Bem-vindo: Qui Dez 14, 2017 2:10 pm

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Sobre tocar músicas nacionais na noite 
Autor Mensagem

Mensagem Sobre tocar músicas nacionais na noite
Há pelo menos 8 anos frequento os maiores bares com pop/classic rock ao vivo em São Paulo (a saber: Café Piu-Piu, Stones, Wild Horse, Metropolis, Morrison, etc.) e notei que as bandas raramente incluem músicas nacionais em seus repertórios - digo que num set de 35 a 40 músicas tocadas numa noite, se tiverem 3 nacionais é muito. Num bar específico que eu fui uma vez, o Republic Pub, ouvi a banda comentar com alguém do público que não podiam tocar músicas nacionais.

Esse fenômeno me chama bastante a atenção. Sempre achei que o rock nacional é bastante acessível para um público "médio" (aquele que não é necessariamente fã de rock, que gosta de tudo um pouco) principalmente pelo fato de todo mundo conhecer pelo menos parte das letras dos maiores clássicos. Por este motivo, imagino que seria muito legal montar um projeto de tributo ao rock nacional, mais ou menos nos moldes que nós vemos tantas bandas tocando clássicos do rock gringo pela noite. A minha dúvida é a mais simples de todas: será que ninguém pensou nisso antes? Ou esta minha ideia é idiota e obviamente não daria muito certo?

Gostaria de fazer algumas perguntas, principalmente pra quem toca na noite pelas bandas de sampa:
- Esta coisa de não rolar tanto rock nacional se deve mais às bandas, aos bares ou ao público dos bares?
- A cobrança de direitos autorais feita pelo ECAD nos bares pode ter alguma relação com isso?
- Será que eu preciso conhecer outros bares, aonde o contexto seja mais favorável a este tipo de som?

Qua Out 22, 2014 9:41 pm

Mensagem Re: Sobre tocar músicas nacionais na noite
O público que frequenta Pub quer ouvir internacional e geralmente os donos destes bares preferem que não role musica nacional pois já formataram um público específico.
Outro detalhe é que boa parte das bandas nacionais dos anos 80 ainda está na ativa, o que não justifica que estas músicas façam parte do repertório das bandas covers que geralmente tocam em...Pub! rsrs
Musica nacional você encontra de tonelada nas baladas de sertanejo. Nas de Pop e Classic Rock é raridade mesmo.
ECAD é pago por amostragem e geralmente os bares fecham pacotes mensais. De qualquer maneira, muito raramente o artista (gringo ou brazuca) recebe os direitos.

Qua Out 22, 2014 10:05 pm

Cailet escreveu:
O público que frequenta Pub quer ouvir internacional e geralmente os donos destes bares preferem que não role musica nacional pois já formataram um público específico.

Isto é fato. Os bares que eu citei já são tradicionalíssimos redutos do Classic Rock (inevitavelmente e predominantemente gringo).

Já fui em alguns bares no Tatuapé, que não é um bairro com bares tradicionais mas que exploram mais uma veia pop rock. Lá percebia que rock nacional "virava" mais fácil com o público. Mas há de se considerar que estes bares abriam e fechavam com a mesma facilidade, alternavam dias de pop rock com dias de pagode ou colocavam música eletrônica nos intervalos da banda - ou seja, uma metaformose ambulante.

Qua Out 22, 2014 10:33 pm

lembro de frequentar o piu piu nos idos de 2000 e a banda rockover recusava tocar rock nacional embora houvessem pedidos. tem essa galera mais antiga q cresceu ouvindo rock nos anos 70 q nao curte o boom do rock nacional q veio nos anos 80.
fiz teste numa banda uma vez q eles nao tocavam nacional simplesmente porque a vocalista nao queria. o publico deles queria.
enfim, acho q tem a ver com os musicos um pouco, mas concordo que a grande razao está nos bares q tem um publico específico q quer ouvir só som gringo.

Qui Out 23, 2014 4:30 pm
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
acho que a coisa é bem segmentada atualmente né...

repertorio de pub é diferente do repertorio do bexiga que é diferente do repertorio da v madalena aqui em SP.

Acho que o circuito define o repertorio.

tive uma banda cover de rock nacional há muitos anos, tinha boa aceitação, recentemente vi um amigo que toca na noite montando um projeto com essa cara, fez show no ABC, não sei qual circuito está aberto a esse tipo de repertorio.

Sex Jul 15, 2016 8:12 pm
Site Admin

Eu particularmente acho o rock nacional mainstream uma merda. Seja dos anos 80, seja atual.

Eu pago de bom grado pra ver bandas nacionais iniciantes ou de fora do esquemão, desde que sejam autorais. Podem até tocar um ou outro cover do Raul, não ligo, mas o que quero mesmo é ver o trabalho autoral dos caras e das gurias. Mas banda só de cover especializada em Capital Inicial, Titãs e Legião Urbana eu nem entro no pico, só se me pagarem (e se for Capital, nem se me pagarem). Até porque, como já disseram, tá todo mundo na ativa, até o Legião tá engan... digo, dando show por aí.

Mas e aí? Brigar pra quê, se é sem querer, não é mesmo?

Sáb Jul 16, 2016 1:58 am
Site Admin

Matéria de 2015, pelo menos um dos lugares já fechou (Astronete), mas vale a dica pra quem é de São Paulo:

Chega de covers: confira 10 locais e festas de São Paulo que apostam em artistas autorais

Às vezes parece que a cena musical está dominada por bandas covers capengas que dominam as poucas casas noturnas que ainda apostam na música ao vivo. De vez em quando parece que estamos escravos dos covers mal feitos de Van Halen e Pink Floyd que passam por aí se vendendo como “os melhores do Brasil”. Será que as bandas desistiram de criar e resolveram só fazer aquela versãozinha pra ganhar alguma grana na noite? Emmerson Nogueira venceu?

Calma, nem tudo está perdido: ainda existem muitas casas que apostam em música nova de qualidade, convidando artistas autorais e buscando novos sons e talvez até uma nova cena musical, quem sabe? Criei uma pequena lista de casas em São Paulo que convocam artistas e bandas com músicas próprias pra você descobrir que não, o rock não morreu, e não, você não precisa ouvir só o que as rádios e a TV te oferecem.

http://crushemhifi.com.br/chega-de-cove ... -autorais/

Imagem

Sáb Jul 16, 2016 3:08 am

Eu tive uma banda de covers, que 95% do repertório era rock nacional anos 80/90 e alguns mais novos.

Em bares a galera curtia o show, mas o ponto alto sempre eram as 3 internacionais que rolavam no meio do show, geralmente psycho killer, alguns Doors, as vezes a música Iron Maiden, Beatles .... então ficávamos sempre nos perguntando se valia a pena manter o lance de rock nacional.

Em aniversário da cidade já agradava bastante, pois tinham todos os públicos, crianças, idosos, adolescentes. Pelo fato do rock nacional mainstrean ter passado por MTV, FM's ... a galera curtia e cantava.

Resumindo, eu, prefiro assistir bandas autorais de rock nacional. Por exemplo, gosto de Autoramas, Cidadão Instigado, O Terno, Mutantes ... em bares também prefiro os classic internacionais, mas tocados por bandas competentes, como o Rockover, João Kurk ... tem banda que é foda!

Sáb Jul 16, 2016 9:17 am
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
henrique.cesar escreveu:
Matéria de 2015, pelo menos um dos lugares já fechou (Astronete), mas vale a dica pra quem é de São Paulo:

Chega de covers: confira 10 locais e festas de São Paulo que apostam em artistas autorais

Às vezes parece que a cena musical está dominada por bandas covers capengas que dominam as poucas casas noturnas que ainda apostam na música ao vivo. De vez em quando parece que estamos escravos dos covers mal feitos de Van Halen e Pink Floyd que passam por aí se vendendo como “os melhores do Brasil”. Será que as bandas desistiram de criar e resolveram só fazer aquela versãozinha pra ganhar alguma grana na noite? Emmerson Nogueira venceu?

Calma, nem tudo está perdido: ainda existem muitas casas que apostam em música nova de qualidade, convidando artistas autorais e buscando novos sons e talvez até uma nova cena musical, quem sabe? Criei uma pequena lista de casas em São Paulo que convocam artistas e bandas com músicas próprias pra você descobrir que não, o rock não morreu, e não, você não precisa ouvir só o que as rádios e a TV te oferecem.

http://crushemhifi.com.br/chega-de-cove ... -autorais/

Imagem

O circuito da Augusta é mais voltado pro autoral, toquei no Astronete com o Guilhermoso há alguns anos. O duro é tentar sobreviver ($$) nessa onda.

Sáb Jul 16, 2016 9:55 am

Medals: 1
Positivo (1)
No interior(nas cidades pequenas) não se tem nem casas especializadas nem público cativo pro classic rock. As bandas ainda tocam bastante BrRock - que no caso, não chega nem a Los Hermanos pos-Ana Julia. E até em casa onde tem rock,o repertório internacional das bandas covers é muito clichê.
Quando eu estava nesse circuito,pra não ser totalmente desgostoso eu mudava todos os arranjos das musicas pra uma pegada mais agressiva e surf. Engenheiros, Lulu Santos, Titãs antigo, tudo cabe. Era divertido e funcionava, até porque o público 'mediano' que curte BrRock não é xiita e apegado à sonoridade original. Se der pra cantarem a letra tá valendo. E nisso a gente imprimia a personalidade da banda. A nossa maior regra porém era não tocar Legião :mrgreen:

Dom Jul 17, 2016 9:58 am

Medals: 3
Positivo (3)
Acho esse assunto muito interessante, porque o circuito varia bastante de cada região mas ao mesmo tempo a gente acaba vendo bandas muito parecidas por aí.

Na minha opinião depende do propósito da banda. Minha banda cover, que toca mais por diversão mesmo sem grandes pretensões, não toca nenhum som nacional, é focado em rock e pop gringo dos anos 90 e 2000. Mas já teve situação da gente estar tocando num lugar de público mais heterogêneo e um cidadão pedir pra gente tocar Evidências, hahaha...

Seg Jul 18, 2016 12:48 pm
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ]