Bem-vindo: Qui Jan 18, 2018 3:03 am

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Quem já passou pelo IG&T aí? 
Autor Mensagem

Mensagem Quem já passou pelo IG&T aí?
Seguinte, aqui na minha cidade (interiorzão de SP, próximo a SJRP) abriram uma escola de música licenciada pelo EM&T, veio até o Mozart Mello fazer workshow e tudo mais.
Fui na audição dos alunos no teatro pra ver como tavam se saindo e achei sensacional. Professores tocando com alunos, transitaram por pop, rock, samba (Demônios da Garoa), sertanejo (não lembro, mas não era sertanejo universitário, era música de dupla raiz), baião (Hermeto Pascoal), jazz (Herbie Hancock), country e tudo mais. Tudo com direito a teclado, piano, dobro, acordeon, guitarra, baixo, banjo, sax, duas baterias, enfim. Ótima organização e seleção de músicas.
Achei que só pelo fato de fazerem isso com os alunos e colocarem nesse meio já valia a pena estudar num local desses mesmo com o preço salgado.
Fora a estrutura da escola. Pode ir todo dia, sala de ensaio, estúdio, wifi liberado, tem até videogame pra ficar jogando asuhashuahsua

Resolvi começar e caras, acho que é o método mais chato que eu já vi na vida. Fiz o teste e entrei no básico 2 pois meu conhecimento teórico é cheio de falhas e buracos e não deu pra ir pro módulo 1 direto. Tinha estudado com um outro professor que era formado pelo IG&T e já achava que ele passava exercícios demais. Em 8 meses de aula com ele eu tinha um LIVRO de cromatismo praticamente e a única coisa teórica era o desgramado CAGED e a pentatônica blues de Am.
Agora vi que é tudo culpa do IG&T mesmo. Velhos, tem TODAS AS VARIAÇÕES POSSÍVEIS de exercício de 1234. Ele só ta me passando pra constar visto que já passei um pouco dessa fase, mas eu entendo como qualquer um desanimaria com essa carga horrível.

Porém mesmo a parte teórica, no começo achei que eu gostaria de um estudo estruturado que transitasse por todos os estilos. Mas vi que to aprendendo um monte de coisa que não curto.
Outro erro foi achar que os professores iam ser bons porque a escola é licenciada e tal. Já fugi de um deles porque sei quem é e sei que ele não sabe quase nada que consta no método apesar de ter milhagem de guitarra (tocar com banda, viajar e tal) e corri pro outro que é guitarrista de country, mas é a mesma coisa. O cara tem ouvido bacana, sabe o que faz, mas a didática é zero. Creio que ele seja meio novo no ramo de ensino.

Tá uma novela eterna encontrar professor de guitarra bom por aqui. Me virei sozinho no começo, mas chega uma hora que só evoluo com professor. Colega meu tá fazendo piano lá e o professor é do baralho. Formado, sabe tudo de ponta cabeça e tem didática boa.

Tenho mais um tiro no escuro pra dar com professor. Um cara aqui que tocou com orquestra e viajou o país todo com o meu pai tocando carnavais e afins. Manja pra baralho de MPB/Jazz, quero tentar ele pois jazz é meu estilo preferido. O grande problema é que dizem que ele também é outro enrolão.

Enfim, vou ficar esse semestre até o fim pra ver se da uma animada já que quero participar da próxima audição no fim do ano. Pelo menos pra fazer valer a pena.

Alguém conhece algum professor bom mesmo na região da minha cidade? É próxima de São José do Rio Preto.

Qua Out 03, 2012 7:40 am

Medals: 4
Positivo (4)
Mensagem Re: Quem já passou pelo IG&T aí?
Ótimos professores:

Imagem

No mínimo vão te convencer a não desistir do 1234...

Qua Out 03, 2012 11:02 am

A questão não é nem desistir ou não dos 1234, mas sim passar só isso por aulas e aulas.
Você quis dizer ótimos professores querendo dizer sobre métodos em geral ou sobre os citados que você postou? Esses daí são só do Guthrie Govan, não são?

Qua Out 03, 2012 12:01 pm

Eu fiz o Método IG&T aqui em Florianópolis, na Escola de Música Rafael Bastos, a qual é Licenciada EM&T!
Completei até o Módulo 2 e saí da Escola, pois o preço estava fora do meu Orçamento!

Até onde eu fiz, gostei muito do Material, mas depois que entrei na Faculdade (Licenciatura em Música), vi que o Material é bastante simplificado, em várias questões, as quais me aprofundei e aprendi muito mais fazendo a faculdade.

Qua Out 03, 2012 12:21 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Todo curso que segue um metodo é assim. E isso é tanto a parte ruim como a parte boa.
Ou seja, você TEM que passar por todo o metodo, todos os volumes, todas as paginas... e isso as vezes te parece ruim porque você já sabe aquele pedaço, já fez aquele tipo de exercício.
Mas ao mesmo tempo isso é bom porque garante que você vai passar por tudo, não vai pular nada, não vai ter buraco no seu aprendizado.

PRa quem começa do zero, o cara nem eprcebe que tem um lado ruim. MAs pra quem já sabe tocar, já fez aula um tempo, invariavelmente vai ter um tempo que é chato.

Então tem que escolher se quer passar por tudo isso, pelas coisas que não gosta, aprender os estilos que não curte, as técnicas que acha que nunca vai usar, e ter na sua formação justamente o que viu na apresentação e que te encantou... ou se quer outra coisa, e vai se arriscar a ser um músico mais focado em um estilo, uma técnica, menos versátil.

Qua Out 03, 2012 12:41 pm

Positivo (4)
Eu me refiro a estes aí mesmo, do Guthrie.

Antes de qualquer nota musical, ele tem páginas e mais páginas explicando certos porquês. Independente de continuar no curso (e eu concordo integralmente com o que o Domene disse), esses dois livros podem ser extremamente úteis.

Qua Out 03, 2012 1:01 pm

Tenho esses livros em casa, mas ainda não li. Vou checar.
Mas o engraçado é que o Guthrie Govan grita a todo canto que nunca fez exercício, utilizou metrônomo e nem fez aula. Tudo que ele fez e sabe foi só tirando música.

Qua Out 03, 2012 1:17 pm

Positivo (4)
Muito pouco provável que ele tenha escrito aquilo tudo sem ter tido uma boa base teórica e que tenha ficado a vida inteira apenas "tirando música".

Eu já ouvi ele dizendo que não pensa em teoria, escalas e tals enquanto está improvisando... mas daí a nunca ter estudado isso é outra história.

São bons livros, a redação é muito divertida e ele filtra bem as coisas. Grandes chances de você gostar, ainda mais que está empenhado em estudar.

Qua Out 03, 2012 2:25 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Fabiano Afonso escreveu:
Eu já ouvi ele dizendo que não pensa em teoria, escalas e tals enquanto está improvisando... mas daí a nunca ter estudado isso é outra história.

A maioria das pessoas que conheço que tocam super bem, improvisam bem, compõe bem, estudaram muito, e "esquecem" tudo na hora de por em prática.
Não no sentido de que não usam, mas de que o conhecimento fica no subterrâneo, no inconsciente, e que na hora de tocar/compor/improvisar, vai sem pensar, sem analisar muito.

Qua Out 03, 2012 3:25 pm

Fabiano Afonso escreveu:
Muito pouco provável que ele tenha escrito aquilo tudo sem ter tido uma boa base teórica e que tenha ficado a vida inteira apenas "tirando música".

São bons livros, a redação é muito divertida e ele filtra bem as coisas. Grandes chances de você gostar, ainda mais que está empenhado em estudar.

Não é bem que ele não estudou teoria, ele na realidade não estudou formalmente.
Diz ele que tirava as músicas e depois ia buscar os porquês daquilo estar acontecendo.

Irei ler os livros.

Qua Out 03, 2012 3:25 pm

É isso mesmo, o Govan não estudou formalmente.

Ele diz que tirava as músicas, e chegou num nível que começou a procurar informação pra entender tudo aquilo que ele tocava.

Assim, uniu a prática à teoria. Ele sabe muito de teoria, tem alguns workshops dele no Youtube, e ele explica bem as teorias.

Com relação ao curso, eu também voltei a estudar numa escola com método preso, e acabei passando por níveis mais fáceis por causa desse buraco na teoria. Dá uma desanimada até chegar em um ponto que você não consegue fazer na prática e ter de ralar. É interessante você incorporar o estudo por fora, tipo de licks e improvisos, pra não desanimar de vez.

Esse método do Govan é cheio de desafios, principalmente o solo final.

Qua Out 03, 2012 9:42 pm

É por aí, Paulão.

Tou tirando um sonzinho meio besta de rock la do método, mas por fora to tentando tirar Hottentot do Scofield e até me saí bem tirando a parte do improviso. É mais meu estilo de som esse lance jazz-funk. Curto outros estilos, mas não é meu foco então toco raramente. Em certo ponto é até bom que o método me obrigue a ver outras coisas.

Vou ver até o fim do módulo, mais pra frente parece que vai ter coisas que vão me dar um pouco mais de ânimo. Já vi que tem uns jazz blues no repertório do semestre.

É que essas coisas mais chatas juntam com o preço exorbitante do curso (ainda mais pra cidadezinha do interior) então a gente desanima.

Qui Out 04, 2012 7:22 am

É sempre bom expandir os estudos para além do método, improvisar fora do padrão pra ver sonoridades.

Não sei se você conhece, mas nessa onda jazz/rock/blues, gosto de ver os videos desse canal do youtube

http://www.youtube.com/user/TheGuitarBr ... eos?view=0

Os caras não tiram toda a música, só umas partes com uns licks pra explicar o caminho percorrido pelo artista.

Acho legal por causa dessa explicação teórica.

Vê se te interessa.

Abraço

Sáb Out 06, 2012 12:40 am

Opa, não conhecia. Valeu pela dica, já 'tou vendo.

Sáb Out 06, 2012 12:20 pm

Medals: 3
Positivo (3)
Estudei dois meses no IG&T em 1987 (ou no primeiro ano em que eles abriram em SP, na Av. República do Líbano, não me lembro). Wander Taffo tinha acabado de aparecer com isso e foi uma novidade tremenda. O coordenador didático era o Wésley César e vim a estudar com ele por um curto período de tempo no começo dos anos 90. Ele é muito bom. Enfim, não tenho muito o que opinar sobre isso pela pouca experiência que tive e pelo fato de isso ter se acontecido no século passado.
:)

Uma dica que eu daria, caso alguém queira estudar música além da "guitarra" é ter um professor que toque outro(s) instrumento(s).

Sáb Out 06, 2012 4:12 pm
Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo