Bem-vindo: Seg Fev 19, 2018 7:07 am

Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ] 
Gravando com Mic Condensador? 
Autor Mensagem

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Gravando com Mic Condensador?
Caras,

Peguei um mic condensador com o foco principalmente em gravar violões em casa. Tenho também uma M-audio Fast track 2, que possui o Phantom Power.

O mic é um Audio Technica AT2035. Ainda não tive muito tempo de fuçar, mas inicialmente achei o volume capturado baixo. Mesmo com a Phantom ligada, e o mic tem como opção chave de atenuação nominal de -10 dB ou 0dB (Deixei em 0dB pois em -10dB ficou ainda mais baixo o volume). Tem outra chave com opções de low & cut.

Gravei com da seguinte forma:
- Cabo para Mic novo;
- M-audio deixei volume do mic em 2hrs (para gravar guitarra com mic dinamico costume deixar o volume em 11hr)
- Phantom power on
- O led de signal piscava mas sem clipar
- tocando com o violão a 15cm de distância do 12º traste
- gravei pelo sony vegas 7
- o como onde gravei é um quarto "qrande" (uns 5x6m)

Tive a impressão que o mic capturou muito bem a ambiência (que é ruim pois tem muito ruído) e o violão com um volume baixo.

Alguem com experiência com condensadores tem dicas/sugestões de onde estou errando?

Num segundo momento, queria umas dicas de como reduzir a captura de ruídos. Meu principal problema é que moro em casa, não apto e além do ruido na rua o mic está pegando o ruído dos aviões que passam a caminho do aeroporto de guarulhos :? .

Alguem alguem?
Valeu!
Abç
Társio

www.soundcloud.com/tarsio
www.youtube.com/user/trililandia
www.youtube.com/channel/UCu1LFP43e8rwD0EtUVx68gw
www.myspace.com/rockvillestation
www.myspace.com/bandahotrocks

Qui Fev 28, 2013 12:26 pm

Mensagem Re: Gravando com Mic Condensador?
Társio,

Os pré amps dessas placas de áudio da M-áudio costumam dar a maior parte de seu ganho no terço final do curso do knob. Muitas vezes só funfa legal bem perto do máximo mesmo. Tenta abrir mais o volume do pré (claro, sem acender a luzinha de clipagem do pré).

Com relação a ambiência e vazamento algumas dicas: Escolha os quartos mais longe da rua para gravar, e posicione-se de frente para a rua. Assim, o microfone fica de costas para a rua, deixando o ponto "surdo" do mic, que é cardióide, virado para a rua. A distância para a rua e este procedimento reduzirão bem o vazamento. Agora, com relação aos aviões, não tem muito jeito não... Espere os aviões passarem e grave no meio tempo. Agora se você mora do lado do aeroporto de Guarulhos... :(

Com relação à ambiência, tente fazer a gravação sentado em um sofá, no meio da parede do fundo do quarto, encostado na parede. Use travesseiros ou colchão atrás de você. O chão do quarto onde você grava é de quê? De madeira costuma dar uma ambiência legal. Mas se você estiver incomodado com excesso de ambiência, um tapete grosso no chão, embaido do pedestal do microfone e entre você e o microfone pode ajudar. Enfim, experimente com tratamento da sala, utilizando colchões, travesseiros, cobertores, edredons e tapetes grossos, para matar um pouco da reverberação da sala. Estantes de livro (claro com livros ou CDs) também ajundam, seja atuando como absorvedores, seja como difusores.

Espero ter ajudado!
Abs

Qui Fev 28, 2013 2:02 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Pergunta idiota: o mic está do lado certo?

Qui Fev 28, 2013 6:01 pm

BrunoGF escreveu:
Pergunta idiota: o mic está do lado certo?

essa era a minha pergunta hehehe

já q vc diz q ele capta bem o ambiente e pouco o violão, ele deve estar virado ao contrário... isso se ele tiver dois lados, alguns mics condensadores captam pelos dois lados, outros por um, e outros, como o meu Behringer B2, tem uma chave pra selecionar isso

Qui Fev 28, 2013 7:35 pm

Positivo (1)
Quase certeza de que o mic está do lado errado também :twisted:
Só para não ficar ofendido, achando que alguém está te chamando de burro, eu já gravei em estúdio grande um sax e o mic estava do lado errado. A gente estava achando meio estranho, mas eu achei que estava com muito reverb e pedi para o técnico tirar. Só aí é que percebemos que o mic estava errado, porque não tinha reverb no canal.

Só que a gente percebeu o rever, porque o estúdio era grande e não havia ruído.
Num ambiente aberto ouviria exatamente o que você relata que ouviu: muito ambiente, ruído da rua, e violão muito baixinho.

Para minimizar o ruído que vem da rua, só gastando uma graninha razoável.

Mas paleativamente pode começar com o seguinte: grave no comodo mais longe da rua.
Feche as janelas e portas. QUanto mais portas o som tiver que atravessar até chegar no mic, melhor. OU seja, feche todas as portas que levam do comodo até a rua (2 ou 3 no máximo, mais que isso você mora num labirinto rsrs)
pode tentar bloquear um pouco mais do som que vem pela janela colocando espuma, um colchão velho, uma cortina muito pesada (veludo, dessas de teatro).

Isso é o que dá pra fazer sem mexer em construção.

Qui Fev 28, 2013 7:49 pm

É verdade... deve ser isso mesmo. :roll:

Qui Fev 28, 2013 11:53 pm

Positivo (2)
Uahahahaha.

