Bem-vindo: Ter Jan 23, 2018 4:35 am

Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Bruno - Aprendizado 2012 - Blues 
Autor Mensagem

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Bruno - Aprendizado 2012 - Blues
Impressionante como é só ficar algumas semanas tocando somente bases, arranjos, programando baterias que parece que esqueço completamente meu fraseado. Daí, eu me toco: nunca aprendi a solar decentemente. Toquei covers de músicas pop a vida inteira, e de repente, com alguns shapes de pentatônica eu acho que sei tocar o blues.
Então, sem mais delongas, vou utilizar o Corner pra algo útil: tirar a cada semana alguma música do gênero e postar aqui o vídeo. Repetir o processo até estar tocando bem, seja em 2013, seja em 2014.
Peço ajuda aos colegas que já tanto me ajudaram com sugestões de músicas a serem gravadas. Em 1 semana, estará aqui em vídeo.

Abs,

Seg Abr 30, 2012 7:20 pm

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Re: Bruno - Aprendizado 2012 - Blues
Bruno,

Muito legal ouvir este teu relato. O que eu acho legal para um aprendizado se resume antes de tudo ouvir, ouvir e ouvir muito de tudo o que tocam no estilo que vc gosta. No blues ocorre muito de vc sacar que os grandes do estilo muitas vezes(a maioria) fogem da teoria literal. Uma coisa que me ajudou e ajuda, pois o estudo musical não tem fim, é harmonia. Eu voltei a estudar tem pouco tempo, cerca de uns dois anos acho, inclusive na época eu perguntei muitas coisas por aqui que me ajudaram bastante.

Uma curiosidade legal que li recentemente numa entrevista da Susan Tedeschi foi ela falar que quando começou a tocar direto com o marido, ela viu que a 'praia' do blues que eles tocam manda a teoria por água abaixo, pois trabalham no improviso, digamos, sentimental, eles se deixam levar pela música e vão improvisando, é claro que eles passeiam pela teoria, mas quando tocam eles não pensam nela, é como fluência em uma língua. Com o tempo vc percebe que pensar em shapes é a pior coisa que tem, pq o 'trem' começa a ficar bom quando vc abre a mente para outras afinações, e aí os shapes caem por terra. O que mais funciona neste mundo é o basico: Notas no braço(respeitando a afinação utilizada).

O blues básico vai na penta e seus formatos, mas vendo o Derek tocar seu slide vc vê que ele está muito além de pentas(mas vamos dar um desconto, pois o cara quase não é humano, ele está numa onda de tacar umas escalas indianas em blues que é coisa de louco).

O básico que costumo fazer com o blues é: Harmonia Maior -> Penta menor(tom relativo), Harmonia Menor -> Penta maior(tom relativo), acho mais sentimental, e sempre usar bluenote.

Boa sorte na nova e estimulante empreitada.

Seg Abr 30, 2012 9:21 pm
Site Admin

Medals: 12
Positivo (12)
voce quer as coisas mais tranquilas ou as encrencas, que onda curte dentro do blues ?

Seg Abr 30, 2012 9:25 pm

Medals: 3
Positivo (3)
tô com o Villain... o ideal é ouvir o que você gosta... ouça sem parar.
você aprende licks sem nem pegar no instrumento.
copiar nota a nota é legal, mas, copiar e misturar com o seu sotaque é bem mais interessante.

2 exemplos práticos de musicos que ouvi sem parar por uns meses são: Fernando Noronha e Solon Fishbone. O meu primeiro disco de "Texas Blues" foi o primeiro album do Solon (Blues From Southlands), eu ouvi tanto que peguei musicas sem nem encostar as mãos na guitarra. Um dia, eu coloquei disco pra tocar, peguei a guitarra e simplesmente toquei junto, principais frases dos solos e tudo.
O mesmo aconteceu com o Blues From Hell, do Noronha. Ouvi até doer... peguei TODAS as musicas praticamente sem "parar pra tirar".
Alem do SRV que eu ouvi e ouço direto...

http://www.facebook.com/bigjohnsiqueira
Videos

Seg Abr 30, 2012 9:39 pm

Positivo (1)
SouthernMan escreveu:

Não fui eu que falei isso, mas... também concordo! :lol:

Seg Abr 30, 2012 11:17 pm
Site Admin

Positivo (12)
hehehe, aí vai tentar tocar isso....

o Christovan postou agora no face, o cara pensando em licks de blues num partern de jazz...

eu já vi umas 3 vezes e ainda não entendi nada :lol: :lol: :lol:

Seg Abr 30, 2012 11:49 pm

Positivo (3)
guto vighi escreveu:
hehehe, aí vai tentar tocar isso....

o Christovan postou agora no face, o cara pensando em licks de blues num partern de jazz...

eu já vi umas 3 vezes e ainda não entendi nada :lol: :lol: :lol:

Crueldade, Guto :twisted: . Acho que nem o careca entendeu nada aí.

É melhor começar mais devagar, hahaha..

Ter Mai 01, 2012 12:04 am

Positivo (3)
villain escreveu:
SouthernMan escreveu:

Não fui eu que falei isso, mas... também concordo! :lol:

Cara, eu sempre confundo você com o Jean... eu não sei pq, o nick nem é parecido... :lol:

Enfim, estou com o Jeans (e com o Villain) :mrgreen:

Videos

Ter Mai 01, 2012 1:13 am

Bruno, eu tenho essa mesma sensação que tu tens. Ao longo do tempo fui percebendo que solava sempre utilizando os mesmos licks, o mesmo fraseado, ou seja, cada solo soava parecido um com o outro. Fiquei um bom tempo afastado da guitarra, e estou começando a me dedicar novamente a guitarra. Durante o tempo que fiquei sem tocar, ouvi exaustivamente o que eu diria ser minhas influências e quando pego a guitarra parece que a "coisa" sai mais naturalmente. Acho que as dicas dadas pelo Southern, Villain e Jeans muito válidas. Pretendo pegar carona neste teu tópico para aprender mais também. No momento não conseguirei postar nenhum vídeo, estou sem ampli, aí fica dose né, mas logo que a situação se resolver posto alguns vídeos hehehe.
Vamos em frente!

Abraço!

Ter Mai 01, 2012 11:13 am

Medals: 2
Positivo (2)
Sacanagem Guto,

GeorgeBenson eh um dos ET's que vivem entre a gente. Agora, tocar somente olhando para a cara do careca e com o polegar não tem preço.

Podem me apedrejar, acho isso tudo muito bonito essas patterns de jazz, mas acho um pé no saco escutar esse tipo de som, o Benson aí desfarcou um pouco pois ele tacou umas pentas misturado com o padrão do jazz, e ficou legal. O sentimento que eu tenho da galera de jazz eh como se eles estivessem fazendo exercício de escala e não solando e ainda tem a falta da pegada, eh tudo muito macio, parece robotico, tudo muito cristalino, gosto de bends e vibratos que traduzem o sentimento do cara. Tipo assim, eu me emociono com o BB King tocando, ali o menos eh mais, parece que ele esta dialogando com a platéia através da Lucille.

Thats it. Porém, não posso discordar que estudar jazz te da base para qualquer coisa.

Ter Mai 01, 2012 11:16 am
Site Admin

Positivo (12)
jeans escreveu:
Sacanagem Guto,

GeorgeBenson eh um dos ET's que vivem entre a gente. Agora, tocar somente olhando para a cara do careca e com o polegar não tem preço.

Podem me apedrejar, acho isso tudo muito bonito essas patterns de jazz, mas acho um pé no saco escutar esse tipo de som, o Benson aí desfarcou um pouco pois ele tacou umas pentas misturado com o padrão do jazz, e ficou legal. O sentimento que eu tenho da galera de jazz eh como se eles estivessem fazendo exercício de escala e não solando e ainda tem a falta da pegada, eh tudo muito macio, parece robotico, tudo muito cristalino, gosto de bends e vibratos que traduzem o sentimento do cara. Tipo assim, eu me emociono com o BB King tocando, ali o menos eh mais, parece que ele esta dialogando com a platéia através da Lucille.

Thats it. Porém, não posso discordar que estudar jazz te da base para qualquer coisa.

Jeans o barato aí não é o Jazz e sim o lance que ele pegou a harmona torta e só improvisou pensando em penta e link de blues como voce mesmo percebeu.

Ter Mai 01, 2012 11:22 am

Positivo (3)
Bruno, talvez você já conheça esse troço "bobo" e muito interessante que eu vi no canal do Anthony Stauffer:

Ele separou por "Boxes" os shapes que alguns guitarristas usam...

Videos

Ter Mai 01, 2012 2:02 pm

Positivo (1)
Valeu a todos pelas respostas, juro que não imaginava que fosse receber tanta ajuda assim. Respondendo primeiro ao Guto minha praia é um blues um pouco mais nervoso mesmo, Eric Clapton, os blues do Led Zeppelin, Jeff Healey etc. Gosto muito das coisas mais calmas, mas quando eu me empolgo acabo exagerando nos licks compridos cheios de hammer-on e pull-offs, era o que meu pai houvia e foi o primeiro tipo de som guitarrístico que ouvi também, acabou marcando muito...agora postar george benson quer me matar né? :lol:
Mas a lição dele é excelente, usar licks simples de penta sobre as mudanças de acorde mais cabreras do jazz. Infelizmente pra mim não serve haha

Jeans, por mais que eu ouça muita coisa diferente dentro do blues estou com muitos vícios que acabam me levando pras mesmas frases, mesmos licks de sempre. Nesse caso o que falou sobre a Susan Tedeschi cai muito bem (não pensar em shapes e sim em notas). Lembrei de um vídeo do Tomo Fujita (professor da Berklee) falando sobre isso e acredito que vou cair para esse lado antes de seguir com as escalas.

John, essa sua dica vale ouro...ouvir até dizer chega :lol: tenho aqui o Blues from Hell do Fernando Noronha também, acho que aqui do Brasil é o cara que mais toca no estilo do SRV inclusive várias frases. O lance dos boxes havia visto anos atrás (uns 8 se bobear) achava que era só uma maneira de ver a penta através do braço mas pelo que vi se somar todos os boxes ele mistura umas notas no braço (tem um B ali no box 3 por ex.) é por aí mesmo? Vou dar uma olhada melhor nisso ae...

Rugue, vamos que vamos! Valeu pela força.

Pegando essas idéias treinei um pouco pensando o menos possível em shapes e mais nas notas e frases que vinham na cabeça. Ficou um pouco maçante (justamente pela falta de idéias) mas acho que é um bom começo no quesito de pausas tb que estava meio capenga. O resultado postei no meu tópico lá no Demo Tape: http://guitarcorner.com.br/viewtopic.php?p=147143#p147143

Abs!

Ter Mai 01, 2012 11:12 pm
Site Admin

Positivo (12)
nervosos, então J Healey, Gary Moore, o Robben Ford não é tão nervoso mas é o fraseado mais invocado de bom de blues que conheço.

Se quer torcer os dedos procura alguma coisa do Scott Henderson no abum de blues Dog Party tambem. E o bonamassa na fase pos influencia do Erick Johnson tambem entorta.

Qua Mai 02, 2012 1:40 am

Bruno, é isso aí!

Já deste uma olhada na vídeo-aula do Warren Haynes, Electric Blues & Slide Guitar? Tem muita coisa legal. Acha fácil para baixar na net. Caso alguém queira o link, dá um toque que eu passo (é download via torrent).

Abraço!

Qua Mai 02, 2012 7:50 am
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo