Bem-vindo: Sáb Fev 24, 2018 6:44 pm

Criar novo tópico Responder  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
A Verdade sobre o Rock Nacional (Movimento) 
Autor Mensagem

Medals: 1
Positivo (1)
Mensagem Re: A Verdade sobre o Rock Nacional (Movimento)
pô RedZephyrGasper, acho que quase todo mundo no GC vai se identificar com esse perfil!!! :)

Qui Jun 10, 2010 11:12 pm

Villain,

Essa é a melhor fatia da pizza, e em outros lugares todos brigam por ela. Aqui no primeiro ato que demonstre o principio de estruturação, com certeza vai atrair foco.

Qui Jun 10, 2010 11:30 pm

Positivo (1)
Zephyr, eu estou 99% dentro desse perfil, só que eu empresto meus livros e CDs :mrgreen: .

Ótimo tópico, e ainda acho que estamos no começo da discussão.

Eu concordo em grande parte com o Maurício Expressão. Como ele, tenho como base o que acontece na casa Hocus Pocus, em SJC. Casa simples, tamanho pra 300 pessoas, desde sempre um bastião pra bandas de trabalho autoral, tratam com respeito os artistas. Bandas "de fora" são só elogios, e sempre ouvimos "lá na nossa região não tem nada assim". O povo que frequenta lá pode ser considerado como bem informado - os antenados. Mas, como o Maurício falou, existe a casa, existem muitos artistas de qualidade na região, mas cadê o público? :? :? :? Era de se esperar que num cenário assim houvessem bandas locais consagradas, mas não existem. TODAS as bandas que tiveram alguma projeção fora da região (das quais eu estive em duas) conseguiram por seus próprios esforços pedindo benção aos padrinhos "gravadoras e empresários" do cenário nacional. Ninguém formou um público local.
Como? Pois numa região de 1.000.000 de habitantes temos só uns mesmos 100 abnegados que prestigiam bandas novas. Quando é uma banda com fama no underground (Moveis Coloniais, Matanza, Velhas Virgens, Cachorro Grande, etc) o público quadruplica, fica gente de fora. Ou seja, mesmo os antenados só torcem pro time que está ganhando.

Eu não condeno, é natural.

Aí vem o link com o sertanejo, e com pagode, funk, danceteria. Pra quem gosta, ir num show (ou mais um evento) desses é encontrar diversão garantida. Em um outro tópico falaram que o rock ainda tem forças, que um show do Stones leva um milhão de pessoas e etc. Sim, mas não são roqueiros. É a balada.
O público do sertanejo não é exigente com a música, não é exclusivo, é tolerante. E assim são as bandas deles, mesmo artistas de sucesso tocam musicas uns dos outros, tocam axé, tocam rock, o que funcionar.

Eu digo com conhecimento: assistir um show de rock underground procurando diversao é procurar agulha no palheiro.
Eu não saio de casa pra assistir bandas geralmente auto-indulgentes, cheias de escrúpulos, que não tem comunicação com o público, produção, investimento. Só tem atitude, "minha arte fala por si".

Onde foi parar a diversão no rock? Esteve nos anos 80, esteve nos Raimundos/Mamonas. Hoje quem tem conexão com seu público são os emos e coloridos, sim. Dura pouco (CPM22?), mas funciona ainda.

Espero que o manifesto/movimento possa questionar/reverter essa mentalidade, quem sabe?

Sex Jun 11, 2010 9:52 am

Positivo (1)
Expressão escreveu:
Se eu fosse viciado em polka como sou de rock não iria fazer movimento de volta ou afirmação da polka. Iria tocar me algum clube que tivesse um bando de velhos que gostasse disso, sem dramas.
É o que pretendo fazer com o meu vício sobre o rock. Juntar um bando de velhos num bar que ainda aceite escutar uma banda de rockeiros e ser feliz.
Só isso.

Perfeitamente, Maurício.
Beto Rich escreveu:
Zephyr, eu estou 99% dentro desse perfil, só que eu empresto meus livros e CDs :mrgreen: .
Ótimo tópico, e ainda acho que estamos no começo da discussão.

[2]

I ain't no thief, I'm a steeler!

Sex Jun 11, 2010 10:51 am

Positivo (1)
A duvida que eu tenho é a seguinte: Como nós como um fórum conseguiremos ajudar a esta cena? Existe esta possibilidade? Isto me lembra uma discussão que tivemos sobre outras coisas incluindo sobre o "circuito fora do eixo".

Sáb Jun 12, 2010 9:44 pm

Medals: 3
Positivo (3)
paulo escreveu:
A duvida que eu tenho é a seguinte: Como nós como um fórum conseguiremos ajudar a esta cena? Existe esta possibilidade? Isto me lembra uma discussão que tivemos sobre outras coisas incluindo sobre o "circuito fora do eixo".

É um tanto "Off". Mas, não deixa de fazer parte do foco principal do tópico.

Já tem mais de um ano que minha banda toca direto aqui em Recife e até agora o unico membro do Fórum que foi conferir o som foi o Erick Soares, que por acaso é amigo de infância do meu baixista, que por sua vez, me foi apresentado pelo Rodrigo Breck (que foi meu amigo de infância, e eu reencontrei aqui no fórum, também por acaso).

Enfim, acho que deveria rolar uma integração maior do pessoal. Fica novamente o convite pra quem tiver afim de tocar/fazer uma Jam/dar uma nas apresentações da minha banda, pode entrar em contato...

Sempre que posso eu vou prestigiar as bandas dos meus amigos/conhecidos, mesmo que o som não seja o que eu goste, eu marco presença sempre que posso.

http://www.facebook.com/bigjohnsiqueira
Videos

Sáb Jun 12, 2010 10:30 pm

Positivo (1)
paulo escreveu:

Paulo, quando estive no Calango em 2007 (aliás, provavelmente o melhor festival de rock independente "de verdade" do Brasil) este foi um dos assuntos em foco. Talvez até tenhamos nos encontrado e batido um papo por lá, nas mesas redondas. No final, sempre "caíamos" na idéia de que a maior possibilidade de ajudar a cena era utilizar as mídias alternativas e/ou eletrônicas, exatamente como as ações que o Red citou lá no primeiro post deste tópico.
Sites como trama/myspace/reverbnation poderiam funcionar para este tipo de trabalho, mas acabam sendo "engolidos" e virando vitrine das grandes gravadoras, direcionados para as massas...

Sáb Jun 12, 2010 10:34 pm

Caros Amigos,

É chegada a hora de expandir e continuar agindo, e até o fim dessa semana, vou disponibilizar um link com o primeiro rascunho do que será o manifesto que busca a união dos interessados em reaquecer a cena do rock nacional independente, mostrando que é viável, tem conteúdo e massa para obter expressividade e chamar a atenção deste adormecido e desorientado mercado musical brasileiro.
Somos um dos povos que mais ouve música, mas sempre estivermos refêns de meia-dúzia que controlam os principais canais de comunicação. Com a internet essa história pode mudar, mas para isso é indispensável a união de todos, pois dessa forma não teremos milhares de projetos isolados e sim um projeto com milhares de participantes, cada um com seu trabalho.
Não pensem que um manifesto, ou uma ação isolada vai mudar tudo isso que descrevi, mas eu e meus amigos de minha banda vamos tentar espalhar essa idéia e defender essa bandeira, pois acreditamos que o rock nacional pode ocupar seu espaço como provocador, questionador e instigante, perante nossa sociedade que não gosta muito de críticas.

Seg Jun 14, 2010 11:16 pm

Medals: 2
Positivo (2)
Caras,

toda quinta-feitra eu toco no Café Aurora, no Bexiga, com o Saco de Ratos, 95% próprias e 5% covers obscuros e pra lá de modificados. Se vocês acreeditam mesmo no que estão escrevendo aqui, vão lá. Sempre rola banda de abertura, e a única exigência é ter som próprio. Gostaria de ver vocês lá.

Abraço.

Ter Jun 15, 2010 9:49 am

Grande Nitro,

Tomei a liberdade de pesquisar seu nome no Google vi que vc é um respeitado baixista e com estrada de rodagem, e deve ter passado por um monte de situações, inclusive movimentos, ações, falatórios e outras promessas sobre organização e blá,blá,blá que nunca sairam do lugar. Pois é, eu também. Hoje moro e trabalho em Boituva, e de final de semana vou para SP, logo não posso estar numa quinta feira no café Aurora, e o Bixiga não me atrai mais. A cada ano, este místico bairro, perde a chance de voltar a ser o celeiro que foi de bandas e agito em SP. Hoje é decadente...sexta e sabado é o mesmo pico de covers de sempre, os já cansados donos desses bares perderam o tesão para o negócio, e só tentam sobreviver. É isso que temos que mudar, a falta de tesão não gera criatividade, nem audacia e se um artista fica de saco cheio, o brilho acaba e não atrai ninguem. Não proponho que todos nesse fórum tomem por si a obrigação de ir ver uma ou outra banda e que isso seja uma condição para algo. O que proponho é renovar a excitação, a garra, a recuperação da energia e dessa energia, gerar interesse, procura, novas idéias que levem pessoas como nós a provocar mudanças, e que essas mudanças possam transformar, por exemplo, essa cena apagada, triste como esta o Bixiga hoje, em um point onde as bandas se encontrem, o público volte a procurar conhecer bandas novas, que as sextas e sábados sejam dedicados a novos projetos, que os bares do Bixiga voltem a ser cenários de de eventos únicos, como foi o Persona nos anos 80/90 onde vi muitas bandas iniciando carreiras com shows incríveis. É isso! Com certeza se estiver em SP e vc tiver alguma data em algum lugar, farei questão de ir e trocar uma idéia contigo pessaolmente.

Valeu.

Ter Jun 15, 2010 11:04 pm

Positivo (1)
Acho que é bem por aí, Nitrão. É de atitudes pequenas que a gente tem que rechear o cenário, não de grandes gestos. Os grandes gestos virão quando o discurso bonito virar ação e tiver consistência. Não dá pra esperar que o cenário se modifique se você mesmo não faz nada, o exemplo deve vir pelas ações, e não pelas palavras - escrever bem qualquer um pode.

Estaria lá com certeza (parece piada dizer que não vou...) se não fosse tocar em outra gig, até porque meu vocal já me falou muito bem da Saco de Ratos.

Abraço!

"A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abri-lo." (Frank Zappa)

www.myspace.com/johnnybrecho

Qua Jun 16, 2010 7:51 pm

Mazza,

Como eu disse bem lá no começo (1º Texto)...somos desunidos.
Eu estou me expondo aqui e vou ser criticado, chamado de pretensioso até servindo como bode expiatório, mesmo sabendo que a única coisa que coloquei em pauta foi a união.

Não sei se estou certo, não sei se consigo ir na metade dos shows que me convidam, e nem sei se sou o cara certo para questionar grandes músicos que estão aqui, mas foi a forma que encontrei de trazer o debate a tona.

Tenho a humildade de pedir desculpas caso tenha exagerado na dose utópica e nos textos. Realmente penso grande, mas é assim que acredito nas coisas, já caí muitas vezes, quebrei a cara com projetos musicais, so que não tem jeito, eu não desisto.

Qua Jun 16, 2010 11:07 pm

Positivo (1)
Entre outras encrencas eu tô com familiares com problema de saúde.
Hoje corri demais o dia todo, terminei o dia com um ensaio puxado paca e cheguei em casa acabado.
Caía a maior chuva. Fiz uma força e fui assistir a uns amigos tocando. Valeu a pena.
Vou dormir que amanhã é minha vez de tocar. Espero que (pelo menos) os amigos apareçam, né?
:wink:

I ain't no thief, I'm a steeler!

Qui Jun 17, 2010 2:08 am

Positivo (1)
Pô Red, não era indireta não! Aqui é todo mundo grandinho pra conversar civilizadamente e concordar ou discordar sem ter que fazer crítica velada, não-me-toques e etc.

Não acho seu discurso utópico - até porque eu também compartilho das mesmas opiniões - acho ele necessário. É pretensioso? Talvez um pouco, mas esse pouco de pretensão só nos faz aspirar a coisas maiores. Não tem que pedir desculpas por nada. Aqui no GC ninguém é melhor que ninguém - pelo menos eu acredito nisso. Deve ser por isso que o nível das discussões (quando alguém se empolga e posta tópicos fora da feirinha, rsrs....) é bom, porque neguinho sabe que não é medido pelo gear ou pela exposição que tem ou teve.

Realmente somos desunidos como classe, mas reitero o que falei no post anterior: o pensamento no macro é necessário, mas só chegaremos nesse resultado macro se as ações pequenas começarem a ser feitas por todos os que querem realmente levantar a cena. De grão em grão a gente dá o exemplo (belo ditado, hein?), e as pessoas só seguem pelo exemplo. Pelo menos é o que eu, na minha insignificância virtual, penso. Na prática a gente faz o possível, certo?

Abraço!

"A mente é como um pára-quedas. Só funciona se abri-lo." (Frank Zappa)

www.myspace.com/johnnybrecho

Qui Jun 17, 2010 3:24 pm

Medals: 2
Positivo (2)
Ridin' down the highway
Goin' to a show
Stop in all the byways
Playin' rock 'n' roll
Gettin' robbed
Gettin' stoned
Gettin' beat up
Broken boned
Gettin' had
Gettin' took
I tell you folks
It's harder than it looks

It's a long way to the top if you wanna rock 'n' roll
If you think it's easy doin' one night stands
Try playin' in a rock roll band

Hotel motel
Make you wanna cry
Lady do the hard sell
Know the reason why
Gettin' old
Gettin' grey
Gettin' ripped off
Under-paid
Gettin' sold
Second hand
That's how it goes
Playin' in a band

If you wanna be a star of stage and screen
Look out it's rough and mean

Os caras do AC/DC disseram tudo. Respondendo aos amigos: de fato o Bexiga não é mais o que era. Tem um palco, P.A. amplis e um casco de batera. Cerveja para os amigos, uma garrafa de red label pra banda. Ganhamos pouco. Às vezes tem público, as vezes não. Mas foda-se, estou no palco com grandes amigos, fazendo nossa música, rock do bom, baladas sobre amores errados, blues sobre grandes cagadas certas, e grandes amigos escutando essa música. Sucesso? dinheiro? não sei e não é o que importa, no caso. Claro que seria bom, mas não é o que importa.

Qui Jun 17, 2010 4:24 pm
Criar novo tópico Responder  [ 48 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo