Bem-vindo: Sáb Fev 24, 2018 4:59 pm

Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ] 
Cotação Fender Strat 70's 
Autor Mensagem

Medals: 3
Positivo (3)
Mensagem Cotação Fender Strat 70's
Pessoal,
estou pensando em comprar uma Strat anos 70, mas não estou com uma boa noção do preço. alguém aqui tem como me informar uma média de preço e detalhes da construção dessas guitarras?

obrigado e um abraço!

http://www.facebook.com/bigjohnsiqueira
Videos

Qua Out 08, 2008 3:32 am

Mensagem Re: Cotação Fender Strat 70's
Original ou reedição?

Qua Out 08, 2008 8:42 am

Positivo (3)
quito escreveu:
Original ou reedição?

E aí Quito, tudo certo?

no caso da 70's é original...

gostaria que você e o pessoal falasse mais das 70's sobre construção, tipos de pintura, madeiras e etc... se for possível claro.

mas já que você falou em reedição, eu tenho interesse também em Chicanas e Japas reissui 62
alias, há diferença entre "reed" e "reissui"?

Videos

Qua Out 08, 2008 9:46 am

"Reissue" é "Reedição" em inglês.

Bom, 10 anos é um bocado de tempo, então não é de se esperar que todas as Stratos produzidas durante os anos 70 sejam iguais... Uma boa fonte de pesquisa, onde você pode ver as "sutilezas" que diferenciam os anos de fabricação, é este site:

www.stratcollector.com

Quanto à qualidade, elas não gozam de muito boa fama, mas isso é culpa das guitarras produzidas na segunda metade da década, quando o controle de qualidade degringolou de vez. As melhores (e mais valorizadas) são as de 70 até 74. Daí pra frente é um festival de guitarras pesadíssimas e com falhas na construção, principalmente na junção do braço com o corpo. O que não significa que não se encontre bons exemplares fabricados nesse período.

Quanto ao preço, devido ao fato delas agora serem consideradas (incorretamente, diga-se de passagem) "vintage", esteja preparado pra desembolsar uma boa grana. Por aqui andavam pedindo mais de 5k. Muitas das que se encontra por aí estão com o acabamento em péssimo estado, fruto das "experiências" da Fender na transição entre a nitrocelulose e o poliuretano. Porém, pra quem gosta de "relics", é um prato cheio.

Pelo que andam pedindo, você pega uma reissue/reedição, que possivelmente terá uma qualidade superior à original, e ainda sobra um bom troco. As reissues geralmente se baseiam nas Strato 72, com o "bullet truss rod" no headstock. As mexicanas (Classic '70s) têm o corpo em ash, as americanas (American Vintage '70s) em ash ou alder. As japonesas mais antigas vinham com tarraxas Gotoh, atualmente elas vêm com as tarraxas Schaller "F" corretas. Tanto as mexicanas quanto as americanas têm o braço mais grosso que a maioria das 70s originais ("U" shape), as japonesas eu não sei.

Quanto às reissue 62, a série fabricada no México se chama Classic '60s. As especificações são bem próximas das originais: corpo em 2 ou 3 peças de alder, braço em maple com escala em rosewood. Os captadores são alnico V, os mesmos que equipavam as Highway 1 até alguns anos atrás. Existem duas séries de reissues japonesas: US e TX. As ST62-US têm o corpo em basswood e captadores "vintage US" (imagino que sejam os Custom Shop 57/62). As ST62-TX têm o corpo em alder a captadores Texas Specials. O ponto fraco das japonesas costuma ser a eletrônica. Geralmente elas vêm com potenciômetros "mini" e um switch de plástico, mas que podem ser facilmente substituídos.

Qua Out 08, 2008 10:42 am

Bah, aí complica, já vi galera pedindo 11 pilas numa de 72 parece.

Sáb Out 11, 2008 9:36 pm

Positivo (3)
o que eu acho é o seguinte, vi no ML umas na casa de 5mil, então ou elas são muito medianas pra terem a tradição do nome fender e 30 anos de uso e valer o mesmo que uma guitarra nova...
eu sei que "novo" é "novo", mas sinceramente, eu me sentiria melhor pagando 5 mil numa 75 do que pagando 5 mil numa american standard "nova"... até por quê uma american standard num vale 5 mil (apesar dos donos acharem que vale)
acho que acabei de comprar uma briga com os donos de american std, mas eu tô falando isso com base nos preços delas lá fora. (US$1.000 +/-)

Videos

Sáb Out 11, 2008 11:15 pm

Uma coisa muito importante, nunca esqueça, Fender CBS é muito criticada por aí, por ser a pior fase da Fender. Não adianta comprar as cegas pelo headstock. Nunca olhei muito pro headstock, sendo sincero, apesar dessas Fenders 70s me darem um G.A.S danado. O negoço é: tocar. Tocou? Gostou? Estão pedindo um preço justo por ela? (creio que 4.500, 5k é o aceitável)
Compra cara! Não importa se é uma Tonante, ou uma Gretsch, o negoço é tu gostar da guitarra, sacou? :D
Acho equivocada a sua posição contra as AM STD. Sugiro reavaliar.

Abraço.

Qua Out 15, 2008 2:45 pm

Medals: 4
Positivo (4)
Vendi minha Am Std edição Comemorativa de 40 anos da strat (fabricada em 1994) por R$ 3.200,00. Acho que o preço é esse, mais de R$ 4.000,00 por uma am std, sei não... :roll:

Mas concordo com oque o Vintager61 disse ae. Hoje estou com uma Japa de 1990, me custou metade do que paguei na americana e, pelo menos pra mim, tem mais som. O lance é testar mesmo, não tem jeito. Não compraria instrumentos muito antigos sem tocar antes...

[]'s

Escute meu novo disco "Distraído Concentrado" em keltongomes.com

Sáb Dez 13, 2008 12:00 pm

Creio que no http://www.gbase.comtenham dezenas de stratos desta época - assim acho que dá para ter uma idéia dos preços e das opções.
Renato

Sáb Dez 13, 2008 4:06 pm

Positivo (3)
Na verdade o intuito desse tópico era saber os prós e contras de uma Strat dos anos 70, pois eu vi uma por 5mil no ML, porém estava escalopada... mas já desisti dessa vida de escalopadas e estou em busca de uma strato mais barata e do jeito que eu quero.
como eu sou meio doido vou montar uma comprando as partes no ebay... mas isso só no próximo ano.. agora eu tenho que pensar em colocar o peru pra fora... digo.. na mesa...

abraço!

Videos

Dom Dez 14, 2008 12:32 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Como já disseram anteriormente, as mis valorizadas sao as que possuem o corpo de alder, são guitarras levíssimas e o som é MUITO melhor do que as fender mais novas (já comparei lado a lado uma fender 74 original com american standart dos anos 90, reedição da 62 americana e com a strato da Shur usando o mesmo amp e a mesma regulagem. O timbre da 74 é mais complexo, mais woody e mais alto. Não é a toa que Blackmore, Malmsteen, Gilmour e muitos outros ainda usam fender dos anos 70.

Seg Out 05, 2009 4:52 am

Medals: 1
Positivo (1)
Confesso que eu também gostaria muito de ter uma strato 70's... na verdade uma 67/68, mas 70 seria bastante satisfatório!
para quem não tem tanta $$ e tá afim de ter um instrumento vintage (entre aspas, como colocou o Quito) é um bom começo...

Como o Kleber colocou tb, não existe substituto para a madeira antiga... a madeira vai secando e mudando aos poucos, tende a ficar mais ressonante.

Mesmo assim ainda me resta a dúvida do que soaria mais legal: uma 70's ou uma masterbuilt 70's specs novinha em folha com pups 69 CS. Não sei até que ponto a "perfeição" e esmero na construção e as madeiras bem selecionadas numa guitarra nova conseguiriam fazer a coisa ficar realmente com O SOM.

Abs

Ed

http://www.facebook.com/edsmodshop

Seg Out 05, 2009 8:50 am

Positivo (3)
kleberk.shima escreveu:
Como já disseram anteriormente, as mis valorizadas sao as que possuem o corpo de alder, são guitarras levíssimas e o som é MUITO melhor do que as fender mais novas (já comparei lado a lado uma fender 74 original com american standart dos anos 90, reedição da 62 americana e com a strato da Shur usando o mesmo amp e a mesma regulagem. O timbre da 74 é mais complexo, mais woody e mais alto. Não é a toa que Blackmore, Malmsteen, Gilmour e muitos outros ainda usam fender dos anos 70.

Pois é... Eu quase comprei a que vi na época.. mas, eu não queria ter que mandar trocar a escala dela (que estava escalopada).

Não é possível que uma guitarra feita hoje, mesmo havendo processos de secagem avançados para a madeira soar melhor que um negocio que está "secando" ha mais de 30 anos...

Ed Ramone escreveu:

Mesmo assim ainda me resta a dúvida do que soaria mais legal: uma 70's ou uma masterbuilt 70's specs novinha em folha com pups 69 CS. Não sei até que ponto a "perfeição" e esmero na construção e as madeiras bem selecionadas numa guitarra nova conseguiriam fazer a coisa ficar realmente com O SOM.

Abs

Ed

Eu curto as 70's.. Mas, nesse caso eu só compraria uma original..
Pegar uma CS que se bobear custa mais caro que uma original de época é meio "furada" na minha opinião.

Videos

Seg Out 05, 2009 7:42 pm

SouthernMan escreveu:
Não é possível que uma guitarra feita hoje, mesmo havendo processos de secagem avançados para a madeira soar melhor que um negocio que está "secando" ha mais de 30 anos...

É uma grande ilusão achar que a madeira está secando "há mais de 30 anos". Ela provavelmente atingiu o tal "ponto de equilíbrio" décadas atrás, e se estabilizou. E é muito bom que ela não esteja secando até hoje, porque todo mundo sabe o que acontece com madeira que seca demais: ela racha.

Existem outros fatores que influem mais na ressonância do que a "secura" de uma peça de madeira. Algo que certamente influenciou na qualidade das guitarras ditas "vintage" é a qualidade da madeira disponível naquela época. Árvores mais velhas, de crescimento lento, produzem madeira melhor do que árvores jovens, de reflorestamento. Agora, o quão melhor será o timbre final dos instrumentos produzidos com estas madeiras é altamente questionável, uma vez que um instrumento é a soma de várias partes.

Especula-se até sobre a influência da melhor qualidade do ar na época (menos poluição), mas aí o limite entre o que é verdade e o que é lenda começa a ficar meio embaçado. E as lendas estão aí pra isso mesmo, acredita nelas quem quiser...

SouthernMan escreveu:
Eu curto as 70's.. Mas, nesse caso eu só compraria uma original..
Pegar uma CS que se bobear custa mais caro que uma original de época é meio "furada" na minha opinião.

Também não se deve colocar todas as 70's no mesmo saco. Nos 10 anos que compuseram a década de 70, o padrão de qualidade da Fender variou horrores. As chances de se conseguir um bom instrumento entre os fabricados entre 1970 e 1974 são muito maiores do que entre os fabricados de 75 até 79 (e aqui não está se falando em qualidade de madeira, que também variou bastante, e sim de qualidade de construção).

É compreensível querer possuir uma original pelo fetiche, ou por se tratar de um objeto de valor, de uma "antigüidade". Mas eu diria que, com o padrão de qualidade infinitamente mais consistente nos dias de hoje, são boas as chances de se conseguir um instrumento que soe tão bem ou até melhor do que um daquela época, seja ele CS, reissue USA, Japan ou Mexico. E pagando menos.

Ter Out 06, 2009 12:05 am

Positivo (3)
Quito,

É exatamente isso. Fetiche, um prazer quase sexual de ter algo que não é comum... e ainda serve pra tocar... olha que beleza!
O que eu quis dizer é que mesmo uma 75/79 tem seus 30 anos de uso, isso tras marcas de uso, historias e etc...
Claro que não é o tipo de guitarra rara. Em compensação não é caríssima e devem ter um som agradável.

Eu usava uma Tamija com Texas Special e todo mundo achava o som do "baralho"... não é possível que uma fender 75/79 soe pior...

Videos

Ter Out 06, 2009 12:37 am
Criar novo tópico Responder  [ 15 mensagens ]