Culpa minha que não descrevi isso. Quanto testei foi a primeira coisa que pensei também. "Essa porra deve estar ao contrário". hehehe

Vou seguir as dicas ai. Vou testar hoje a noite e falo pra voces.

Valeu as dicas!
Abç

Sex Mar 01, 2013 8:44 am

Medals: 4
Positivo (4)
Quanto ao volume, salvo engando, a Fastr Track também tem uma chave atenuadora, veja se ela não está acionada.

Outra dica para reduzir a captação de ruídos: acione a chave de low cut (geralmente é 80Hz, confere aí) do microfone. Se estiver gravando com afinação normal, não vai fazer diferença pro violão, mas pode te ajudar a cortar um pouco o barulho dos carros, passos, e até mesmo, quem sabe, dos aviões. Não mata tudo, mas já ajuda. Se estiver usando alguma afinação drop qualquer coisa, tome cuidado, pois pode perder alguma informação nos bordões.

Sex Mar 01, 2013 11:33 am

Positivo (2)
É, acho que tudo era uma questão de um melhor isolamento dos ruídos mesmo.

Hoje o espaço que eu tenho para gravar é problemático mesmo, é uma casa na qual os cômodos são grandes, o piso de cerâmica e tudo ressoa muito. Das várias dicas do pedromarra, fizeram a diferença principalmente a questão do posicionamento no ambiente, tanto minha quanto do mic. Segui as dicas para e posicione-se de frente para a rua. Assim, o microfone fica de costas para a rua, deixando o ponto "surdo" do mic, que é cardióide, virado para a rua e também tente fazer a gravação sentado em um sofá, no meio da parede do fundo do quarto, encostado na parede. Use travesseiros ou colchão atrás de você.

Na verdade posicionei o mic junto a um guarda-roupas de madeira com as portas abertas, desta forma isolou um pouco os ruidos que vem de trás e das laterais do mic, e me posicionei de frente para o guarda-roupas. Achei que isolou até meu beagle latindo... rsrsrs

https://soundcloud.com/tarsio/nobody-loves-you-when-you-down

Foram usados então:
- Interface M-audio fast track 2 (Mic Gain em 2hr e com o Phanton Power ligado)
- Mic Audio Technica At2035 condensador (deixei a atenuação nominal em 0db, desligada)
- cabo satã angelo;
- Sony Vegas 7,0
- Violão Roxy RG001 (Modelo 000 tipo Eric Clapton) com cordas Elixir 0,12 - Afinação Std (base sem palheta, solo com palheta)
- Violão Dobro Resonator com cordas Elixir 0,12 - Afinação Open G (tocado com slide de bronze sem palheta)

OBS - O violão 000 ficou posicionado com o mic a 15cm de distância da boca, e o Resonator ficou com o mic a 15cm do "centro do cone"

OBS - O mic não estava do lado errado :lol:

O timbre ai está totalmente cru, sem nenhum tratamento. Achei grave demais, mas acho que isso eu vou descobrindo aos poucos com posicionamento do mic em relação ao violão.

O que acharam da relação timbre X volume X ruído?

Valeu as dicas, caras! Estou bem mais satisfeito com o resultado, mas sei que ainda dá para melhorar.
Abç
Tarsio

Dom Mar 03, 2013 2:16 pm

Positivo (1)
Na questão de ruído, acho que está bem decente.
Quanto a questão dos graves, é só aprender qual o melhor lugar para posicionar o mic em relação ao violão.
Violão é sempre chato. Se alterar 5cm, muda tudo.
Evite apontar o mic para a boca do violão. É de lá que sai esse grave.
15cm é muito perto também. Tente algo como 50cm que o som vai vir muito mais natural (mas vai vir muito mais ruído do ambiente também).
Se o piso é de ceramica, tente colocar um tapete grosso, sofá, cama, uns colchões, tudo isso vai ajudar a domar o som de dentro da sala para não ficar tão reverberante.

Dom Mar 03, 2013 4:22 pm

Guarda-roupa cm a porta aberta é ótimo também para diminuir a ressonância da sala, ótimo!
No mais, fecho com o Domene. Só aponto o microfone para a boca do violão, muito raramente, quando ele é o único instrumento da mix, então geralmente cuida das frequências graves. E usualmente gravo violões de Nylon. Não sei se tem diferença mas... Atualmente estou gravando um 7 cordas (consegui achar alguém para isso), com o microfone apontado para a boca e tá ficando massa. Tente apontar o microfone para o braço, na 12a casa, ou na junção do braço com o corpo, ou então para a ponte, com uma angulação próxima a 45o. Serão captações com menos graves.
Tenho usado também com muito sucesso (para violão e cavaquinho) uma abordagem com dois microfones, que pode até ser panoramizada para estéreo: dois condesadores de diafragma pequeno, um apontado para o braço e outro para o tampo, perto da ponte, ou então por cima do instrumentista captando a lateral do instrumento. É importante que os dois microfones estejam a mesma distância do instrumento para não haver problema de fase.Quanto a distância, entre um e dois palmos do instrumento funciona pra mim.
Abs

Seg Mar 04, 2013 10:35 am

Positivo (1)
acho que o excesso de graves vem do guarda roupa (muitas quinas). Tente deixar o guarda roupa vazio, pois o tecido pode segurar medio/agudo e dar sensação de sobrar mais grave ainda.

Sáb Mar 09, 2013 1:35 pm
Criar novo tópico Responder  [ 12 mensagens ]