Bem-vindo: Seg Jan 22, 2018 11:18 pm

Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Ler partitura 
Autor Mensagem

Mensagem 
Lendo o que vocês escreveram no tópico sobre ler partituras eu queria pedir uma força. Eu estudo violão clássico e quando se trata de ler peças a coisa não aperta tanto. O problema é a música brasileira e suas síncopes! Isso está na minha meta de 2006 pra estudar e aí peço a ajuda de vocês com métodos e a organização do estudo. Realbooks é uma boa mesmo. Vou ver se baixo ele, pra ler um pouco todo dia como o amigo do Domene. Sugestão de outros métodos? Pra baixar ou comprar? Quais métodos você usa Antognionni, que tem músicas do Hermeto, frevo, etc? E esse do Pixinguinha? Como chama?

Eu descobri que não vou ser concertista e o que eu gosto mesmo é de tocar música brasileira, compor música brasileira e fazer arranjos. Mas tb toco rock ´n roll com banda e guitarra distorcida. :lol:
Mas o negócio é que se eu não tratar de estudar isso e ficar só na música clássica, não vai dar jogo.

Domene, esse lance de música Gospel é engraçado. Acho que as igrejas investem muito na música e no ensino dela. Na minha sala de faculdade, mais da metade dos alunos vem dessa escola.

Seg Jan 09, 2006 10:38 am

Mensagem 
Música brasileria é complicado de ler mesmo.
Não dá para escrever...
O lance é ouvir muito e se acostumar com ritmos.
Antes disso...você vai tocar samba, baião, choro, bossa nova e outros ritmos igual acompanhamento de teclado! :lol:

Seg Jan 09, 2006 1:59 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem 
O "The brazilian guitar book" do Nelson Faria ajuda nesse sentido. Afinal, é didático pra caramba, e pra gringo ver. Mas o resto é orelhada e prática, afinal como o próprio Pixinguinha dizia "choro nunca se toca como está escrito".

http://www.myspace.com/cochabambas
http://gianninisupersonic.blogspot.com

Seg Jan 09, 2006 2:13 pm

Mensagem 
Opa, blz Kadú... rapaz eu leio o book do pixinga, um com várias músicas do cara, transcrito pelo Carrasqueira´(depois posto o nome correto do livro), além de um book de Tatuí com várias músicas brazucas, além de umas partituras avulsas que eu consigo por aí, na verdade nenhum tipo de música é lido como esta no papel, não é só música brasileira... música clássica tem toda a interpretação, dinâmicas...o jazz tbém, não lemos ao pé da letra, é só pegar o book do Metheny e depois escutar, é muito diferente, música brasileira segue esse mesmo caminho, papel não é música, abraço...

Ter Jan 10, 2006 9:00 am

Mensagem 
Com certeza...mas a música brasileira é "pior" neste sentido hehehehe...
Música clássica é dura...está tudo no papel, dinâmicas, tensões, etc...
Eu vejo pelo meu irmão que é pianista clássico...ele sempre se enrola para tocar música brasileira...no sentido de não tocar duro!

Falou!

Ter Jan 10, 2006 11:48 am

Mensagem 
Os Books de Jazz poderiam ser escritos com mais detalhes. Mas acho que esse não é o objetivo. Ia dar muito trabalho pra escrever e muito trabalho pra ler. E quem fosse comprar ia desanimar com a complexidade do negócio. De qualquer forma, quem compra esse books ou conhecem a música ou então tocam de forma adlibita, sem se preocupar muito com o tempo. Então não tem tanto porque escrever igualzinho do jeito que o cara toca.

Quanto as síncopes, já ouvi uma coisa interessante. Que em cada país se toca elas de um jeito diferente, isso por causa da língua de cada lugar. Legal isso né? :roll:

Antognionni, vou ficar esperando você olhar o nome do livro, blza?
Esse book de Tatuí, não tem como eu conseguir não? Eles não vendem pra fora? E não rolaria talvez de você me conseguir uma cópia?

90, o "The brazilian guitar book" do Nelson Faria eu tenho ele aqui. Tá na minha lista pra estudar. Valeu!!

Vocês conhecem o Pozzoli né? Será que não tem um método desse tipo só com ritmos brasileiros? Porque se não tem, já passou da hora de alguém lançar, não acham?

Ter Jan 10, 2006 1:47 pm

Mensagem 
Deve ter sim. Mas uma espécie de Pozzoli de música brasileira, só ia te ajudar no começo...depois, tem que escutar. Nossa parte rítmica é bem complicada de tocar...canso de ver ótimos bateristas, com ótiam leitura, se ferrando pra tocar samba e MPB...alguns simplesmente travam!
Conheço um que toca muito. É impressionante de ver e ouvir...um cara fazendo sozinho praticamente tudo que uma bateria de escola de samba faz com 300 componentes...hehehehehhe.

Falou!

Qua Jan 11, 2006 8:57 am

Mensagem 
Mas é pra me ajudar no começo mesmo. O pozzoli me ajudou muito uns anos atrás. Eu estudei ele em um mês, mais ou menos, e depois aqueles ritmos ficaram fichinha.

Vou procurar pra ver se acho algum método desse tipo.

Qua Jan 11, 2006 3:03 pm

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Re: Ler partitura
Não me perguntem como, mas vim parar aqui... desenterrando tópicos de 2005 :?

Qua Abr 18, 2012 5:11 pm

Mensagem Re: Ler partitura
Veio a calhar o tópico.
Retomei meus estudos agora que to com amp e guitarra novos e resolvi que quero aprender a ler. Ainda mais porque gosto bastante de jazz/fusion e pra aprender os standards e transpor é sempre bom saber ler, visto que 99% dos livros são com partituras.
To começando pelo do Berklee e já to apanhando como ninguém, mas não tenho pressa. Pratico uns 20 minutos por dia sem metrônomo por enquanto pra ir aprendendo, mas não deixo de praticar as outras coisas enquanto isso.

Seg Jul 30, 2012 7:39 am

Mensagem Re:
Felipe Parra escreveu:
Foka escreveu:
Leitura é prática mesmo! Estudei junto com meu irmão...hoje ele toca qualquer coisa na primeira vista. Eu já me perco...falta a necessidade mesmo. Como ele toca piano clássico...não tem como fugir.

Aprender não é tão complicado...o difícil é manter!

Essa é a principal diferença do guitarrista pro pianista! Quer ver um pianista para de tocar? Tire a partitura dele. Quer ver um guitarrista parar de tocar? Coloque uma partitura pra ele! :twisted:

Falou tudo! :lol:

Seg Jul 30, 2012 1:50 pm
Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2