Bem-vindo: Qui Jan 18, 2018 2:58 am

Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Dicas de Livros: Biografias - de Rock - de Música 
Autor Mensagem

Mensagem Dicas de Livros: Biografias - de Rock - de Música
Seja biografia, teoria, putaria, poesia.. Que tal deixar sua dica dos livros que mais curtiu nesta área?

Chega uma hora que ou pelo cansaço, ou pela hora do silêncio deve-se baixar o volume... mas não necessariamente largar a música:
Curto muito biografias, depoimentos, entrevistas. Viajo para um universo paralelo onde pairam sons fantásticos.
Saber o quanto se esforçaram, bateram cabeça, como encontraram seus versos e instrumentos, desmistifica estes loucos por música. Traz os "deuses" a este mundo apaixonante que nós insistimos em nos aprofundar.

1º Luz e Sombra: Conversas com Jimmy Page (de Brad Tolinski):
Muito legal saber que Jimmy Page, Clapton e Jeff Beck foram amigos de adolescência. E, isso explica muita coisa sobre o rock. As influências, a trajetória dos Yardbirds, como o Led começou, como o próprio Page produziu e gravou o Led sem aceitar bedelho de produtores. Equipamentos, "segredos" de composição. Entrevistas com outros mestre que cruzaram pela sua carreira como Jeff Beck, John Paul Jones (esse é o cara), Jack White. Indispensável.
Imagem

2º Por dentro do Rock: O que eles pensam e como criaram suas músicas. (Bill Flanagan).
Pra quem como eu curte entender como vem as ideia para compor esse é um prato cheio de mestres. Sim, entrevistas com eles mesmos, falando justamente sobre este tema: composição/criação . Bob Dylan, Chuck Berry, Mick Jagger, Keith Richards, Sting, James Taylor, Elvis Costello, Paul Simon, Bono Vox, David Byrne, Pete Townshend.. já basta ..mas tem outros conhecidos que contaram como funciona seu processo de "iluminação".
Imagem

3º Slash: O ex guns'n roses contou a história para um escritor da Rolling Stones, Antony Bozza, e este escreveu e montou de forma genial. É cativante e fácil de ler. Quem teria coragem de expor de forma tão sincera e aberta suas mais íntimas podreiras, erros e fraquezas, da infância ao Velvet Underground ... envolvimento com drogas, prostitutas, Guns. O Slash é um universo a parte.
Imagem

4º A Divina Comédia dos Mutantes (de Carlos Calado): Quem aí é fã de mutantes? Começa com o Arnaldo Baptista se atirando da janela do setor psiquiátrico do hospital. Mas ele não queria voar, só fugir da opressão. Rita Lee, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias. Desde a infância já na inventividade e na arte. A noiva grávida, a guitarra elétrica, o theremin, vaias. Cruzamento com a tropicália, Gil, Duprat, Caetano, Tom Zé... "...Quem sabe se é hoje o dia de desanuviar..."
Imagem

Meu testamento ... Setup

Qui Mai 08, 2014 3:18 pm

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Re: Dicas de Livros: Biografias - de Rock - de Música
Bacana, Luiz Fernando!

Por muito tempo eu quis ler a autobiografia do Clapton. Aí ganhei de natal da minha namorada e li em algumas semanas.

O livro é legal pela trajetória do cara. Tocou com os grandes mestres do blues, Beatles, Rolling Stones, dentre outros. Ele conta um pouco dos bastidores e do estilo de vida que se levava na época. Pra ter ideia, muitas vezes tomavam LSD e a namorada de um deles ficava sóbria e responsável por cuidar pra que ninguém fizesse muita besteira ou "se matasse". :shock:

O ponto alto do livro com certeza é toda a história que envolve ele, o George Harrisson e a Pattie Boyd, incluindo a história do álbum "Layla and other assorted love songs" e anos mais tarde com o relacionamento deles.

Outro ponto bem relevante é a superação dele primeiramente do vício em heroína e posteriormente do alcoolismo. Incrível como ele não morreu! E mesmo com a trágica morte do pequeno filho ele não teve recaída, mas sim inspiração, o que gerou a famosa "Tears in heaven".

O "problema" é pra quem é guitarrista. Eu mesmo li achando que ele relataria histórias das guitarras e falaria um pouco dos equipos, mas é muito pouco. Fica na cara que é longe de ser um cara paranoico com timbre - ao contrário do outro Eric, o Johnson. Ele simplesmente pegava uma guitarra e aumentava absurdamente o volume do amp e tocava. Há inclusive algumas "gafes", quando ele conta no livro que enviou uma Gibson Les Paul para um artista europeu pintar a "The Fool" - quando na verdade todo mundo sabe que era uma SG. Da "Brownie" ele nem fala, e a "Blackie" é mencionada apenas que foi feita a partir das melhores partes de um monte de Stratocasters que ele havia comprado.

Mas a vale a leitura, com certeza!

Imagem

Qui Mai 08, 2014 11:02 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Tenho o do Slash, esse do Page (muito bom) e o do Clapton (ainda não li). Nos ultimos anos montei uma bibliografia de respeito a respeito de rock, adoro ler, leio até bula de remédio. Valeu pelas dicas :wink:
Vale ler a biografia do Steven Adler. Esse foi pro fundo do poço e ainda não saiu de lá. É complementar a do Slash, não vi quase nenhuma contradição entre eles, exceto nos relatos dos ultimos shows do Adler com o GnR, onde ele acha que estava tocando bem e o resto da banda obviamente, não. Seria muito legal se o Axl lançasse a dele, porque ele é o enigma de todo o drama. Se pra ele lançar um disco foram 17 anos, quem sabe ele escreva um livro em menos de 47 anos.
Existe um livro escrito pelo Mick Wall, W.A.R.(que aliás foi chamado pro pau nominalmente na musica "get in the ring") que quero ler mas por ser escrito sem nenhum contato direto com o Axl não sei se presta.

Sobre alguns livros que eu li postei nesse tópico antigo, checa lá:
http://guitarcorner.com.br/viewtopic.php?f=10&t=11663

Sex Mai 09, 2014 12:26 am

Positivo (1)
Aliás era isso o que eu tinha reunido até uns 2 anos atrás:
Imagem

Sex Mai 09, 2014 12:33 am

A revisão técnica do Luz e Sombra é obra do tio Cailet aqui...rsrs
Também fiz a revisão técnica da biografia do Queen (apenas o capítulo sobre Brian May) da mesma Editora Globo.

Sex Mai 09, 2014 5:15 am

Cailet escreveu:

Eu ia mesmo perguntar se a tradução era boa ou se era mais jogo ler no original. Agora sei que dá ir na versão em português sem medo 8)

Sex Mai 09, 2014 11:30 am

Cailet escreveu:
Também fiz a revisão técnica da biografia do Queen (apenas o capítulo sobre Brian May) da mesma Editora Globo.
Que honra hein Cailet. Não sabia deste teu ofício. O Luz e Sombra está ótimo. Facinho de ler.
Creio que um original bem escrito deve facilitar bastante a tradução, não? Peguei o "Life" do Keith Richards pra ler, em inglês. Eu estava passando sufoco. Desisti e peguei a versão em português. Resultado, também achei a tradução em português difícil e cansativa de ler.
Beto Rich escreveu:
Aliás era isso o que eu tinha reunido até uns 2 anos atrás

Tá bonito este acervo.. eu tinha visto tua dica do "fala rock" e arrematei um usado por R$ 5 reais.

Meu testamento ... Setup

Sex Mai 09, 2014 12:26 pm

Positivo (1)
Também li "Life". Nas primeiras 20 páginas parece que o livro vai ser excelente, mas dali ele volta no tempo e vai cansando, cansando, cansando....

Sex Mai 09, 2014 4:20 pm

O que virou moda na ultima decada , foi artista escrever a autobiografia. Mais uma maneira para se ganhar dinherio nos dias de hj onde a venda de discos despencou.

Eu gostei da biografia do Clapton e do Keith richards tambem...Os caras contam as lembranças pessoais e a visao dos fatos vividos . nem sempre vai tratar de alguma epoca ou momento da banda , como nos gostariamos. Tambem acho que fica devendo em alguns pontos criticos das carreiras , que geraram tantas lendas e fofocas ao longo de tantas decadas e no final das contas , nao sao esclarecidas nas autobiografias.... Mas gosto e respeito mesmo assim. Acho legal , ver a visao pessoal do sujeito.

Atualmente estou lendo a biografia do MIck Jagger , escrita pelo Philip Norman ( autor da famosa biografia LENNON ). Antigamente achava chato pra cacete a biografia que gastava 80 paginas contando da infancia e primeiros passos do artista . mas hj vejo que é fundamental para entender muitas atitudes que estes malucos/genios tomaram ao longa da vida...

Uma biografia muito legal é a stairway to heaven -UNSENSORED . Escrita pelo Richard Cole que foi o tour manager do Led Zeppelin por toda a carreira . e ainda tocou uma tourne do Clapton no meio deste caminho e conta algumas estorias tambem.
Sem duvida foi a biografia mais legal que li ate hj.... tem cada estoria inacreditavel. O cara estava o tempo todo com a banda .no palco , camarim , limosine , aviao , hotel , bares , etc.... muita estoria surreal... mas surreal mesmo.... Comprei la fora , nunca vi por aqui , mas nao deve ser dificil achar na internet.

Para o Alex que comentou sobre a biografia do Clapton como sendo o ponto alto a treta toda com o amigo George harrison e a Pattie Boyd, indico uma biografia dela chamada WONDERFUL TONIGHT - GEORGE HARRISON , ERIC CLAPTON AND ME . Mostra a visao da propria mulher na encrenca toda.... muita coisa legal da epoca de beatles , e coisas pessoais do clapton e harrison. Pra quem gosta do tema , precisa ler....

Nacional , tem a o do TIM MAIA que é obrigatorio ler..... este cara colocava muito artista metido a "doidao" no chinelo...

abs

mauricio

Qua Mai 14, 2014 10:45 am

Positivo (1)
Acabei de ler a auto biografia do Pete Townshend (Who I Am).
Não curti. É muito bem escrita ( o cara é das letras), um inglês impecável, completamente oposto a do Keith Richard que é um horror (mas mostra bem o jeitão dele, o que é legal também).
O Pete passa um tempão contando da infância dele, que é importante para entender a vida dele, mas me deixou entediado. Talvez para os fãs seja interessante.
Ele fala muito da vida dele, e pouco do Who.
E fiquei com raiva dele pelo que ele conta de quanto traiu a esposa, que permaneceu ao seu lado apesar disso por causa da família e filhos. Ele foi um cara muito sacana com a mulher.
Enfim... mais um review pra acrescentar à lista.

Qua Mai 14, 2014 6:13 pm

Amigos, minha função foi apenas a tradução e revisão dos termos técnicos referentes a guitarras e equipamentos. A tradução do texto para nossa língua já chegava pronta, mas obviamente tive que ler os textos originais em inglês para acertar alguns termos e detalhes. Estou só no aguardo da Editora Globo me chamar novamente...a grana é boa! hehehe

Qua Mai 14, 2014 10:56 pm

Positivo (1)
Cailet, que pena que não te chamaram pra fazer uma revisão pra esse livro:
Imagem

É TRISTE.

Qui Mai 15, 2014 12:11 am

Positivo (1)
Beto Rich escreveu:
Cailet, que pena que não te chamaram pra fazer uma revisão pra esse livro:

É TRISTE.

Já aconteceu comigo umas 2 vezes de pegar um livro em portugues e não conseguir ler, de tão mal traduzido (todos sobre música).
Devolvi e reclamei na livraria. Acabei comprando em inglês, e pasmem, as vezes sai mais barato!

Qui Mai 15, 2014 11:31 am

Medals: 2
Positivo (2)
mauricio barone escreveu:
Para o Alex que comentou sobre a biografia do Clapton como sendo o ponto alto a treta toda com o amigo George harrison e a Pattie Boyd, indico uma biografia dela chamada WONDERFUL TONIGHT - GEORGE HARRISON , ERIC CLAPTON AND ME . Mostra a visao da propria mulher na encrenca toda.... muita coisa legal da epoca de beatles , e coisas pessoais do clapton e harrison. Pra quem gosta do tema , precisa ler….

To sabendo, Mauricio!

Cheguei a ler uma vez um pedaço da bio dela, em que ela fala bem da época em que o Clapton tava no auge da paixão e ela ainda tava com o Harrison. Lembro que ela comentou que um dia o Clapton chegou lá completamente bêbado e o George trouxe 2 guitarras e 2 amps pra "resolver" a parada. "Duelaram" por horas a fio, mas no final, mesmo bêbado, o Clapton era imbatível.. :lol:

OFF: essa mulher devia ser um furacão na cama.. 3 das músicas mais bonitas na minha opinião foram feitas pra ela, Layla, Something e Wonderful Tonight.

Acho legal na história toda que eles seguiram amigos. O Harrison tocou no casamento do Clapton com a ex-mulher e o Clapton tocou "Something" com Paul no tributo ao Harrison, que era a música feita pelo George pra Pattie.

Qui Mai 15, 2014 1:45 pm
Site Admin

Madras...

Sent from my iPoor using Tapatalk - now Free because I'm poor

Seg Jun 30, 2014 3:09 pm
Criar novo tópico Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo