Bem-vindo: Qui Jan 18, 2018 3:01 am

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Ampli no armário (:o !!!) 
Autor Mensagem

Mensagem Ampli no armário (:o !!!)
seguinte,

vendi meu trambolhudo line 6 e comprei um Laney Cub 8, valvuladinho :mrgreen:

Bacana, mas meu ouvido de moça não aguenta chegar nem perto do volume do bichinho. Atualmente ele está no 4 e já tá alto pro meu gosto (bedroom player forever) :oops:

Aí arrumei um espacinho pra guardar o ampli, que é um armariozinho pequeno. Cabe o ampli, e os pedais. Na hora de tocar, abro as duas portas do armarinho e de boa. Altos reverbs for free :mrgreen:

Maaaas, pensando nisso, me veio a idéia de isolar o armário (tem espaço de sobra - não seria nada muito profissa, só um isolante acústico com manta que eu vi no ML), e fazer uns furos pra passar o cabo de guitar, de força e um cabo XLR. Aí ligaria um microfone nele e fechando as portas teria uma caixa semi isolada pra poder aumentar o volume sem dó.

A dúvida é: os caras fazer isso com caixas, ou só com falantes. O ampli inteiro dentro do armariozinho, por ser valvulado, não corre perigo de esquentar demais? Lembrando que eu não vou ficar horas com ele ligado, e a cada take, qdo eu tiver que ir mexer no computador eu posso abrir a porta pra dar uma ventilada no móvel. O ampli tbm só tem duas válvulas, então não é que esquenta taaaaanto assim. Eu acho que nas condições que eu vou usar não teria problema, mas sempre deve ter um doido que já testou isso antes :lol:

Ter Ago 16, 2011 10:24 am

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Re: Ampli no armário (:o !!!)
klhada escreveu:
(...) meu ouvido de moça não aguenta chegar nem perto do volume do bichinho. Atualmente ele está no 4 e já tá alto pro meu gosto (bedroom player forever) :oops:

klhada, se te serve de consolo, eu tenho um Vox Lil' Night Train (2W de potência) e acho que NUNCA coloquei ele com o volume pra cima da metade! Não se preocupa não, preservar os tímpanos é uma prática saudável! :mrgreen:

klhada escreveu:
Aí arrumei um espacinho pra guardar o ampli, que é um armariozinho pequeno. Cabe o ampli, e os pedais. Na hora de tocar, abro as duas portas do armarinho e de boa. Altos reverbs for free :mrgreen:

Idéia interessante. Já li alguma coisa sobre o Lancaster, guitarrista brasileiro de blues, meter os Fender dele no armário pra controlar o volume em gravações.

klhada escreveu:
Maaaas, pensando nisso, me veio a idéia de isolar o armário (tem espaço de sobra - não seria nada muito profissa, só um isolante acústico com manta que eu vi no ML), e fazer uns furos pra passar o cabo de guitar, de força e um cabo XLR. Aí ligaria um microfone nele e fechando as portas teria uma caixa semi isolada pra poder aumentar o volume sem dó.

Vale mencionar que essas mantas não são lá muuuuuito boas para isolamento acústico; provavelmente elas vão absorver um pouco dos agudos, mas os graves vão continuar aparecendo - isso é especialmente válido para altos volumes, onde as próprias paredes do armário vão vibrar e radiar som pro quarto. De qualquer forma, vale tentar pra ver se funciona! Lembre-se de vedar bem os furos dos cabos, qualquer buraquinho de nada estraga o isolamento.

klhada escreveu:
O ampli inteiro dentro do armariozinho, por ser valvulado, não corre perigo de esquentar demais?

Correr perigo, corre sim. O correto é deixar alguns centímetros livres ao redor do amp para o ar circuilar um pouco, coisa que dificilmente acontecerá se o tal armário for muito pequeno. Considerando que você diz que não vai tocar com ele por horas seguidas, vai abrir a portinha pra dar uma ventilada de vez em quando e o que amp é pequeno, eu não acho que haverão problemas; talvez a vida útil das válvulas diminua um pouco, mas não acho que seja nada sério. Só tome cuidado para não deixar a tal manta muito perto das válvulas; se a manta for de algum tipo de plástico, ela pode queimar com o calor.

No mais, deixa a galera atualizada com essa história do armário isolado e bons sons! 8)

Ter Ago 16, 2011 6:36 pm

se o seu amp tem saida pra caixa auxiliar que silencia o falante, da uma olhada na isobox que o guto vighi aqui do forum faz. da uma procurada ai que vc acha

Ter Ago 16, 2011 9:17 pm

obrigado pelas resposta, e trago mais informações.

wroliveira: eu conheço sim o trampo do guto, mas o meu closetbox(TM) tem algumas vantagens pra mim, que no caso são:
a - baixo custo, já que o móvel já tá aqui. Basicamente precisaria comprar o isolamento, um microfone e gastar um tempinho livre fazendo as alterações/montagem.
b - além de opção de gravação, tbm serviria como o local pra guardar ampli+pedais. É como estou utilizando no momento. Comprei um pouco de silica gel (pouco vulgo meio quilo :shock: ) pra controlar qq problema de umidade no lugar, mas não tem nada mesmo. Só cheiro de baú da vovó :)

e sobre as questões levantadas pelo Hirono, acrescento que:
a - não tenho nem um pouco de pretensão de vedar o som 100%. A idéia não é similar a da Isobox de isolar totalmente (ou quase) o som, e sim reduzir o volume dele. Pode ter vazamento sim, e dependendo de como funcionar eu nem vou fechar a porta inteira, pra ter mais um voluminho de "retorno"
b - o armário comparando com o ampli é bem espaçoso. O ampli de frente (no caso a maior dimensão dele) ocupa menos da metade do armário. Colocando ele de lado pra posicionar o mic, eu posso deixar com uns 20 cms ou mais livre pra cada lado. Acho que vai ficar sussa.

Agora, mais dúvidas de um noob em gravações "analógicas" (eu ligo a maior parte do tempo a guitarra numa unidade NI guitar rig mobile que liga no computador por usb).

1 - O microfone, deve ser necessariamente dinâmico para melhores resultados? Como o SM57 é o padrão tradicional de gravações, talvez seria seguro ir num garantido. Hj em dia tá baratinho, mas existem outras opçoes melhores por um preço próximo?

2 - o mic dinâmico precisa de phantom power, certo? Eu tenho uma mesinha aqui, dessas bem baratinhas com 4 canais, e duas entradas de mic. Ela tem o PP? Ou tem como saber sem achar o manual dela? tipo medindo a saída XLR com multímetro?

3 - Caso eu queira pular essa parte, o que acham de um dinâmico USB? Tem um da behringer baratinho no ML (tipo 150 mangos), mas li por aí que ele pega altas interferências da rede elétrica, que aqui em casa é uma bosta, diga-se de passagem. E chiadeira da Behringer já basta o pré valvulado deles que eu tenho encostado aqui em casa :roll:

ufa! desculpas pelo texto comprido, mas achei melhor do que deixar as coisas pela metade. Já nem tinha me explicado tão bem no começo...

abs

Qua Ago 17, 2011 8:48 am

Medals: 4
Positivo (4)
Dinâmicos tipo SM57 e similares não precisam de phantom. Tô na correria agora, depois posto outras coisas pertinentes.

Qua Ago 17, 2011 9:13 am
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
a ventilação me peocuparia um pouco, deixar o ampli meio fechado não sei se é uma boa ideia, quem sabe rolasse um ventilador atras.

Um sm57 ou copia ja gera bastante diversão pra gravação.

Pra segurar som, eu usaria a espuma (sonex), se precisar algo mais pesado tem mais uns truques.

Qua Ago 17, 2011 4:20 pm

Medals: 2
Positivo (2)
klhada escreveu:
1 - O microfone, deve ser necessariamente dinâmico para melhores resultados? Como o SM57 é o padrão tradicional de gravações, talvez seria seguro ir num garantido. Hj em dia tá baratinho, mas existem outras opçoes melhores por um preço próximo?

Não. Já fiz umas gravinas com um Rode NT1A, que é do tipo eletrostático (ou "condensador", ou "capacitivo" - é tudo a mesmíssima coisa) e consegui resultados muito, muito bons. O SM57 é bem famoso, mas eu acho ele meio "cavalo de um truque só": ele tem o som DELE, que é bem legal, e só; na minha opinião, não é muito versátil. Eu sei que existem vários clones dele de boa qualidade por aí no mercado, mas não conheço marcas e/ou modelos. E também nunca testei os Behringer USB, então não posso falar nada. :roll:

klhada escreveu:
2 - o mic dinâmico precisa de phantom power, certo? Eu tenho uma mesinha aqui, dessas bem baratinhas com 4 canais, e duas entradas de mic. Ela tem o PP? Ou tem como saber sem achar o manual dela? tipo medindo a saída XLR com multímetro?

Phantom power é uma tensão contínua de +48V (às vezes +24V ou outros valores) aplicada ao cabo do microfone para alimentar um pré-amplificador embutido no microfone. ALGUNS mics eletrostáticos precisam de phantom power, mas nem todos; meter phantom power num dinâmico não serve para nada e pode estragar o mic, então tome cuidado. Se a sua mesa tiver phantom power, ela deve ter alguma forma de ligar e desligar o dito cujo, geralmente um botão escrito "+48V", "phantom" ou coisa que o valha. Você pode até medir a tensão entre os terminais das saídas XLR e tentar, mas se não existe nenhum botão, o mais provável é que a sua mesinha não tenha.

Qua Ago 17, 2011 6:06 pm

hmm...
valeu pessoal.

vou testar de início com o ampli dentro do armário e com um mic bem furreca que eu tenho lá, só pra ver a pegada do esquema. Boto uns samples aqui, claro. Vou ver se pego emprestado depois o sm57 de um camarada pra testar e comparar com o meu furreca (se não me engano é um desses panasonic de karaoke, com plug p10 :oops: ). Aí depois vou atrás do sonex e outro mic. Agora o próximo up do momento é modificar uns pedais com o Ed :twisted:

Qua Ago 17, 2011 6:42 pm

bão, tá lá em casa montada.

No final rodei a Sta Ifigênia (ou seria Efigênia ?) inteira, e ninguém vendia o Sonex. Só numa loja por 50 paus um pedaço relativamente pequeno. Aí pra não perder a viagem, passei numa loja de plásticos na Florêncio de Abreu, e comprei uma espuminha branca, fininha, por 5 reais o metro. Com 2 metros, forrei o interior do armário, fiz uns "reforços" em todos os cantos do móvel, alarguei os furos pra passar os cabos e liguei tudo.

Resultado: Após um tempo tocando deu pra ver que acho difícil de ter problemas com o meu ampli. Como ele só usa duas válvulas, não chega a esquentar muito (a tampa traseira do ampli fica só morninha - um café na temperatura seria horrível :mrgreen: ). Consigo colocar o volume do bichinho no 7, no canal Lo (só quero o som limpo mesmo), e fica num volume confortável pra ficar do lado do ampli.

Mas fui testar com um mic que eu tinha, que era um powerpack genérico para karaokê. Distorceu tudo :mrgreen: Agora estou esperando chegar um SM57 "palalelo" pra testar de novo 8)

Qdo tiver tudo em mãos eu até animo gravar uns samples só pro pessoal ver. Principalmente mais no fim do mês, qdo eu tiver em mãos meus pedais "EDficados". :mrgreen:

Ter Ago 30, 2011 10:57 am
Site Admin

Positivo (12)
voce acha espuma (sonex) no gasometro, das genericas, ja comprei tambem na v sta catarina e numa empresa chamada Izar, na Z Leste. (Aricanduva).

Ter Ago 30, 2011 12:45 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Hirono escreveu:
klhada escreveu:

Não. Já fiz umas gravinas com um Rode NT1A, que é do tipo eletrostático (ou "condensador", ou "capacitivo" - é tudo a mesmíssima coisa) e consegui resultados muito, muito bons. O SM57 é bem famoso, mas eu acho ele meio "cavalo de um truque só": ele tem o som DELE, que é bem legal, e só; na minha opinião, não é muito versátil. Eu sei que existem vários clones dele de boa qualidade por aí no mercado, mas não conheço marcas e/ou modelos. E também nunca testei os Behringer USB, então não posso falar nada. :roll:
O NT1A eu conheço direitinho, e garanto que é espetacular. Também, sem dúvida, é um dos melhores na sua categoria de preço, dando "pau" em muitos mics mais caros.

klhada, se a necessidade é conseguir um sistema de microfonação baratinha para o o laney dentro do "closetbox", talvez um opção rezoável seja adquirir um mic GPA 57 (ou GM570), que é um genérico do SM57 que já vem com case e suporte. O meu custou uns 50 reais, e é o mic que levo pra qualquer lugar onde eu tenha dó de levar meus mics mais caros.
Aqui estou usando ele: http://www.youtube.com/watch?v=UVP6Hr3cEG0

Ter Ago 30, 2011 1:44 pm

villain escreveu:
Hirono escreveu:
klhada escreveu:

O NT1A eu conheço direitinho, e garanto que é espetacular. Também, sem dúvida, é um dos melhores na sua categoria de preço, dando "pau" em muitos mics mais caros.

klhada, se a necessidade é conseguir um sistema de microfonação baratinha para o o laney dentro do "closetbox", talvez um opção rezoável seja adquirir um mic GPA 57 (ou GM570), que é um genérico do SM57 que já vem com case e suporte. O meu custou uns 50 reais, e é o mic que levo pra qualquer lugar onde eu tenha dó de levar meus mics mais caros.
Aqui estou usando ele: http://www.youtube.com/watch?v=UVP6Hr3cEG0

Trabalho em casa também com esses dois mics. Nunca senti falta de mais nada. Os dois são excelentes e o Rode faz tudo. Vale conferir.

Ter Ago 30, 2011 3:48 pm

guto: valeu pela dica. Um dos caras mais prestativos da Sta falou que era no Gasômetro mesmo. Mas eu também tinha ficado com o pé atrás que tem um amigo com estúdio e ele disse que é um caraio de asa pra botar o sonex. Tá certo que o meu não ia ser na parede, mas vai saber. E qdo eu juntar uma grana o plano é comprar uma Isobox sua mesmo :mrgreen:

villain e ioneaguiar: bom saber! Eu comprei um Arcano no ML. Supostamente tbm réplica fiel ao SM57, e segundo um camarada que pegou os dois, são idênticos mesmo (pelo menos na construção). Depois vou pegar emprestado um Shure original de um camarada pra ver se dá uma diferença significativa. Agora tem uns Shure baratos no ML. China?

Até chegar o mic eu acabo de aprender meu jazz meia boca pra gravar uns samples e não passar muita vergonha :oops:

Ter Ago 30, 2011 6:31 pm
Site Admin

Positivo (12)
klhada escreveu:
guto: valeu pela dica. Um dos caras mais prestativos da Sta falou que era no Gasômetro mesmo. Mas eu também tinha ficado com o pé atrás que tem um amigo com estúdio e ele disse que é um caraio de asa pra botar o sonex. Tá certo que o meu não ia ser na parede, mas vai saber. E qdo eu juntar uma grana o plano é comprar uma Isobox sua mesmo :mrgreen:

villain e ioneaguiar: bom saber! Eu comprei um Arcano no ML. Supostamente tbm réplica fiel ao SM57, e segundo um camarada que pegou os dois, são idênticos mesmo (pelo menos na construção). Depois vou pegar emprestado um Shure original de um camarada pra ver se dá uma diferença significativa. Agora tem uns Shure baratos no ML. China?

Até chegar o mic eu acabo de aprender meu jazz meia boca pra gravar uns samples e não passar muita vergonha :oops:

Não é não, cola de contato (sapateiro), aplica nas 2 superficies (madeira e espuma) espera secar um pouco e já era. a espuma que uso vem numa placa grande, corto com tesoura mesmo. Voce acha nas casas de espuma do gasometro (r. Rangel Pestana)

Só o cheiro que é cruel faz em lugar ventilado senão vai ficar doidão :roll: :roll:

Ter Ago 30, 2011 7:19 pm

guto vighi escreveu:
klhada escreveu:

Não é não, cola de contato (sapateiro), aplica nas 2 superficies (madeira e espuma) espera secar um pouco e já era. a espuma que uso vem numa placa grande, corto com tesoura mesmo. Voce acha nas casas de espuma do gasometro (r. Rangel Pestana)

Só o cheiro que é cruel faz em lugar ventilado senão vai ficar doidão :roll: :roll:

hahaha.. isso eu sei. A espuminha eu colei com cola de contato e fiquei no quarto aqui enquanto a cola ficava no ponto. No final me senti um menino de rua viciado em "tóchico". :lol:

Ter Ago 30, 2011 7:46 pm
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo