudo preto fender. bizarro esse escudo, por coincidência, fabricado pela dolphin.

pois é, os pots da '57 são 250k. mas também os captadores que colocarei são alnico, frente aos cerâmicos originais devem soar bem diferentes. realmente só experimentando.

vou gostando mesmo desse corpo. sempre quis uma guitarra nua, quando vi a chance de pegar essa sc não vacilei. nem liguei pra cor (que não gosto mesmo) já com a ideia do acabamento natural. vou dar uma conferida, mas pelo que li a galera aplica um stain antes do tru oil. vou dar mais uma pesquisada se esse stain pode ser o osmocolor, que para madeiras em geral, é um ótimo stain (eu uso bastante nas madeiras da minha casa, janelas, portas, etc). mas melhor pesquisar mesmo. tenho tempo até chegar o tru oil.

Qua Fev 15, 2012 6:45 pm

Positivo (9)
projetinho simpático sendo retomado. tudo estava devidamente guardado, agora vou em busca do que falta.

Imagem
Imagem

o que já tenho
corpo em cedro com finish natural (fotos)
braço, não sei a madeira, escala clara.
captadores guitargarage three-tone
elétrica de uma fender custom shop relic
escudo fender preto, neckplate original, jackplate original

o que preciso
tarraxas (pensando nessas aqui: http://guitarcorner.com.br/viewtopic.php?p=159580#p159580 apesar que acho que não preciso das travas)
ponte completa (a definir marca e modelo)

e pra finalizar
jack (switchcraft?), nut (pensei em um tusk), plásticos dos acabamentos na cor preta, e straplocks

minha dúvida maior é na ponte.
a furação é daquelas com 6 parafusos, com 5.25cm entre o primeiro e o último.
que me recomendariam? não quero refazer furos...
achei que esse aqui seria legal:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-521731454-ponte-fender-vintage-stratocaster-mexico-big-block-std-_JM#questionText
mas está incompleta, sem molas, parafusos, alavanca... (acho, perguntei isso lá e ele não respondeu ainda)

alguém me indica algo diferente?

espero gastar uns 500/600 paus pra fechar os ítens que faltam (uns 350/400 nas tarraxas+ponte)...

valeu!

Editado pela última vez por pierrex em Sáb Nov 23, 2013 6:15 pm, em um total de 1 vez.

Sáb Nov 23, 2013 3:53 pm

Tá ficando bacana! Usou Tru-Oil?

A madeira do braço é marfim. Fique atento ao diâmetro dos furos das tarraxas, me parece maior do que o adequado para tarraxas estilo kluson "vintage". Se for o caso, ou você vai precisar tapar e refazer a furação, ou então usar "conversion bushings", que são feitas para essas conversões de tarraxas "modernas" para "vintage":

Imagem

Quanto à ponte, se essa não tiver a alavanca, as molas, os parafusos e a "garra" (e eu acho que não tem), melhor pegar um jogo completo no ebay. O padrão deve ser o 2 1/16" (maldito sistema americano) usado nas Standard MIM e nas Squiers. Ou seja, uma ponte de Squier também serviria.

Uma dúvida: você tem as molas, parafusos e garra originais?

Sáb Nov 23, 2013 5:32 pm

Positivo (9)
tenho sim quito, e me parecem bons. vou aproveitá-los caso compre uma ponte incompleta. o bloco é que não rola, fininho. também não tenho alavanca.

estou de olho nas pontes que tem 6 parafusos, será que tem de 6 parafusos que não encaixaria na minha?

as tarraxas, bem observado. vou dar um trato no braço amanhã e posto as fotos pra gente ver qual a correta.

passa um pouco do meu orçamento, mas pode combinar com o visual da guita, que vai ter escudo e acabamentos pretos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515125738-tarraxas-kluson-deluxe-u-s-a-ponte-wd-u-s-a-canoa-haste-_JM

só uma correção, o espaço enter o primeiro e o último furo é de 5.25cm e não 7 como havia dito.

usei o tru-oil, fiz umas 3 ou 4 aplicações e depois dei uma polida pra retirar os excessos. mais de um ano atrás hehe. agora está ligeiramente fosco, vou dar mais uma polida pra chamar brilho de volta. excelente produto, fácil de aplicar, muito prático mesmo.

Sáb Nov 23, 2013 6:10 pm

pierrex escreveu:
será que tem de 6 parafusos que não encaixaria na minha?

Existem atualmente 3 padrões utilizados pela Fender:

Imagem

O primeiro (2 3/16") é o utilizado nos modelos "vintage" (American Vintage, Classic Series, Road Worn, etc) e algumas signatures. O segundo (2 1/16"), que equivale ao seu 5,25 cm (as medidas estão aproximadas) é utilizado nas Standard MIM e nas Squier. O terceiro é um "híbrido", que era utilizado nas Highway 1, e hoje nas American Special.

pierrex escreveu:
passa um pouco do meu orçamento, mas pode combinar com o visual da guita, que vai ter escudo e acabamentos pretos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515125738-tarraxas-kluson-deluxe-u-s-a-ponte-wd-u-s-a-canoa-haste-_JM

Heh, eu pensei em sugerir o hardware preto... acho que ia ficar legal. Só não curti essa alavanca cromada :?

Já pensou em recorrer à GFS? eles têm umas opções de hardware legais lá, o chato é a espera...

pierrex escreveu:
usei o tru-oil, fiz umas 3 ou 4 aplicações e depois dei uma polida pra retirar os excessos. mais de um ano atrás hehe. agora está ligeiramente fosco, vou dar mais uma polida pra chamar brilho de volta. excelente produto, fácil de aplicar, muito prático mesmo.

Legal! Foi tranquilo importar? Tô querendo muito experimentar esse acabamento...

Sáb Nov 23, 2013 6:44 pm

Positivo (9)
foi tranquila a compra, já faz um tempinho mas não lembro de nenhum contratempo. usei sem miséria nas aplicações e ainda sobrou quase meio pote. apliquei com uma camisa velha e o polimento foi manual. se fizer um polimento com politriz aposto que fica com bastante mais brilho. vou pensar se é o caso, não sou tão pra brilho assim.

exato, a ponte é a do meio. bate com a kluson do link, a pretinha. também não saquei por que só a alavanca cromada, mas... ainda assim tô interessado.

dar uma passeada na gfs... nem tenho pressa mesmo.

Sáb Nov 23, 2013 8:06 pm

Positivo (9)
quito, relendo aqui o tópico... não apliquei osmocolor como falei que faria, apliquei o tru-oil direto na madeira crua. achei que não precisava mexer no tom do cedro, daí dispensei o stain. foi tranquilo, só que a primeira aplicação a madeira chupou o produto mais rapidamente que nas seguintes.

Sáb Nov 23, 2013 8:16 pm

Positivo (9)
Imagem

o vendedor garantiu que era 5.25cm o espaço e me mandou essa foto pra (des)confirmar. tava tarado pelo hardware já ia comprar.

o cara insiste que a diferença é mínima, que a adaptação é facílima (ele acha) mas imagino que teria que fechar todos os furos e furar novamente... não tô a fim quero algo do tamanho exato.

uma pena, mas é isso, vou pesquisar com mais paciência.

Dom Nov 24, 2013 7:00 pm

Pela largura dos saddles já dá pra sacar que ela segue o padrão "vintage". Aparentemente, o vendedor mediu a distância entre as bordas internas do primeiro e do último furo.

Imagem

D'oh!

:lol:

Dom Nov 24, 2013 11:32 pm
Criar novo tópico Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo