Bem-vindo: Qua Jan 24, 2018 4:27 am

Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
curso de luteria 
Autor Mensagem

Medals: 9
Positivo (9)
Mensagem curso de luteria
após algum tempo, finalmente executei um plano antigo e fiz um curso de luteria. foi na semana passada na cidade de joão neiva, espírito santo. sob orientação do luthier luciano borges (mg), construimos (18 pessoas) uma viola caipira. desde a escolha das madeiras até a instalação das cordas, de forma totalmente artesanal. ao fim do curso a viola foi tocada por quase todos os que a construiram. não foi envernizada (vai ser ainda) e ficou no instituto que promoveu o curso junto com os outros exemplares construidos nos cursos anteriores.

nos 7 dias de curso fiquei em contato com um conhecimento muitas vezes maior que o que eu já tinha. minha experiência prática anterior eram a manutenção da regulagem das minhas guitas e violões (o básico) e a reforma de um baixo giannini que está apenas começando. acho que foi uma frase do colega brazilgrass no tópico sobre importância da madeira no timbre da guitarra que me fez decidir que precisava aprender a construir uma guitarra acústica. não poderia ter pensado melhor, achei a experiência neste curso simplesmente do c****** e plenamente transferível para a construção de outros instrumentos de corda.

e de quebra descobri que a viola caipira é um instrumento com 10 cordas de aço e que soa muito bonito mesmo. tocado nos clichês da música caipira é bem típico, mas tb pode ser adaptado a outros estilos, soa muito bem uma viola. aquela sonoridade de pares de cordas e afinação aberta. grata surpresa.

quanto a parte técnica do curso, posso dizer que senti transparência total do professor luciano borges na transferência de conhecimento, sem jogo escondido, muito pelo contrário. conversamos abertamente sobre as técnicas, o design, as ferramentas, participamos todos das várias etapas com a mão na massa. foi pau puro, de 7 da manhã a 11 da noite e no fim do sétimo dia, setupzinho básico e a viola soou bem. afinada e confortável. e ainda achei linda, com tampo em pinho, fundo e laterais em maple, braço (putz, esqueci o nome da madeira srrsrs clara puxando para o amarelo), escala em rosewood indiano, cavalete em rosewood... toda frisada, roseta, x-braces, leque bem trabalhado, tampo e fundo abaulados, tensor, trastes medios, pestana e rastilho de osso... merecia tarraxas melhores mas isso não influiu no aprendizado. aprendi muita coisa, aproveitei muito a experiência.

e com o que aprendi espero em breve produzir meu primeiro instrumento, que deve ser um uke.

não poderia me sentir mais feliz.

recomendo a todos essa experiência.

abraços!

Ter Jul 26, 2011 12:01 am

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem Re: curso de luteria
Poxa pierrex, que legal! Taí uma coisa que eu ainda quero fazer!

Ter Jul 26, 2011 6:21 am

Positivo (9)
Hirono escreveu:
Poxa pierrex, que legal! Taí uma coisa que eu ainda quero fazer!

pois hirono, agora que fiz quero continuar fazendo. uma coisa importante que rolou comigo foi uma certa desmistificação. não tem nada de misterioso e a maioria dos processos são mesmo simples. mas são numerosos e exigem muito boa marcenaria (preciso me desenvolver muito aqui) e ferramental correto. eu cheguei a pensar em não me inscrever por não ter experiência anterior, bobagem. aproveitei ao máximo.

Ter Jul 26, 2011 8:37 am

Medals: 1
Positivo (1)
Pierre, quanto se gasta em um curso destes?

Ter Jul 26, 2011 1:49 pm

Positivo (9)
R$1500 incluindo além do curso, a estadia e a alimentação completa por 8 dias.

ficamos todos hospedados em um casarão onde também ficava o galpão de trabalho. as refeições tb eram lá, ou seja, praticamente nem saimos da casa nos 8 dias. eu curti o esquema, mas não me incomoda quartos comunitários por exemplo. galera que estava lá tava mesmo focada no curso, então o convívio foi bem legal. acho que valeu.

Ter Jul 26, 2011 3:24 pm

Legal cara! Ouvi dizer que aqui em São José dos Campos também tem um curso de lutheria em que vc monta a sua viola caipira e que ainda é de graça. Ainda não tive tempo de ir atrás, mas irei assim que possível...

Ter Jul 26, 2011 7:22 pm

Positivo (9)
lordvieira escreveu:
Legal cara! Ouvi dizer que aqui em São José dos Campos também tem um curso de lutheria em que vc monta a sua viola caipira e que ainda é de graça. Ainda não tive tempo de ir atrás, mas irei assim que possível...

cara, um dos meus colegas de curso fez esse curso aí de são josé. infelizmente o que ele me disse é que o professor é um cara parado no tempo. que ele é agradecido por ter iniciado ali a luteria e tudo, mas que o curso era bastante simples.

mas acho que vale dar uma olhada sim, as vezes um bom aluno compensa um professor limitado. e pode ser um ponto de partida, como foi pro meu colega de turma.

abç!

// edit: desculpe a demora na resposta, não tinha percebido o seu comentário antes :/ abç!

Qua Ago 17, 2011 9:31 pm

Positivo (9)
algumas fotos do curso no meu flickr

http://www.flickr.com/photos/luteria/collections/72157627383643918/

Qua Ago 17, 2011 9:34 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Sensacional, Pierrex! A viola parece bem bacana, hein?
Sempre fiz reparos e afins, baseado em muita leitura e algum auto-didatismo. Construí lap steels e cigar boxes, não mais que isso.
Um amigo marceneiro que constrói instrumentos acústicos bastante razoáveis (mas não tem experiência com elétricos) tá me intimando a fazer algo em parceria.
Tenho vontade de fazer um curso desses.

I ain't no thief, I'm a steeler!

Qua Ago 17, 2011 10:56 pm

Positivo (9)
eu estou perdidamente apaixonado pelo tema. recomendo que tu aceites a proposta do teu amigo :) uma das melhores sensações que já tive até hoje foi dedilhar aquela viola que ajudei a construir.

que bom que tu gostou do resultado. eu particularmente achei a viola muito legal. confortavel, bonita, sonzão... o processo foi todo discutido e todos participamos intensamente da construção. imagine que fazer uma viola em 7 dias é um troço complicado. fazer isso ensinando é ainda mais difícil. então sou só elogios ao professor e ao pessoal lá do instituto que promoveu o curso (preservarte). o próximo é em janeiro, e vai ser construído um violão clássico (ramirez). tô pensando seriamente em me inscrever nesse também.

abç man!

ps...
vi um cigar boxe que vc fez (acho que foi aqui mesmo no gc), muito legal. vc fez ensinando a uma turma, foi isso?
e está nos meus planos construir um weisenborn, deixa eu ter um pouco mais de manha.

abç!

Qua Ago 17, 2011 11:40 pm
Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ]