Bem-vindo: Dom Jan 21, 2018 11:25 am

Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 
Review EHX Deluxe Electric Mistress 2015 (XO) 
Autor Mensagem

Mensagem Review EHX Deluxe Electric Mistress 2015 (XO)
Olá galera, tive oportunidade de conferir um dos lançamentos de 2015 da Electro Harmonix, o Deluxe Electric Mistress XO.

Imagem

(XO é esse formato novo de caixa da electro harmonix)

Para quem não sabe, é relançamento do principal flanger da EHX lançado na década de 70. É um flanger analógico muito característico, bem diferente dos MXR e BOSS, que são, acredito, os timbres mais conhecidos que vêm à cabeça quando falamos de flanger. Alguns dos usuários mais conhecidos do Electric Mistress são David Gilmour, Andy Summers e Robert Smith do The Cure.

Eu tive um deluxe electric mistress no passado e na época troquei por um Flanger Hoax (viewtopic.php?f=15&t=14777), também da EHX. A oportunidade foi boa demais pra deixar passar, e eu acreditava que o Flanger Hoax me traria também os sons do Electric Mistress. Apesar do leve volume drop do Flanger Hoax, ele faz de fato algo muito parecido com o Electric Mistress, bem como Small Stone, tremolos, vibes, through zero flanging, ele faz praticamente tudo de modulação, porém requer um tempo esculpindo os sons nele, e com o tempo eu queria um segundo flanger mais fácil de usar. Eu considerei por um tempo vender o Flanger Hoax pra pegar esse mistress, mas agora rolou de pegar ele numa boa oportunidade e então vou ficar com os dois.

O meu Electric Mistress antigo tinha sido mexido... o Electric Mistress é conhecido por um leve volume drop também, e por não ter um LED indicando se está acionado ou não. O meu havia sido modificado (antes de eu comprar) para a colocação de um LED, até onde eu sabia, e depois suspeitei que o volume dele tinha sido mexido, pois ele aumentava o volume do sinal quando acionado. Alguém mexeu além da conta, pelo visto.

Essa nova versão já vem com o LED e eliminou o volume drop, além de ser muito menor. Conta com os mesmos knobs e também o Filter Matrix, que é uma chave que, quando acionada, você congela o efeito de flanger, e mudando o knob Range, ele funciona como um filtro. É bastante interessante essa funcionalidade.

Eu uso flangers e phasers quase sempre em velocidades lentas, e gostei muito do Mistress nesse papel... a onda fica bem pronunciada e mesmo assim muito discreta, é algo que da pra usar bastante sem comprometer e caracterizar demais a música. Já com distorção antes, temos aquele clássico som de avião decolando que todo flanger deve ser capaz de fazer.

Nas configurações mais rápidas, ele pode ficar bem extremo com o uso do COLOR knob no máximo. Em qualquer velocidade que não seja muito lenta, você já ouve o pitch oscilando. Ele não é tão comportado como um BOSS, em muitas configurações ele fica... como posso dizer... "torto"! Não é muito exato ou preciso. É um efeito analógico afinal, e isso transparece no som.

Quando se fala em efeito de leslie, aos meus ouvidos, chorus e flanger em velocidades rápidas me remetem mais a leslie do que phasers. Eu curti usar ele para algo tipo leslie.

Se você procura algo tipo o Airplane Flanger do Paul Gilbert (que eu acho simplesmente ANIMAL também), o Mistress não vai te dar aquilo nem a pau. Ele é muito mais sutil e o timbre mesmo é muito diferente, eu diria que no Mistress você ouve bastante nota e não tanto o efeito, enquanto que em flangers mais extremos, a onda em si fica mais pronunciada do que as notas, as vezes fica difícil tocar acordes com um flanger muito extremo, pois a onda se destaca muito. Eu achei o Mistress ótimo pra tocar bases.

Bom, é isso aí! Sou fanático por modulações da electro harmonix, sempre que cair uma por aqui, vou fazer um review.

Seg Nov 16, 2015 8:53 am
Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ]