Bem-vindo: Ter Jan 23, 2018 10:26 pm

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Novidades importantes 
Autor Mensagem

Mensagem 
Opa... mas afinal, qual é o critério para se definir um usuário inativo ou pouco ativo? Quantidade de logins no sistema ou número de mensagens?

Eu pessoalmente não entenderia como inativo ou pouco ativo um usuário que loga diariamente, lê o fórum, porém posta poucas mensagens. Acredito que a grande maioria que se enquadra nessa situação posta pouco porque provavelmente boa parte do que sabe já foi dito ou discutido no fórum, logo tem mais a aprender do que ensinar... mas um dia certamente irá poder contribuir com algo também, e irá postar mais.

No meu entender, usuário inativo ou pouco ativo é aquele que sequer lê o fórum, e quando raramente loga vai direto pra feirinha vender alguma tranqueira ou tentar comprar alguma coisa boa com preço baixo, ou na pior das hipóteses, fica causando transtorno e/ou polêmicas desnecessárias...

No meu ponto de vista, não faz sentido acumular num fórum tamanho volume de informação, de boa qualidade, postada pela parcela de usuários mais experiente, se ela não servir para instruir e incentivar outras pessoas, com menos conhecimento e/ou vivência. Se não fosse assim, provavelmente o fórum se tornaria obsoleto e insosso, porque todo mundo já saberia tudo, não haveria muita renovação de conceitos e conhecimentos, sendo mais fácil manter uma "chat room" do que um fórum...

Só para exemplificar, tirei um excerto dos objetivos do fórum AX84 (http://www.ax84.com) que resume o meu ponto de vista:

" Promote an atmosphere of learning and camaraderie between folks who know and folks who want to know. "

Espero que esse fórum continue permitindo que usuários como eu possam continuar aprendendo e recebendo incentivos de aprimoramento constante...

Abraço,

Giordano.

Qui Nov 09, 2006 5:32 pm

Mensagem 
Giordano, se não me engano, usuário inativo se aplica a cadastros sem nenhum post e sem login nos últimos meses (o paulo pode confirmar isso). Ou seja, um cara que um dia apareceu aqui, achou interessante, se cadastrou e nunca mais voltou.
Essa limpeza é necessária pra facilitar a administração, facilita a vida dos moderadores.

Quanto ao fechamento a novos usuários, quem tem freqüentado bastante o fórum deve ter percebido e concordado com essa medida. Chegamos inclusive a discutir esse assunto em uma das recentes cervejadas, aquela da Maria Antônia, com a presença do Paulo e do Guto, além de eu, Mário do Val, Társio, Caio Filipini, Ed Ramone e alguns outros. Com o tempo os moderadores sacaram que a turma mais antiga achava isso saudável na tentativa de recuperar um certo "tempo perdido", tentar resgatar um clima que era muito legal e foi se perdendo com o tempo.

Enfim, como sempre, acho que a idéia é enxergar isso da maneira mais light possível. Achar que é uma medida "nazista" ou algo do tipo seria levar a questão a sério em demasia; como não é pra levar tão a sério, a idéia é mais dar uma acalmada na coisa, valorizar a galera das antigas, que sabe se comportar, entende o clima, conhece as regras, respeita o ambiente etc., e tentar extrair o melhor possível disso aí.

Quem for aparecendo e os moderadores sentirem que entra nesse clima e entende o sentido da coisa, na minha opinião deve ganhar uma chance, um login e bola pra frente. O duro de ser totalmente aberto a novos usuários é que os caras caem de pára-quedas e saem postando a torto e a direito, sem nem ler regras, nem sacar qual é a da galera... Querem chegar atrasado e pegar o melhor lugar do cinema, aí fica difícil... :roll:

Qui Nov 09, 2006 6:08 pm

Mensagem 
Agora fiquei relax...

Eu,por exemplo,fico online o dia todo aqui no trampo,e entro no forum umas 20 vezes no dia,mas não fico postando a toda hora,só se tenho alguma dúvida ou comentário que sei que não exista aqui.

Valeu, Dú!

Sex Nov 10, 2006 8:25 am

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Re: tópico
nitro escreveu:
Ed Ramone escreveu:
pra mim a coisa tá muito simples: o fórum tem dono e tem regras. gostou? seja bem vindo! não gostou? pode ser que o grilo falante esteja cochichando no seu ouvidinho que talvez existam outros lugares virtuais onde você será mais feliz :P :P

aliás não sei nem pq esse tópico ta aberto, já que isso é um "aviso importante" não um convite a xiliques e discussões "eu acho", "deveria ser assim" e "por que não assado".

viva as abduções!!!!!!!!!

E.T. BACK HOME

Ed,

O tópico tá aberto porque ninguém aqui é nazista de tomar uma medida dessas sem aviso. E tá aberto à discussão porque é saudável; ninguém aqui saiu da linha, e acho que todos até agora, incluindo você, deram sua opinião de modo civilizado. Todas válidas, no meu ver. Mesmo porque essa é a natureza do que se chama fórum: cada um dar sua opinião sobre determinado tópico, com base em suas experiências, de modo educado e dentro de certos parâmetros justos que esses sim, respeitamos como regras. Mas se for o contrário disso, se começarem a fazer leis malucas e cercear opiniões, aí eu saio.

Nitro

acho que eu escrevi de uma forma muito sucinta (é com c??) um conceito que venho amadurecendo a algum tempo, então gostaria de explicar isso melhor para que a coisa não fique parecendo nazista :twisted:

Discussão: adoro discutir coisas de musica, gear, politica, mulher, só futebol que eu não me arrisco muito pq realmente não é o meu esporte.
E neste caso o fórum é sobre música, mais especificamente sobre guitarra, mas claro sem deixar baixistas, bateras e trompetistas de lado!

Agora discutir regras do fórum eu acho inútil, por isso escrevi aquele primeiro post. todas as iniciativas de se discutir em mesa aberta as regras do fórum fracassaram miseravelmente, vide o ultimo topico sobre a feirinha.

Pra mim a coisa fica simples: o fórum tem um corpo de moderadores que definem isto, impondo (sim, eu disse impondo) regras que eles julgam pertinentes. ai entra aquela coisa: tens afinidade com os caras, concorda? é natural que essa imposição, neste caso, seja bem vinda, de encontro com o que vc pensa tb. E acho sim que o fórum funciona bem como o colega Giovano disse: " Promote an atmosphere of learning and camaraderie between folks who know and folks who want to know." e para isso a galera tem que ter afinidade, se tiver muito nego "do contra" que só quer polemizar e discutir as regras, a coisa não anda.

A democracia é o menos pior dos regimes em uma situação onde vc não escolhe estar: exemplo: não escolhi nascer brasileiro... mas sendo brasileiro a possibilidade de poder votar para algumas coisas meio que faz de conta que eu mando alguma coisa. então nesse caso, democracia e direito de expressão é lindo, e viva o nosso presidente semianalfabeto reeleito pela maioria do povo brasileiro. Ele dá mesada sem contrapartida, e vc continua vendo aquela mulecada na rua com aquelas bolinhas de tenis insuportáveis. Escola???

Já em lugares onde vc entra por que quer, e sai a hora que quiser tb, acho que regras impostas funcionam melhor, pois refletem aquilo que os "criadores" da coisa idealizaram, e isto atrai pessoas que pensam da mesma forma. como você bem disse, se neguinho baixar regras esdrúxulas sem abrir pra discussão, vc sai. ainda bem que, ao meu ver, este AVISO IMPORTANTE, de esdrúxulo não tem nada, e foi uma idéia que os moderadores passaram meses amadurecendo antes de impor. tanto que a pesar deste fórum estar aberto, e as pessoas colocarem sua opinião de forma civilizada, acredito que o AVISO não está em discussão. Por isso questionei em preimeiro lugar por que estava...

é óbvio que pessoas realmente interessadas em participar ativamente podem trocar e-mails com o moderadore e negociar a sua entrada. pessoas interessadas em participar pasivamente podem ler o fórum tão bem quanto os membros.
Pessoas que atualmente participam pasivamente não terão cadastro cortado, uma vez que o site lê os logs, então mesmo a pessoa que só lê, como o Du explicou, conta como participante!

Abraço!

Ed

http://www.facebook.com/edsmodshop

Sex Nov 10, 2006 8:55 am

Medals: 1
Positivo (1)
saiu 2 X

http://www.facebook.com/edsmodshop

Sex Nov 10, 2006 8:56 am

Medals: 2
Positivo (2)
Ed Ramone escreveu:
nitro escreveu:
Ed Ramone escreveu:
pra mim a coisa tá muito simples: o fórum tem dono e tem regras. gostou? seja bem vindo! não gostou? pode ser que o grilo falante esteja cochichando no seu ouvidinho que talvez existam outros lugares virtuais onde você será mais feliz :P :P

aliás não sei nem pq esse tópico ta aberto, já que isso é um "aviso importante" não um convite a xiliques e discussões "eu acho", "deveria ser assim" e "por que não assado".

viva as abduções!!!!!!!!!

E.T. BACK HOME

Ed,

O tópico tá aberto porque ninguém aqui é nazista de tomar uma medida dessas sem aviso. E tá aberto à discussão porque é saudável; ninguém aqui saiu da linha, e acho que todos até agora, incluindo você, deram sua opinião de modo civilizado. Todas válidas, no meu ver. Mesmo porque essa é a natureza do que se chama fórum: cada um dar sua opinião sobre determinado tópico, com base em suas experiências, de modo educado e dentro de certos parâmetros justos que esses sim, respeitamos como regras. Mas se for o contrário disso, se começarem a fazer leis malucas e cercear opiniões, aí eu saio.

Nitro

acho que eu escrevi de uma forma muito sucinta (é com c??) um conceito que venho amadurecendo a algum tempo, então gostaria de explicar isso melhor para que a coisa não fique parecendo nazista :twisted:

Discussão: adoro discutir coisas de musica, gear, politica, mulher, só futebol que eu não me arrisco muito pq realmente não é o meu esporte.
E neste caso o fórum é sobre música, mais especificamente sobre guitarra, mas claro sem deixar baixistas, bateras e trompetistas de lado!

Agora discutir regras do fórum eu acho inútil, por isso escrevi aquele primeiro post. todas as iniciativas de se discutir em mesa aberta as regras do fórum fracassaram miseravelmente, vide o ultimo topico sobre a feirinha.

Pra mim a coisa fica simples: o fórum tem um corpo de moderadores que definem isto, impondo (sim, eu disse impondo) regras que eles julgam pertinentes. ai entra aquela coisa: tens afinidade com os caras, concorda? é natural que essa imposição, neste caso, seja bem vinda, de encontro com o que vc pensa tb. E acho sim que o fórum funciona bem como o colega Giovano disse: " Promote an atmosphere of learning and camaraderie between folks who know and folks who want to know." e para isso a galera tem que ter afinidade, se tiver muito nego "do contra" que só quer polemizar e discutir as regras, a coisa não anda.

A democracia é o menos pior dos regimes em uma situação onde vc não escolhe estar: exemplo: não escolhi nascer brasileiro... mas sendo brasileiro a possibilidade de poder votar para algumas coisas meio que faz de conta que eu mando alguma coisa. então nesse caso, democracia e direito de expressão é lindo, e viva o nosso presidente semianalfabeto reeleito pela maioria do povo brasileiro. Ele dá mesada sem contrapartida, e vc continua vendo aquela mulecada na rua com aquelas bolinhas de tenis insuportáveis. Escola???

Já em lugares onde vc entra por que quer, e sai a hora que quiser tb, acho que regras impostas funcionam melhor, pois refletem aquilo que os "criadores" da coisa idealizaram, e isto atrai pessoas que pensam da mesma forma. como você bem disse, se neguinho baixar regras esdrúxulas sem abrir pra discussão, vc sai. ainda bem que, ao meu ver, este AVISO IMPORTANTE, de esdrúxulo não tem nada, e foi uma idéia que os moderadores passaram meses amadurecendo antes de impor. tanto que a pesar deste fórum estar aberto, e as pessoas colocarem sua opinião de forma civilizada, acredito que o AVISO não está em discussão. Por isso questionei em preimeiro lugar por que estava...

é óbvio que pessoas realmente interessadas em participar ativamente podem trocar e-mails com o moderadore e negociar a sua entrada. pessoas interessadas em participar pasivamente podem ler o fórum tão bem quanto os membros.
Pessoas que atualmente participam pasivamente não terão cadastro cortado, uma vez que o site lê os logs, então mesmo a pessoa que só lê, como o Du explicou, conta como participante!

Abraço!

Ed

Uai, meu velho, a maior parte da mensagem não tem nada a ver com o que eu disse. Cê tá respondendo questionamentos que eu não fiz. Nunca disse que não concordo com regra aqui no fórum. Pelo contrário. Acho até que tem pouca regra, é um espaço onde todo mundo é livre, as poucas regras são pra evitar abusos.

Só que o que eu defendo, e vou defender até o último sopro de vida no meu corpo, é o direito à livre expressão e discussão de idéias. Não interessa que você se sinta melhor num ambiente de idéias cerceadas, de mentes tolhidas, de regras impostas; eu não me sinto. E vou, sim, discutir regras e o que mais for. E também defenderei o direito dos outros discutirem as regras e postarem suas opiniões, inclusive o seu.

Trabalho num lugar onde se faz isso, exatamente: a Câmara dos Vereadores. Lá as leis, as regras que regem o imenso fórum que é a sociedade, são discutidas e rediscutidas. E lá, meu velho, o jogo é muito, mas muito mais pesado do que aqui, onde basicamente trocamos informações. O sistema é perfeito? não, muito longe de ser. Espero que um dia surja outro melhor. Mas democracia ainda é muito melhor do que os sistemas antidemocráticos, como era há pouco tempo no país.

O amigo não tem idade pra lembrar, mas deveria ler sobre o assunto, se não o fez. Eu lembro, e como jornalista ainda vejo as consequências de uma sociedade de regras impostas e não abertas à discussão. É o tal país das insuportáveis bolinhas de tênis no semáforo, onde nós vivemos. Se bem que pra mim o mais insuportável não saõ exatamente as bolinhas; são as mãozinhas sujas, os rostinhos tristes, as perninhas magras, as barriguinhas inchadas de vermes, as cabecinhas vazias de educação, o coração infantil já imundo de ódio. E o estômago vazio, principal motor que mantém no ar as bolinhas, na esperança do troco miúdo pra comprar o alívio do vazio da barriga.

Isso quando não há o verme-mãe, gordo e remelento, encostado no meio-fio, esperando a féria magra das bolinhas insuportáveis pra comprar uma quente. As bolinhas? Ora, as bolinhas até são bonitinhas, amarelinhas, feitas para quicarem em um ambiente onde as mãs que as manipulam nos faróis jamais entram: as quadras do aristocrático esporte do tênis. A destruição do sistema educacional brasileiro é obra iniciada nos anos 70, que avançou bastante sob a batuta neoliberal, e infelizmente ainda não acabou.

E viva, sim o presidente analfabeto, assim como viva o presidente doutor, e também viva o que poderia ser o presidente chuchu. Quem escolheu fomos nós. Tanto faz quem é; se você não aceita uma eleição democrática, então coragem, meu velho: ache quem pense como você, pegue uma metralhadora, vá derrubar o sistema e imponha à força as regras que você julga serem certas. É assim que agem os hitlerzinhos da vida, os hugos chaves, os fidéis, os napoleões, os mussolinizinhos. O que vai ser?

Sex Nov 10, 2006 1:51 pm

Mensagem 
Fábio, o que eu acho que rola aí nesse caso tem a ver com o que você falou. Sua geração já liga diretamente qualquer sistema de regras impostas com a ditadura. Como o primeiro presidente do qual eu me lembro saber o nome era o Sarney, e era mais pelo bigode do que por saber o que ele fazia :lol: , acho que nós já conseguimos separar melhor isso e imaginar que pode, sim, existir um ambiente com regras rígidas, impostas sim por quem organiza esse ambiente, mas sem ferir o direito ou a liberdade de ninguém.
Não sei se você tá entendendo bem o que eu quero dizer, mas imagino um paralelo com uma partida de futebol. O jogador discorda da opinião do juiz, fica discutindo, insistindo, toma um cartão vermelho e vai pro chuveiro mais cedo. Ali é assim, tem que ser pra coisa funcionar direito, ali no verde é o juiz que manda e fim de papo! Pode ter replay mostrando o contrário, técnico achando ruim, presidente da República torcendo pro time que tá pra ser rebaixado, não importa, o tiozinho de preto manda e acabou! Pode até depois ser julgado pela comissão de arbitragem, justiça desportiva e mesmo pela imprensa, assim como nosso fórum é observado e julgado por todos, de donos de loja, técnicos de amps e luthiers até a turma do CifraClub. Mas ali dentro é o juiz que manda e aqui dentro são os moderadores.

Da maneira que interpreto o seu raciocínio, o juiz tinha que parar o relógio, pegar o microfone e pedir pra turma da arquibancada levantar a mão se achasse que foi pênalti. :lol: Entendeu?

Sex Nov 10, 2006 2:02 pm

Medals: 2
Positivo (2)
Mensagem ???
Du,

cê leu a parte que eu falei que não discordo da regra? Acho que nem você nem o Ed. O papo deveria acabar aí.

Usando a sua própria metáfora: num jogo onde o juiz está roubando, seja porque foi comprado, seja porque torce para um dos times, seja porque simplesmente é humano e sujeito a erros, ninguém pode apontar o erro dele? Você quer viver em uma sociedade assim? Você quer aceitar passivamente tudo o que lhe é imposto? Se sim, está maluco, lamento, cara, mas isso é kafkiano demais pra minha cabeça.

E pra usar a frase do carinha lá, quem não conhece a história está condenado a repeti-la. O período da ditadura e suas consequências são algo muito mais presente no dia-a-dia do que você possa imaginar, ainda mais que você lembra do Sarney mais pelo bigode do que pelos planos econômicos desastrosos, as mudanças de moeda e os escândalos de corrupção.

Se "sua geração" (que eu não vejo diferença nenhuma da minha, já que tenho 33 anos) não consegue lembrar ou não é capaz de ler, também não é capaz de escolher. Não confunda o que você é com "sua geração" ou "minha geração".

Pra quem acha que o perigo de regimes totalitários está distante: Outro dia mesmo o maluquinho lá nos EUA cassou o direito ao habeas-corpus, recuando a legislação em 800 anos, em nome das regras necessárias pra manter a soberania. Bullshit.

Pra finalizar: o juiz é sim soberano no campo, mas não é irresponsável nem inimputável. Se ele fizer uma má partida, será julgado e penalizado. O que você e o Ed querem, ora bolas, é a extinção do tribunal de justiça. Que é a primeira coisa que fecha quando da instalação de uma ditadura. É isso?

Link-bônus: diretório da corrupção no Brasil, pra quem estiver precisando de um update de realidade:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_e ... _no_Brasil

Sex Nov 10, 2006 2:24 pm

Mensagem 
Não não, tudo ao contrário do que eu acho! O que eu acho é que o Ed disse isso no sentido de simplificar as coisas, já que aqui é muita gente e as tentativas de organizar sugestões de mudanças foram todas absolutamente desastrosas (bem lembrado o exemplo da Feirinha, tópico que fui inclusive eu mesmo quem criou) e considerando que o fórum não é nada que tenha enorme influência na vida de ninguém (ao contrário do habeas-corpus ou mesmo do futebol :lol: ), em nome da facilitação das coisas e de evitar que os usuários percam seu tempo, já que freqüentam pra bater papo sobre guitarras... perdi o fio da meada :lol: .
Enfim, pra facilitar e simplificar as coisas, os moderadores criam as regras que eles acham que funcionam melhor e as colocam em vigor. Quando eu tenho uma idéia pra melhorar isso, mando uma MP pra eles, se eles gostam eles aplicam e fim de papo.

O que o Ed quis dizer é que o tópico com função de discutir regras não costuma ir muito longe, não costuma dar muito certo e quase sempre acaba perdido em discussões que, embora importantes e/ou interessantes, não ajudam a alcançar o objetivo, que era colecionar sugestões ou algo assim. Portanto, o que ele acha e sugeriu, acredito eu, é que deixássemos as regras rolarem e mandássemos eventuais sugestões aos moderadores, pois assim é mais fácil de melhorar as regras do que organizar um grande encontro de um monte de gente discutindo e fugindo ao assunto, como eu estou fazendo e, diga-se de passagens, é uma das minhas especialidades. :oops: :)

Só pra esclarecer, sobre o Sarney, sei muito bem quem ele é e o que ele representa, gosto de política, leio, assisto e acompanho tudo, assim como adoro história (minha TV só sai do History Channel e do GloboNews pra ver jogo do curíntia, TIMÃÃÃÃÃÃO, Ê Ô!). Citei mais como ilustração desse pequeno gap que há entre quem tem vinte e poucos e quem tem trinta e poucos. Como você disse, o gap é só de dez anos, mas faz uma diferença enorme por ter sido exatamente esse período de transição política, ou seja, você viveu o que eu não vivi e nunca viverei (espero) e portanto tem essa visão diferente.

Será que expliquei direito agora?

Sex Nov 10, 2006 2:40 pm
Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2