Bem-vindo: Qui Fev 22, 2018 9:40 pm

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Arquivos fora de sincronia quando do Cubase p/ Logic 
Autor Mensagem

Mensagem Arquivos fora de sincronia quando do Cubase p/ Logic
Salve galera...

Tenho tido sempre o mesmo problema: eu uso o cubase/windows pra gravar, meu amigo usa logic/mac. Eu passo uma base em mp3 pra ele solar. Ele me manda de volta, quando junto os arquivos no cubase e mostro pra ele, ele me diz que a guitarra ta fora do tempo. Aí tenho que ajustar na mão grande.

Isso acontece mesmo mandando o arquivo iniciando do zero segundo, pra não ter dúvida.

Alguém já passou por isso? Fico imaginando que o logic dele pode estar adicionando algum tempo de pré contagem, sei lá. Os dois programas interpretarem o zero diferente não faz muito sentido pra mim.

Seg Mai 06, 2013 9:35 pm

Mensagem Re: Arquivos fora de sincronia quando do Cubase p/ Logic
Não é problema no sample rate ?
Pra tirar a dúvida sobre o zero segundo, manda ele tirar um bounce da track com algum barulho no zero segundo. Se o barulho não bater com seu zero segundo tem zica aí.

Seg Mai 06, 2013 10:20 pm

mixirica_man escreveu:
Pra tirar a dúvida sobre o zero segundo, manda ele tirar um bounce da track com algum barulho no zero segundo. Se o barulho não bater com seu zero segundo tem zica aí.

hum...vou pedir isso a ele. mas como uma diferença de sample rate traria um problema de sincronia? não entendi essa parte. o sample rate não deveria influenciar só na qualidade do audio?

Seg Mai 06, 2013 10:31 pm

davi escreveu:
mixirica_man escreveu:

hum...vou pedir isso a ele. mas como uma diferença de sample rate traria um problema de sincronia? não entendi essa parte. o sample rate não deveria influenciar só na qualidade do audio?

Explicando toscamente o sample rate e como pode foder o sinc:
O sample rate é como se fosse quantos "espacinhos de som" cabem naquele intervalo de tempo. (Aí a parada da qualidade do audio, quanto mais espacinhos melhor)
Imagina que o cara gravou com 10 espacinhos por segundo e você abre no seu projeto de 5 espacinhos por segundo. Pode acontecer do seu projeto pegar os 10 espacinhos originalmente gravados e espalhar nos 5 espacinhos por segundo em que tá configurado. Resultado disso, 1 segundo do cara vai virar 2 segundos pra você.
Quase todas as DAWs fazem a conversão automática do sample rate pra casar sempre com o projeto que você tá trampando, mas vai que deu algum pau gozado.

Ter Mai 07, 2013 3:33 am

mixirica_man escreveu:
davi escreveu:
mixirica_man escreveu:

Explicando toscamente o sample rate e como pode foder o sinc:
O sample rate é como se fosse quantos "espacinhos de som" cabem naquele intervalo de tempo. (Aí a parada da qualidade do audio, quanto mais espacinhos melhor)
Imagina que o cara gravou com 10 espacinhos por segundo e você abre no seu projeto de 5 espacinhos por segundo. Pode acontecer do seu projeto pegar os 10 espacinhos originalmente gravados e espalhar nos 5 espacinhos por segundo em que tá configurado. Resultado disso, 1 segundo do cara vai virar 2 segundos pra você.
Quase todas as DAWs fazem a conversão automática do sample rate pra casar sempre com o projeto que você tá trampando, mas vai que deu algum pau gozado.

teoricamente eu entendo, mas na prática continua esquisito :oops:
porque isso significaria que eu to mandando um arquivo de 20s e ele me volta um de 40?? então o audio dele vai soar com a metade do beat, se for feito na metade do sample rate?

de qualquer forma, vou mandar ele checar...eu sempre uso 44.1, vai que ele ta usando 48 e dá essa diferença mínima

Ter Mai 07, 2013 8:42 am

Medals: 1
Positivo (1)
O maior culpado desse tipo de perda de sinc é o sample rate mesmo. A diferença não é o dobro. É pequena, você só vai perceber lá pelos 5 ou 10 segundos... e vai piorando. No final da música já deve estar completamente fora.
MAS... não é só o tempo que altera. A afinação também. Ou seja, você não conseguiria acertar na mão porque ia soar desafinado (quase 1/2 tom).

Tente trocar arquivos em outro formato, WAV ou AIFF.
O mp3 sempre insere um pequeno silêncio no áudio, no início.
Se você faz um mp3 pra ele, já tem um pequeno atraso (bem pequeno). Aí ele grava e gera outro mp3 pra você... já duplicou o atraso.
O jeito certo de fazer isso é usando um formato puro (Wav ou Aiff) ou colocando num bip, uma claquete no início para ter certeza que os arquivos estão sincronizados.

Ter Mai 07, 2013 2:01 pm
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ]