Bem-vindo: Qui Jan 18, 2018 3:01 am

Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Ler partitura 
Autor Mensagem

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Ler partitura
Abri esse tópcio pra continuar o papo, e não desvirtuar o outro tópico...

StormBringer escreveu:
Mas o cara que toca classic rock, blues, pop e afins dificilmente passará pela necessidade de ler música em uma gig. Em nenhuma gig de blues daqui do RJ rola pauta. Rock, classic rock e pop também não.

Se ele estiver numa situação mais Jazz, MPB decente, ou até mesmo um pop mais trabalhado, aí sim (no pop rola bem menos). Mas não é o caso que o cara deu a entender.

Eu acho que ler música é fundamental. Eu leio bem, inclusive à primeira vista. Corri atrás disso pq a minha área de interesse é outra. Se o cara lê desde pequeno, pq estudou piano, depois violão, e por aí foi, beleza, excelente. Agora, para o cara com 20 e poucos anos, trabalhando, com faculdade, com pouco tempo, aí, acredito que aprender a ler é algo a se pesar, se é vantajoso ou não, vaidade ou falta de orientação adequada ou não.

Ou eu só pego bucha pela frente, ou você só pega moleza :-)

Concordo que o cara tem que ver se isso é uma prioridade pra ele ou não. pRo cara que toca cover, que ensaia coma banda, tem tempo de tirar com antecedencia as partes que vai tocar, realmente ler é dispensavel.

Se o cara toca só por prazer, sem ter pretenções profissionais (de sideman principalmente), tem tempo escasso, então acho que será muito melhor gastaro pouco tempo que tem tocando e se divertindo do que rachando a cuca pra ler partitura.

Vai ficar meio grande, mas vou colocar uns exemplos do que encontro por aí.

Pra localizar bem a coisa: toco muito poucas gigs, mas em todas, sem excessão, encontro bolinhas nas linhas. Muito do que toco é som gospel, a maior parte na minha própria igreja, com minha banda. E mesmo nesses casos olha só o que rola:

Imagem

Isso é o rock. Note que a parte e de guitarra. Com overdrive...

Essa é um pouco mais complexa do que o normal, mas não é raro

Posso colocar outras coisas se houver interesse...

Ano passado peguei uma gig que era um musical gospel (estilo gospel, negão cantando, R&B), com 2 ensaios e só! As partes eram muuito complicadas, mas pelo menos consegui pega-las com antecedencia.

Talvez esse meio gospel seja mais chegado numa partitura que o normal... sei lá...

Seg Nov 07, 2005 9:43 am

Mensagem 
Foi bom não desvirtuar mesmo o tópico.

Não é questão de eu só pegar moleza e você só encrenca. É questão de, como vc mesmo citou, segmento. O seu segmento pede isso com uma boa frequência, mais do que o cara do tópico anterior deu a entender, que é o classic rock.

E não é pq esse rock que colocaram pra vcs tocarem está pautado que essa será a norma pra todo mundo. É a norma pra vcs, dentro do nicho de vcs, mas pra uma boa parcela, é muito mais provável que não seja.

Um cara que for pegar uma gig com a Nana Caimmy vai encontrar um pauta mega-recheada. Um de rock pode até encontrar uma pauta também. Mas em um caso é regra, enquanto no outro está mais pra exceção.

Agora, repetindo o que falei: eu acho um gasto de tempo e energia desnecessário o cara que não precisa ler pauta aprender a ler só por aprender, sem ter uso prático. Tá OK, quer saber, ótimo, louvável. Mas aprender só, sem prática, sem uso, fará com que o cara em bem pouco tempo perca a fluência na leitura, já que não a usa todo dia, ou toda semana, ou seja, com regularidade. É apenas uma troca: troque por algo mais útil no seu segmento.

Eu leio, escrevo, na boa, pq eu preciso. Mas com a rotina que a maioria têm, correria, trânsito, filhos, trabalho, faculdade, pouco tempo de sono, arrumar mais uma responsabilidade sem uso prático eu acho besteira.

Seg Nov 07, 2005 10:27 am

Mensagem 
eu acho legal o cara ter uma noção basica, q nem eu tenho.
sei ler as notas, sei toca-las, sei fazer alguns tempos mais simples (nada muito composto complicado) e se nao for rapido, e for somente notas, eu consigo tocar razoavelmente de primeira.

nao levei muito tempo para chegar nesse estágio, foi algo bem básico, e rapido.

dai, a ser bom nisso... eu ainda nao vi vantagem pra minha pessoa q toca primariamente blues e alguns rocks, confesso q tenho interesse, mas esse ano que passou, foi muito corrido e ruim para mim, e eu mal encostei na guitarra, comparando com ano retrasado.

acho q assim, o basicao, é legal, pq primeira vez q vi: -putz é um bicho de 7 cabeças.

mas é bem tranquilo o basico, e pra quem nao toca em gigs com frequencia, e se vai tocar com os amigos, é pura diversao e ng liga se errar, se improvisar mal, e tal, é só pra "conversar musicalmente", esse basico corresponde as necessidades...

até pq nem todas as tabs por ai sao boas, tem coisa q prefiro olhar na partitura.
Trechos de musicas classicas principalmente.

Mas essa necessidade de ler tudo ai perfeitamente, depende muito mesmo do que o cara quer.Eu pretendo chegar algum dia nesse nivel pra fazer gig de jazz, so to sem tempo pra estudar.

enquanto isso, eu leio as tabs e partituras do wes e do chick corea, e tento tocar com calma...

Seg Nov 07, 2005 11:21 am

Positivo (1)
Mensagem 
Concordo plenamente. Gastar tempo com leitura se não é uma necessidade é besteira.

Fora que é bem simples aprender a ler. Entnao quando a necessidade chegar, é só gastar o tempo pra aprender.
O que pega mesmo é MANTER a leitura em dia, ou seja, ser capaz de ler a primeira vista com o mínimo de erros. Isso é de lascar. Só lendo com frequencia.

Tenho um amigo, baixista (o tal do Claudio Rocha que fez o arranjo acima) que trabalha direto em estúdio, e treina quase diariamente. Compra partituras em sebo e cada dia pega uma diferente pra ler. Vai até o fim sem parar, com metronomo. Vai com erro e tudo... e quando acaba ela vai pro fundo da pilha hehehehe

Mas olha só como são as coisas. Ele se matando de estudar leitura em clave de fá, e chega um dia e encontra pela frente um disco inteiro escrito em clave de sol. O arranjador faz uma parte só pra todo mundo, e, claro, as convenções estão escritas em clave de sol.

Resultado: lá foi ele estudar também leitura em clave de sol, porque é o que mais aparece em estúdio...

Conclusão: a gente nunca pode estar preparado o suficiente...

Vou ver se acho uma partitura do musical que falei no primeiro post, só pra terem uma noção da bucha :twisted:

Seg Nov 07, 2005 11:51 am

Mensagem 
Domene, fale pra ele ao invés de comprar partituras em sebos, passar a usar os real books que disponibilizaram aqui. Tem muita coisa, mesmo. Ainda mais que agora ele vai estudar na clave de sol. Basta ele escolher o que quer, imprimir essa parte e pronto. O livro todo tem umas 500 músicas. Ele imprimindo homeopaticamente e estudando, é estudo e diversão por um bom tempo.

Realmente Leon, ler música não é nenhum bicho de sete cabeças, mas pra mim, seu eu ficar uns 4 dias sem ler, já começo a ter algum tipo de perda de fluência. Prática é fundamental.

Seg Nov 07, 2005 2:31 pm

Positivo (1)
Mensagem 
StormBringer escreveu:
Realmente Leon, ler música não é nenhum bicho de sete cabeças, mas pra mim, seu eu ficar uns 4 dias sem ler, já começo a ter algum tipo de perda de fluência. Prática é fundamental.

Prática é fundamental mesmo. Eu já cheguei a dar aula de teoria musical, mas depois de alguns anos tocando em gigs que não precisavam de partitura e deixando de estudar isso, não consigo ler mais fluentemente. Alias, mal consigo ler. Voltar a estudar está num dos planos pro ano que vem, daqueles que vc nunca cumpre, tipo parar de fumar... :? :?

Agora, eu acho super importante saber ler partirura para qquer músico. Mesmo que vc não use, só de vc estudar, já vai aprender coisas novas, harmonias diferentes, fraseados não usuais, que, com certeza vão enriquecer sua capacidade musical. É como estudar Pozolli, que é basicamente rítmico. Pensando guitarristicamente, pode parecer bobo, mas quando vc começa a estudar, descobre um monte de outros caminhos a percorrer.

Sei lá, estudar e ler, sempre é bom.

http://felipe.parra.fotos.uol.com.br/gear/

Seg Nov 07, 2005 3:10 pm

Mensagem 
Pois é Felipe. Pro cara que perde grana não sabendo ler, é bem necessário.

Mas como no exemplo do garoto do post anterior, que não citou nada profissional, dá pra passar sem.

Agora, profissional que não sabe ler e não têm uma boa formação é brabo de engolir.

Seg Nov 07, 2005 8:37 pm

Mensagem 
Lembro de uma vez que o Jô Soares deu uma partitura rara, levada por um entrevistado (não lembro quem, e nem de quem era), pro Tomati tocar e ele disse que ali na hora não ia rolar, que ele precisava estudar primeiro e tal...

Seg Nov 07, 2005 10:51 pm

Positivo (1)
Mensagem 
Dúvido que o Tomati não saiba ler razoavelmente.

Mas é claro... ler de primeira vista na Globo... pra que? Se tocar tudo absolutamente certo, não fez nada demais, perante o público. Se errar, fica feio pra ele. Só tem a perder.

Mesmo quem tem leitura ótima, eventualmente erra. Até porque não basta saber ler. Quem escreve tem que saber escrever. Tem jeito de escrever que fica uma droga de ler... tem gente k iskrevi parti axim :twisted:

Ter Nov 08, 2005 7:14 am

Mensagem 
é realmente pratica é fundamental.
ate no basicao, esses dias eu voltei a ler partitura, fazia um bom tempo q nao lia (uns 7 meses)

confesso q nas primeiras 3 tentativas foi frustrante.
mas até q voltou rapido(o basico) no meu caso.

(mode off topic, talkin' 'bout life)

comprei uma flauta doce, =~ tentando dar uma de autodidata(a gaita diatonica q eu queria tava 100 reais...)e to fazendo isso com uso de partituras.

estou agora experimentando instrumentos musicais pequenos, q de para levar na viagem tranquilo.

eu queria uma gaita, mas 100 pila numa blues harp em dó...
Claro,Claro, germanica e tal.. mesmo assim
Eu que me ofereçeram uma de graça qdo tava nos eua, PQ RECUSEI?
arrependimentos de 3 anos atras, eu nao sabia q custava 100 pila no brasil.

Ter Nov 08, 2005 10:41 am

Mensagem 
Leitura é prática mesmo! Estudei junto com meu irmão...hoje ele toca qualquer coisa na primeira vista. Eu já me perco...falta a necessidade mesmo. Como ele toca piano clássico...não tem como fugir.

Aprender não é tão complicado...o difícil é manter!

Ter Nov 08, 2005 11:09 am

Positivo (1)
Mensagem 
Foka escreveu:
Leitura é prática mesmo! Estudei junto com meu irmão...hoje ele toca qualquer coisa na primeira vista. Eu já me perco...falta a necessidade mesmo. Como ele toca piano clássico...não tem como fugir.

Aprender não é tão complicado...o difícil é manter!

Essa é a principal diferença do guitarrista pro pianista! Quer ver um pianista para de tocar? Tire a partitura dele. Quer ver um guitarrista parar de tocar? Coloque uma partitura pra ele! :twisted:

http://felipe.parra.fotos.uol.com.br/gear/

Ter Nov 08, 2005 12:33 pm

Positivo (1)
Mensagem 
Alguns instrumentistas temmais facilidade de ler por conta do metodo de aprendizado,a escola que passam.

Pessoal de coras (violino, viola, cello) e metais todos tem leitura muito boa.
Faz parte dp aprendizado e do universo de gigs. Sempre alguém tem que escrever arranjo, dividir vozes, dai sempre tem partitura.

Guitarra, assim como violão, tem uma dificuldade que esse povo não tem.

Pra cada nota existem pelo menos 2 lugares diferentes e bem perto pra executar

Só o mi do 4a espaço pode ser tocado em 6 lugares diferentes (se a guitarra tiver 24 trastes).

Então leitura a primeira vista é praticamente impossivel. Sempre você vai acabar escolhendo o lugar errado uma hora ou outra. Um lugar que vai te impedir a digitação para a próxima nota.

Ter Nov 08, 2005 12:42 pm

Mensagem 
Esse negócio de leitura é complicado, não sei o que vocês lêem, mais para mim esse processo de lêr bem, foi muito difícil, até porque um dos meus últimos professores de guitarra me obrigava a lêr os livros da berklee de primeira a 120 bpm no metro em semicolcheia rs, era foda, mas eu ganhei uma boa fluência linear, depois entrei na faculdade de violão erudito e tomei outra surra, porque a leitura não era mais single note, e sim contrapontos, acordes...e era obrigatório que o cidadão lesse muito bem, e foi aonde desenvolvi uma ótima leitura, sendo q tempos depois desiste da faculdade de erudito e fui estudar música popular(guitarra), e me daparei com chorinhos, frevos, baião do hermeto... putz merda , não sabia lêr sincopas com fluência, passava metade do dia para lêr uma partitura de choro, e o pior é q mudava as regiões, para lêr na guitarra tem q ir mais para o agudo, para não embolar com a banda, e agora ando sempre com um book do Pixinga, e foi a partir dele que criei fluência na leitura de música brasileira, aconselho a todos , em Sampa eu moro com um violonista que toca chorinho, então todos os dias de noite nós tocamos um tema de choro, desse jeito desenvolvi muito minha leitura, hj consigo lêr choro numa velocidade razoável de primeira, mas o que eu quis dizer é que todo esse processo para mim foi muito difícil, será q só eu senti isso? abraço...

Ter Jan 03, 2006 9:28 am

Mensagem 
e quanto a necessidadee da leitura é outra discussão complicada, até porque música não é papel, conheci muitos músicos bons, guitarristas, pianistas...em Sampa(de vários outros estados) q não liam muito bem, tanto q levavam a partitura para casa para levar pronta na proxima aula, mas na hora de tocar quebravam tudo, acho q o músico que queira ser profissional tem que ser alfabetizado, e quanto a ser fluênte na leitura como músico erudito creio q não seja tão necessário, até o músico popular tem várias outras coisas para estudar, como improvisação, acordes...

Ter Jan 03, 2006 9:43 am
Criar novo tópico Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo