Bem-vindo: Ter Jan 23, 2018 6:41 pm

Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 
56inc TubeStation XTC 
Autor Mensagem

Mensagem 56inc TubeStation XTC
REVIEW PRELIMINAR - Primeiras impressões

Segue um breve review do preamp 56inc TubeStation XTC com minhas primeiras impressões, após usar ele em uma gig no último sábado com a banda de britrock e em um ensaio na última segunda-feira com a banda de hard...

Preamp: 56Inc TubeStation XTC
Power: Laney TI15 (2x EL84)

Embalagem/Apresentação
O João já esta no ramo a um bom tempo, então já é vacinado contra muitos dos problemas. Apesar de aparentar ter sofrido um pouco durante a viagem (a caixa chegou com as quinas meio avariadas), o pedal veio MUITO bem embalado numa caixa de papelão com vários pedaços de isopor "moldados" para o pedal. Na caixa, além do preamp (que vem dentro de um plástico transparente), vem ainda um cabo com plug no padrão novo, manual, quatro pézinhos auto-adesivos e dois broches. O bicho é robusto, numa cor "verde-água" (na verdade, sei lá, sou "ótimo" com paleta de cores) com labels pretos, knobs e grades de proteção das válvulas brancos, e três ECC83/12AX7 da JJ.

Imagem

Imagem

Interface
O pedal possui dois canais com controles de volume e ganho distintos, que compartilham uma EQ de três bandas. Para o canal de ganho, há ainda controles de Full e Structure (ambos instalados em knobs push/pull, respectivamente em HIGH e LOW), para mudança da estrutura de ganho. Dois foots fazem a função de alternar entre os canais e bypass do preamp. Com um controlador remoto de um foot, é possível controlar a alternância dos canais a distância. Ainda, há um simulador de falantes (V30) embutido, para utilização direta em mesas e interfaces de áudio. Os canais são baseados nos canais green e red do Bogner XTC.

Imagem

Timbragem
Estou usando da seguinte forma:
- Clean (Green) com o ganho em 11h
- Drive (Red) com o ganho no talo, com Full e Structure ativados
- EQ High (11h) / Mid (03h) / Low (01h)

O canal green (clean) é bem Plexi-like, tem uma boa quantidade de ganho no curso do knob e, na setagem indicada acima, apresenta uma leve "areia" no som, e ainda bastante definido. Diminuindo levemente o volume da guitar, o timbre limpa! Este canal aceita muito bem pedais! Com diferentes pedais, consigo diferentes layers de crunch, que além de bonito e bem musical, facilita a transição do clean para o higain, que ocorre de forma pouco brusca, ao acionar um destes para o crunch e ir dosando no volume na guitar, até por fim acionar o canal de ganho...

O canal red (drive), mesmo com o Full (um estágio extra) e o Structure (diferente estrutura de ganho) ativados e, na setagem indicada acima, dando o máximo possível de ganho, tem um pusta higain bonito e bastante definido! A definição de notas, quantidade de ruídos e nível de ganho, comparados ao preamp interno do Laney TI15 (que é a referência que tenho aqui), são melhorias consideráveis! Ambos tem aquele voicing mais dark, mais puxados para o lado british, mas eu sinto que estão em níveis diferentes!

Uso ainda os seguintes pedais:
- Boss GE-7: (modded) após o preamp (como se estivesse no loop), para alterar o voicing pós-drives, servindo em ambos os canais;
- Deep Trip Muffasaur: (Muff-alike) inicialmente mais no canal green, já que o canal red já está bem saturado, e acaba embolando um pouco;
- Dr Scientist Cleanness: um dos primeiros do board, para alterar o voicing pré-drives, soa muito bem em ambos os canais;
- Favoretti's Yellow Cab: o melhor crunch do board no canal green, e também se deu bem como dirty booster do canal red;
- Mesa Tone Burst: full time on, último pedal antes do preamp, para equilibrar o som após o "tráfego de dados" no board;
- MXR Fuzz Face Bonamassa: no canal green, ficou meio magro, já que ele foi concebido para uso em amps sujos, mas no canal red, PQP;
- Ohmless Lorena: (Klon-alike) full time on, dá uma encorpada no som, sem adicionar quase nada de sujeira;
- PaulC Timmy: está setado para abrir um pouco o som, mas no canal green ficou um tanto "harsh", então só estou usando com o canal red;
- Stomp Audio Amp: treble booster que casou bem legal com o canal red;
- VFE Alpha Dog: (modded RAT) muito bom também, especialmente no canal green, mas também ficou legal no canal red, mas em setagens diferentes;
- Wampler Sovereign: outro que casou muito bem no canal green, mas devido à quantidade de ganho do canal red e do pedal, embolou um pouco;

Considerações Finais
Pedal higain extremamente bem construído, bonito, e com timbres bastante consistentes. Além de ter uma sonoridade mais complexa e definida, além de um pouco mais de ganho, ainda abriu meu leque de possibilidades em comparação com o Laney TI15, que era extremamente capaz de produzir crunch e drive em quantidade generosa, porém pecava na inabilidade de produzir sons limpos. Ainda não tive possibilidade de testar com outros powers, mas neste combinho já mostrou personalidade! E estamos falando de um combo de 15W, com duas EL84, e falante "genérico" (o original do TI15)... ainda pretendo ver do que este preamp é capaz quando ligado num rig de mais respeito, isto é, com maior potência, com uma caixa maior (ao menos 2x12) e com falantes melhores (Celestion ou Eminence acho que já seriam um bom upgrade).

Bom... vou atualizando conforme for me inteirando ainda mais com ele!!
8)

Pitchblack, Custom Wah, Amp, DDSS B-Custom (18V), Hellbender, Sovereign (12V), FF Bonamassa, Octron (12V), Yellow Cab, Cash (12V), Timmy (12V), Tone Burst -> TI15 / (Send) ModFactor/Controller, TimeFactor/Controller, Spaceman, Ditto (Return)

Qui Jul 06, 2017 12:41 am
Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ]