Bem-vindo: Qua Jan 24, 2018 4:31 am

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Quem já passou pelo IG&T aí? 
Autor Mensagem

Mensagem Re: Quem já passou pelo IG&T aí?
erbetta escreveu:
Estudei dois meses no IG&T em 1987 (ou no primeiro ano em que eles abriram em SP, na Av. República do Líbano, não me lembro). Wander Taffo tinha acabado de aparecer com isso e foi uma novidade tremenda. O coordenador didático era o Wésley César e vim a estudar com ele por um curto período de tempo no começo dos anos 90. Ele é muito bom. Enfim, não tenho muito o que opinar sobre isso pela pouca experiência que tive e pelo fato de isso ter se acontecido no século passado.
:)

Uma dica que eu daria, caso alguém queira estudar música além da "guitarra" é ter um professor que toque outro(s) instrumento(s).

Eita, então estudamos juntos...lembro que havia apenas uma turma onde na mesma sala estudavam o Edu Ardanuy e o Átila, eu, você, o Anderson Tavano e mais alguns moleques guitarristas...hehe

Sáb Out 06, 2012 6:54 pm

Medals: 3
Positivo (3)
Eu me lembro de pouquíssima coisa. Eu fiquei pouco tempo pois não tinha mais grana pra ficar e não tinha experiência pra continuar. O mesmo aconteceu posteriormente, quando tive aula de harmonia funcional com o Wesley. Eu simplesmente não entendia o que era aquilo. Tive que voltar umas casas no jogo, fazer a lição de casa e depois fiz uns cursos (dois bem bons) na ULM. Tudo isso antes da Guerra do Paraguay.
:)

Sáb Out 06, 2012 9:28 pm

Claro...antes da invenção da válvula ! hehe
Eu fiquei pouco tempo pois o formato gringo era até interessante, mas na prática achei um saco (até pq as coisas estavam em ajustes no IG&T recém-inaugurado). A melhor experiência foi o coquetel de inauguração !
Aula em grupo é coisa de academia de ginástica, não de guitarra...

Sáb Out 06, 2012 9:55 pm

Chequei o módulo que to fazendo e coisa nova mesmo que vou aprender é muito pouco. Só sei que é grana pra chapéu.
Vou segurar até a audição pra ver como vai ser tocar com todo mundo, depois dela decido se fico ou se saio.

Seg Out 08, 2012 7:49 am

Medals: 1
Positivo (1)
Cristhyano escreveu:
Seguinte, aqui na minha cidade (interiorzão de SP, próximo a SJRP) abriram uma escola de música licenciada pelo EM&T, veio até o Mozart Mello fazer workshow e tudo mais.
Fui na audição dos alunos no teatro pra ver como tavam se saindo e achei sensacional. Professores tocando com alunos, transitaram por pop, rock, samba (Demônios da Garoa), sertanejo (não lembro, mas não era sertanejo universitário, era música de dupla raiz), baião (Hermeto Pascoal), jazz (Herbie Hancock), country e tudo mais. Tudo com direito a teclado, piano, dobro, acordeon, guitarra, baixo, banjo, sax, duas baterias, enfim. Ótima organização e seleção de músicas.
Achei que só pelo fato de fazerem isso com os alunos e colocarem nesse meio já valia a pena estudar num local desses mesmo com o preço salgado.
Fora a estrutura da escola. Pode ir todo dia, sala de ensaio, estúdio, wifi liberado, tem até videogame pra ficar jogando asuhashuahsua

Resolvi começar e caras, acho que é o método mais chato que eu já vi na vida. Fiz o teste e entrei no básico 2 pois meu conhecimento teórico é cheio de falhas e buracos e não deu pra ir pro módulo 1 direto. Tinha estudado com um outro professor que era formado pelo IG&T e já achava que ele passava exercícios demais. Em 8 meses de aula com ele eu tinha um LIVRO de cromatismo praticamente e a única coisa teórica era o desgramado CAGED e a pentatônica blues de Am.
Agora vi que é tudo culpa do IG&T mesmo. Velhos, tem TODAS AS VARIAÇÕES POSSÍVEIS de exercício de 1234. Ele só ta me passando pra constar visto que já passei um pouco dessa fase, mas eu entendo como qualquer um desanimaria com essa carga horrível.

Porém mesmo a parte teórica, no começo achei que eu gostaria de um estudo estruturado que transitasse por todos os estilos. Mas vi que to aprendendo um monte de coisa que não curto.
Outro erro foi achar que os professores iam ser bons porque a escola é licenciada e tal. Já fugi de um deles porque sei quem é e sei que ele não sabe quase nada que consta no método apesar de ter milhagem de guitarra (tocar com banda, viajar e tal) e corri pro outro que é guitarrista de country, mas é a mesma coisa. O cara tem ouvido bacana, sabe o que faz, mas a didática é zero. Creio que ele seja meio novo no ramo de ensino.

Tá uma novela eterna encontrar professor de guitarra bom por aqui. Me virei sozinho no começo, mas chega uma hora que só evoluo com professor. Colega meu tá fazendo piano lá e o professor é do baralho. Formado, sabe tudo de ponta cabeça e tem didática boa.

Tenho mais um tiro no escuro pra dar com professor. Um cara aqui que tocou com orquestra e viajou o país todo com o meu pai tocando carnavais e afins. Manja pra baralho de MPB/Jazz, quero tentar ele pois jazz é meu estilo preferido. O grande problema é que dizem que ele também é outro enrolão.

Enfim, vou ficar esse semestre até o fim pra ver se da uma animada já que quero participar da próxima audição no fim do ano. Pelo menos pra fazer valer a pena.

Alguém conhece algum professor bom mesmo na região da minha cidade? É próxima de São José do Rio Preto.

Cristhyano, as digitações 1,2,3,4 e suas várias combinações são tão importantes que muitos fazem a vida toda, para aquecimento ou manter a técnica, etc. Acho muito válido você colocar isso no seu estudo diário.

Quanto ao CAGED, é uma forma de visualizar acordes, escalas, arpejos no braço todo e conectar tudo isso a modelos de acorde que aplicamos, se você estiver disposto a aprender, isso irá deixar muita coisa clara e facilitar muito seu player.

Se muito do que você já sabe está tendo que rever, tem um lado positivo, pode ter ficado algo que não teve 100% de entendimento, e esse é o momento de deixar tudo ok. Agora caso esteja sendo um saco passar por isso tudo isso novamente, seria legal procurarr um professor particular ou então um curso de teoria musical e dar uma gás nisso, assim quando fizer o teste novamente tu pula vários módulos.

Mas acho que deveria seguir, rever o que já foi visto pode ajudar a fixar melhor e fazer você ter outra visão sobre o assunto.

Abração

Seg Out 08, 2012 9:43 am

Valeu pelas dicas. Vou continuar sim pelo menos até o fim do módulo, depois vou atrás de professor particular porque quase R$200,00 por mês em uma cidadezinha do interior é caro demais.

Quanto ao 1234, não consigo enxergar como isso consegue ser mais eficiente do que pegar vários licks de um punhado de guitarristas. Uma enorme quantidade de licks inclui cromatismos e utiliza os 4 dedos em todas as direções. Scofield, Govan, Howe, uma porrada. Pelo menos não fica chato.
Só tocar eles devagar, pelo menos rola um propósito e tem alguma sonoridade bacana.

Qui Out 11, 2012 7:55 am

Pois é, é chato, mas ao invés de fazer sempre 1234, faça as escalas na relação/padrão de destravamento dos dedos do 1234.

Ex. tônica, terça, segunda, quarta, terça, quinta, quarta, epor aí vai.

E outro ponto interessante (mas meio chato também) de estudar isso, é treinar colcheia, semi-colcheia, tercinas, sextinas, síncope, etc., ou seja, treinar os ritmos (e as quebradas).

Qui Out 11, 2012 12:19 pm

Cristhyano escreveu:
Quanto ao 1234, não consigo enxergar como isso consegue ser mais eficiente do que pegar vários licks de um punhado de guitarristas. Uma enorme quantidade de licks inclui cromatismos e utiliza os 4 dedos em todas as direções. Scofield, Govan, Howe, uma porrada. Pelo menos não fica chato.
Só tocar eles devagar, pelo menos rola um propósito e tem alguma sonoridade bacana.

Concordo 100%. Eu considero esse 1234 algo que desenvolve quase que só a parte física, mais atletismo do que exercício musical. Respeito quem pensa diferente, o que eu quero dizer é na linha do que você falou aí: não importa se você está tocando escalas, arpejos, licks diversos... ao menos você está pegando mais e mais intimidade com o braço do instrumento e desenvolvendo o ouvido. Obviamente quem estuda pra cacete essas coisas vai destravar completamente os dedos, nem que leve mais tempo do que quem faz o 1234, com a vantagem de que ao final vai ter muito mais coisa útil agregada.

Qui Out 11, 2012 2:39 pm

A aula de ontem foi massa. Foram duas por causa de reposicao e deu pra aprender bastante. Vamos ver se a coisa agora comeca a andar.
ps: to sem acento, foi mal pelo esculacho no texto

Dom Out 14, 2012 7:31 am
Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2