Bem-vindo: Sex Fev 23, 2018 3:19 pm

Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Tinta Blindadora - Funciona? Como fazer? 
Autor Mensagem

Mensagem Re: Tinta Blindadora - Funciona? Como fazer?
Grafite é um ótimo condutor, vide a bomba de grafite que usam no Iraque pra foder com toda a rede elétrica.
Um vídeozinho sobre blindagem que me esclareceu muitas coisas e acredito que pode ser muito util pra outros também.
http://www.youtube.com/watch?v=FrgupGEX ... re=related

Qua Jul 14, 2010 2:02 am

Eu, pessoalmente, nunca testei... Mas, se quiser uma solução pronta:

Imagem

Essas tintas ditas "magnéticas" na verdade contém pó de ferro na sua composição, já li por aí que são uma boa alternativa às tintas condutivas (e não "blindadoras"), além de já virem em spray, o que garante uma aplicação fácil, rápida e limpa.

Custa menos de 20 pratas a lata. Mas, claro, vai totalmente contra o espírito DIY :mrgreen:

Qua Jul 14, 2010 3:33 am

Medals: 2
Positivo (2)
page, o grafite é um bom condutor, sim. Tanto que é usado para fazer escovas em motores elétricos DC, conduzindo até dezenas de ampères. A condutividade dele é em torno de 10.000 S/m; para comparação, a condutividade da água do mar fica em torno de 4,0 S/m e da mica (um mineral usado em pastilhas isolantes) em torno de 0,000000000000001 S/m - esse sim, um belo isolante!

A lista da Wiki mostra apenas materiais condutores, e perto do ouro (41.000.000 S/m) ou do cobre (57.000.000 S/m) o grafite não aparenta ser um bom condutor. Mas não se deixe enganar pelos números: não acho que haveria alguma diferença audível entre blindar a sua guita com pó de grafite ou com folhas de ouro, ambos serviriam perfeitamente bem para essa aplicação. Agora, o preço... :mrgreen:

Creio que essa tinta deva funcionar igualmente bem com pó de grafite ou pó de ferro; eu usaria o que for mais fácil de encontrar.

Qua Jul 14, 2010 10:53 am

Medals: 1
Positivo (1)
Opnião minha:isso funciona mais no psicologico.
mandei blindar com aquelas folhas de cobre ,todas muito bem intaladas e soldadas e a unica coisa que aconteceu foi estragar o timbre dos caps.Mas... sei lá .já se discutiu isso por aqui e a conclusão foi essa mesmo.Abs

Qua Jul 14, 2010 11:29 am
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
on jack tal back escreveu:
mandei blindar com aquelas folhas de cobre ,todas muito bem intaladas e soldadas e a unica coisa que aconteceu foi estragar o timbre dos caps.Mas... sei lá .já se discutiu isso por aqui e a conclusão foi essa mesmo.Abs

a minha blindagem de folhas de cobre durou 2 dias a guitarra e foi arrancada no dente, exatamente por essa razão.

Qui Jul 29, 2010 7:26 pm

Positivo (2)
on jack tal back escreveu:

Errrrr. Não poderia discordar mais de você. Eu tenho blindagem em todas as minhas guitarras e ZERO hum em todas elas. Minha LP tinha um problema aparentemente sem solução de grounding e passou na mão de diversos técnicos. Foi só blindar que ela ficou a guitarra mais silenciosa do planeta. Depois dela, fiz, meio sem acreditar muito no resultado, nas minhas outras equipadas com single coil. Zero hum em todas após o procedimento.

Se fode com o timbre dos pickups.. bom, aí eu pergunto se isso é que não seria psicológico. Não tenho do que reclamar das minhas guitarras, não. E comparativamente com outras sem blindagem, nada que seja claramente percebido.

Seg Ago 02, 2010 3:38 pm

Positivo (2)
Lobao escreveu:

Errrrr. Não poderia discordar mais de você. Eu tenho blindagem em todas as minhas guitarras e ZERO hum em todas elas. Minha LP tinha um problema aparentemente sem solução de grounding e passou na mão de diversos técnicos. Foi só blindar que ela ficou a guitarra mais silenciosa do planeta. Depois dela, fiz, meio sem acreditar muito no resultado, nas minhas outras equipadas com single coil. Zero hum em todas após o procedimento.

Se fode com o timbre dos pickups.. bom, aí eu pergunto se isso é que não seria psicológico. Não tenho do que reclamar das minhas guitarras, não. E comparativamente com outras sem blindagem, nada que seja claramente percebido.

Lobão, a blindagem que você fez foi com fita de cobre/aluminio ou com a tinta?
Estou com um problemão aqui com a SG com P90 que tá osso.

Dom Ago 05, 2012 4:40 pm

eu ouvi falar que aquele papel aluminio de cozinha é bom pra blindar.
tambem li em algum lugar que guitarra com humbucker nao precisa de blindagem pois esta vai ocasionar perda de agudos.

mitos ou verdades ? :?:

Dom Ago 05, 2012 5:32 pm

Positivo (2)
Blindagem resolve sim o problema do hum, às vezes nem some todo o hum, mas boa parte dele se vai. Agora se o som fica ruim, não sei, se algo incomoda é melhor tirar... As blindagens que eu tive acesso foram com as copper tape - fita adesiva de cobre, e o resultado final foi surpreendente. Humzão é muito chato, mas um humzinho de leve é um charme, principalmente em strato. :wink:

Dom Ago 05, 2012 11:27 pm

Costumo mandar blindar minhas guitarras tb. Já experimentei com fitas de cobre, de alumínio (caseiro) e com tinta condutiva. Aquele zunido que surge quando não se faz contato com nenhuma parte metálica da guitarra (mas comumente percebido quando se tira as mãos das cordas) some ou é amenizado.

Só não sei ainda pq em algumas guitarras o tal ruído some por completo e em outras apenas diminui. Na minha atual Tele (por coincidência, blindada semana passada), não desapareceu, mas melhorou um bocado.

Quanto ao timbre, sinceramente, não percebi mudança significativa.

Ter Ago 07, 2012 9:08 am

Citação:
Já experimentei com fitas de cobre, de alumínio (caseiro) e com tinta condutiva

qual o melhor custo/benefício ?

Ter Ago 07, 2012 11:19 am

Como o alumínio caseiro tente a oxidar e "estragar" mais rápido com o tempo (depende do seu uso e do clima da sua cidade) e as fitas de cobre não se acha tão fácil (e não são tão baratas), acho que a tinta é o melhor custo-benefício. Parece precisar de menos "talento" para fazer tb.

Qua Ago 08, 2012 7:19 am

Existem também as fitas de alumínio auto-adesivo (utilizadas em tubulações de ar condicionado). Um rolo custa uns R$ 6,00 em casas de material de construção.

Qua Ago 08, 2012 7:32 am

pageguitars escreveu:
Para um velho incômodo de todos nós instrumentistas, apresento a seguinte receita da tinta de blindar ruídos externos (manifestações espíritas):

Algumas perguntas sobre a fórmula, se alguém saber me explicar que essa meleca funciona eu faço nas minhas guitarras:

1 - Porque o pó de grafite? Ele conduz algo? Tem alguma comprobação sobre isso?

2 - Porque só o verniz DUCO ou Nitro?

3- Outra receita que tenho visto por ai é a troca do pó de grafite por pó de ferro, é possível que isso funcione?

E se nada disso for verdade, como derrubar esse mito de uma vez, estou quase mandando isso para o MithBusters....

Por sinal foto de uma guitarra de um amigo meu com a tal blindagem que os luthiers cobram em média R$150,00 para fazer... :roll:

1 - O grafite é um ótimo conduto, muitos motores elétricos usam ele para conduzir a energia onde não é possivel usar cabos. Veja a tampa do distribuidor de qualque veiculo. o borne central (o que vem da bobina) tem um pedaço de grafite para conduzir a energia.

2 -Eu faço esta tinta com verniz laca acrílica, então, eu creio que pode-se usar outro verniz. Eu uso o verniz laca acrílica por causa da secagem rápida.

Posso estar falando uma tremenda besteria, se for o caso, podem me corrigir. entretanto, até onde eu sei duco e/ou laca nitrocelulose são a mesma coisa, o mesmo tipo de tinta/verniz.

3 - O ferro também conduz energia, creio que até melhor que o grafite (afirmação empírica), a tinta colorgin magnética tem ferro em sua composição e já usei ela em blindagens, funciona bem!

Blindar guitarra em minha opinião, vai depender do guitarrista, tem quem gosta do ruído das strato, já tem quem prefere ela sem ruido algum.

Por falar em blindar stratos, para ela ficar 100% 'mudinha', tem que blindar as capas dos captadores e aterrá-las junto da tinta ou em algum potenciômetro, que também deve estar em contatop com a tinta de blindagem.

Eu prefiro blindar. Não entendo como 'destruir o timbre' a falta do chiado. Aliás, todos os meus instrumentos são blindados 1 com fita de cobre e o restante com a tinta, para falar a verdade, não ví/ouvi diferença nenhuma entre os dois modos de blindar.

Seg Fev 11, 2013 1:24 pm

GeTorres escreveu:
Posso estar falando uma tremenda besteria, se for o caso, podem me corrigir. entretanto, até onde eu sei duco e/ou laca nitrocelulose são a mesma coisa, o mesmo tipo de tinta/verniz.

Correto. "Duco" é uma marca (DuPont Color).

Imagem

Seg Fev 11, 2013 2:36 pm
Criar novo tópico Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo